O prato da vez na nossa série é a lasanha! A gente escolheu essa delícia porque sabemos que é o prato favorito de muita gente. Além disso, não é difícil encontrar versões congeladas nos carrinhos de compras pelos supermercados, não é mesmo?
Existem diversos sabores, mas para conseguirmos comparar adequadamente os custos e os valores nutricionais, escolhemos a lasanha de vegetais. Comparamos então lasanha de legumes caseira x lasanha pronta congelada x lasanha de restaurante. A ideia foi entender as diferenças desses produtos com base em uma receita similar à da lasanha pronta congelada que tem o brócolis como recheio principal.
Considerando os custos, os valores aproximados encontrados foram:
140709_portalcomerbemtdb_cabenoseubolsolasanha_tabela1_aprovado
*Valores estimados correspondentes à cidade de São Paulo
Como chegamos a esses valores da lasanha feita em casa?
140709_portalcomerbemtdb_cabenoseubolsolasanha_tabela2_aprovado
Analisando a questão de valores, a lasanha caseira se destaca pois pode custar em média R$ 19,20 e rende aproximadamente 8 porções, portanto R$2,40/prato, tornando esta opção a mais interessante. Mas, se você ainda acha que fazer uma lasanha desse tamanho não vale a pena, saiba que é possível reduzir a receita pela metade ou ainda congelar o restante em porções individuais sem prejudicar a qualidade nutricional da preparação.
Já sobre o aspecto nutricional, vale ressaltar novamente a importância de olhar sempre e com cuidado os rótulos das embalagens. Quando observamos a lasanha pronta congelada, percebemos que a quantidade total de sódio é equivalente a 78% do valor diário, sendo que uma porção, ou seja, metade da lasanha, já corresponde a 39%, que ainda é um valor alto. Além disso, ao compararmos o valor energético da versão caseira e congelada por porção, percebemos que a lasanha feita em casa contém praticamente metade das calorias que a outra. Outro aspecto que merece atenção é a quantidade de gorduras totais, em que a opção já pronta contém mais que o dobro da caseira. Quando pensamos na opção comprada nos restaurantes, precisamos lembrar que o valor nutricional pode variar muito, mas geralmente está mais próximo da versão caseira.
Por isso, deixe a opção pronta congelada apenas para os momentos em que realmente não for possível preparar, ok? E sempre que sobrar um tempinho, bora cozinhar!
140709_portalcomerbemtdb_cabenoseubolsolasanha_tabela3_aprovado

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.