O frio está chegando e com ele vem aquela vontade de tomar uma sopinha ou caldo para ajudar a nos aquecer. Além de muito gostosos para tomar no friozinho, sopas e caldos dão a sensação de que estamos consumindo algo nutritivo e saudável. Mas nem sempre isso acontece. Existem algumas opções de sopas e caldos que podem estar repletas de aditivos alimentares e pobres em nutrientes.
Aliás, você sabe o que são aditivos alimentares?

Por isso, para a edição do Cabe no seu Bolso de hoje, escolhemos comparar uma sopa preparada em casa x sopa instantânea (de saquinho) x uma sopa comprada em um restaurante/padaria. Para conseguirmos comparar adequadamente tanto os custos, quanto os valores nutricionais, escolhemos uma sopa padrão: canja de galinha. Venha conferir!
Considerando os custos, os valores aproximados encontrados foram estes abaixo:
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Como chegamos a esses valores da sopa feita em casa?
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Analisando esses dados, constatamos que a sopa feita em casa ainda consegue ter um preço melhor do que as demais. Além disso, como será você quem vai por a mão na massa, sabemos exatamente quais os ingredientes inclusos na sopa e é possível variar a escolha de acordo com a sua preferência, o que já não acontece com muita precisão nem na sopa feita no restaurante, nem na sopa instantânea.
Falando em sopa instantânea, você já parou para analisar os rótulos desses produtos semi-prontos para o consumo? Para facilitar a sua escolha no supermercado, lembre-se que os ingredientes estão colocados por ordem decrescente de quantidade, ou seja, os que aparecem primeiro estão em maior quantidade. Dentre diversos aspectos, é importante ficar ligado na quantidade de SÓDIO que as sopas industrializadas apresentam, já que seus valores costumam ser bem altos.
Por exemplo, nesta sopa instantânea, a quantidade de sódio presente em UM prato é de 1058 mg. Lembrando que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde é que seja consumido menos de 2000 mg de sódio por dia, uma única refeição já seria responsável por praticamente metade do limite de consumo diário. Além disso, as sopas prontas geralmente possuem uma quantidade e variedade muito menor de ingredientes (vegetais e carnes), o que acaba reduzindo o valor nutricional do seu prato de maneira importante.
Apesar de mais cara, as sopas servidas em restaurantes e padarias costumam ser muito próximas das caseiras e, por isso, também podem ser ótimas opções! Mas tome cuidado para não exagerar em sopas que levam alguns ingredientes mais calóricos, como creme de leite por exemplo, ou então na quantidade de queijo adicionada.
Como vimos, as sopas caseiras são as que mais valem a pena, sob o ponto de vista nutricional e econômico.  Então, escolha uma receita e mãos à obra!
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