O ano de 2022 se aproxima e o calendário de feriados já mostra que será um período com menos dias de descanso do que em 2021. Ao todo, no Brasil, serão 12 feriados nacionais, incluindo dois extraoficiais: Corpus Christi, que depende dos setores públicos, e o Carnaval. Do número total, três caem em sábados ou domingos, dias que já configuram folga.
Além disso, cada estado e município possuem suas folgas regionais, como aniversário da cidade e datas comemorativas. Por isso, o calendário de pausa tende a se estender.
Mas afinal, como aliar o merecido descanso sem colocar em risco a produtividade? A palavra-chave para essa combinação é planejamento.
“Os feriados já estão mapeados e ninguém será preso de surpresa. Ao contrário do que aconteceu em 2021, em que o calendário foi alterado algumas vezes para estimular o distanciamento social, por conta da pandemia, no próximo ano a situação deve estar normalizada”, afirma Thiago Mendes, consultor de RH e especialista em produtividade de gestor de tempo.
Para ele, as empresas precisam organizar essas pausas e usar as paradas como forma de motivação para as equipes. Por isso, os gestores têm um papel especial no planejamento.
Por exemplo, se a empresa atua em um segmento com situações de emergências ou não pode parar a operação, o melhor é montar uma escala para as datas de feriados. O ideal é divulgar essa escala com pelo menos dois meses de antecedência e fazer um rodízio entre os colaboradores. Ou seja, quem trabalhou em um feriado, folga no próximo.
“O importante é que haja previsibilidade para os funcionários. Todo mundo merece o tempo de descanso e isso pode ser possível se tudo já estiver alinhado, inclusive as entregas do período”, explica Thiago.
Também há a opção de deixar uma parte da equipe de sobreaviso, caso haja algum problema na operação. Nesse caso, vale deixar claro que a pessoa está de plantão e poderá ser acionada a qualquer momento. Por isso, consumo de bebidas alcoólicas e estar em regiões afastadas da área de cobertura da prestadora não são comportamentos adequados.
O consultor afirma que em alguns casos é possível que haja necessidade de algumas horas extras pontuais para recuperar o tempo das pausas, mas ele lembra que o custo é muito menor para a empresa do que o valor de um dia extra, sobretudo quando ele é em um fim de semana, por exemplo.
Além disso, com o calendário em mãos, as companhias podem aproveitar os feriados para realizar manutenções em máquinas, servidores e equipamentos. “O cuidado com os equipamentos também poupa dinheiro e pode ampliar a produtividade”, defende Thiago.
Confira a lista de feriados em 2022 no Brasil
1º de janeiro (sábado)
A Confraternização Universal de Ano-Novo é feriado nacional, porém, vai cair em um sábado.
1º de março (terça-feira)
Carnaval. A data comemorativa é um feriado extraoficial, isto é, depende das legislações e decretos municipais e estaduais. Tradicionalmente, é concedida junto com a segunda-feira.
15 de abril (sexta-feira)
A Paixão de Cristo é feriado nacional. Por cair em uma sexta-feira, pode virar um “feriadão”.
17 de abril (domingo)
É o domingo de Páscoa.
21 de abril (quinta-feira)
Dia de Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira. É feriado nacional.
1º de maio (domingo)
Dia do Trabalho é feriado em todo o país e em outras partes do mundo.
16 de junho (quinta-feira)
Assim como o Carnaval, o Corpus Christi é um feriado extraoficial e depende das legislações e decretos municipais e estaduais.
7 de setembro (quarta-feira)
Dia da Independência do Brasil é feriado em todo o território nacional.
12 de outubro (quarta-feira)
Muitas vezes referido como Dia das Crianças, é na verdade o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
2 de novembro (quarta-feira)
Dia de Finados é feriado nacional.
15 de novembro (terça-feira)
Dia da Proclamação da República é feriado em todo o território nacional.
25 de dezembro (domingo)
O Natal é feriado nacional, contudo, em 2022, vai cair em um domingo.
31 de dezembro (sábado)
A véspera de Ano-Novo é ponto facultativo após às 14h.
E então, já sabe em quais feriados vai conseguir fazer aquela pausa para recarregar?
