O gestor financeiro é um dos principais responsáveis pela solvência e saúde da empresa no longo prazo, garantindo o equilíbrio entre ativos e passivos, bem como a obtenção de ótimos indicadores de desempenho, como o índice de lucro e crescimento.

Porém, esse profissional deve contar com competências específicas, como a capacidade de liderança, integridade e inteligência sistêmica. Por sorte, todas essas habilidades podem ser desenvolvidas no próprio expediente ou em cursos específicos.

Um gestor financeiro competente é mais completo, eficaz e disposto. Ele corrobora com o alcance de ótimos resultados para o setor financeiro e toda a empresa. Quer saber quais são suas 7 principais habilidades? Continue lendo o nosso artigo!

1. Integridade empresarial

O gestor financeiro é um dos principais responsáveis pelos valores que entram e saem da empresa, garantindo o adequado uso do capital. Ele também é responsável pelos relatórios, controles de fluxo de caixa e outros registros inerentes à função financeira.

Por essa razão, a integridade é um quesito básico e inegociável. Pode-se dizer que é até mais importante que outras características, como a inteligência emocional ou habilidade de liderança. O gestor íntegro conduz com ética a dinâmica de grupo em liderança e sua equipe usufrui de melhores resultados.

Na falta dessa competência, a gestão financeira pode prejudicar intencionalmente o negócio e direcioná-lo em um breve caminho à falência. Além disso, a falta de integridade é um descumprimento óbvio de um valor presente na gestão das empresas visionárias: a atuação ética.

2. Liderança

Todo gestor financeiro, independentemente do seu campo de atuação, também é responsável por conduzir pessoas a certos lugares. Por isso, a habilidade e papel de liderança devem devem ser bem desenvolvidos e aplicados. Ou seja, a gestão financeira precisa ser um time eficaz e exemplar.

Mas é preciso destacar: liderança e gestão não são sinônimos. O gestor é responsável por garantir que o sistema funcione corretamente, aplicando açõxes corretivas quando necessário. Por sua vez, o líder promove mudança e transformação, construindo e reformulando sistemas para que se adequem ao contexto e entreguem resultados.

Nesse sentido, é preciso que o responsável pela área financeira seja líder e gestor ao mesmo tempo. Gestão demais sem focar em um papel de liderança leva a um estado de estagnação, em que há conforto, mas também pouco crescimento. Logo, também é preciso criar a habilidade de liderar.

3. Inteligência emocional

O quê é inteligência emocional? Por muito tempo, se falou do QI como sendo a principal inteligência do ser humano, relegando outros aspectos ao segundo plano. No entanto, hoje é sabido que há inteligências tão importantes quanto o QI e verdadeiramente essenciais ao líder e gestor financeiro.

A inteligência emocional, também chamada de IE, é um ótimo exemplo. Ela combina as inteligências intrapessoal (competência de conhecer a si mesmo) e interpessoal (capacidade de entender as outras pessoas), potencializando o sucesso da liderança.

Gestores com alto coeficiente de IE são capazes de criar vínculos fortes, ter empatia por seus subordinados, atuar com a razão nos momentos de crise e motivar-se diariamente. Não por acaso, são mais valorizados e disputados pelos selecionadores.

4. Inteligência sistêmica

Outra competência essencial é a inteligência sistêmica (IS). Consiste na habilidade de pensar no todo, isto é, no sistema, antes de tomar qualquer decisão, munindo o gestor financeiro de maior clareza e fomentando escolhas mais acertadas no expediente.

Com essa inteligência, o gestor consegue ter uma visão panorâmica ao mesmo tempo em que compreende as partes. Assim, pode agir com maior eficiência, identificar a raiz de problemas específicos e até fazer pequenos “sacrifícios” para o bem-estar maior.

Apesar de ser um campo pouco estudado, sabe-se que a inteligência sistêmica pode ser desenvolvida. Para tanto, busque identificar o todo e suas pequenas partes, se atualizar sempre com boas leituras e conhecer os principais indicadores da empresa.

5. Olhar analítico

De todas as funções de liderança e gestão financeira da empresa, talvez o financeiro seja o que mais precisa de um olhar analítico. O papel de um líder e gestor financeiro deve ser treinado para identificar pequenos desvios ou erros, mesmo que para tanto precise analisar uma quantidade enorme de documentos.

Analisar gastos e balanços, reduzir custos não estratégicos, fazer investimentos com base no potencial de retorno. Todas essas tarefas, comuns ao gestor financeiro, carecem de um olhar analítico. É preciso considerar todas as hipóteses até decidir.

A mesma habilidade mune o setor financeiro de maior previsibilidade, mitigando as chances de imprevistos abalarem o negócio e tornando os resultados futuros claros para a alta administração. Sendo assim, todo o setor e a empresa podem ser beneficiados.

6. Atuação exemplar

O responsável pelas finanças é comumente observado por seus subordinados, e serve de exemplo para a atuação de toda a equipe de trabalho. Nesse sentido, é comum que as forças e fraquezas do líder financeiro sejam replicadas em seu time.

Por esse motivo, é realmente importante que o gestor atue como um exemplo no dia a dia, alguém capaz de transmitir uma imagem que possa ser replicada por outros talentos.

O gestor financeiro deve respeitar os valores da empresa, atuar com integridade e alto desempenho. Além disso, deve assumir uma postura proativa diante dos problemas, e não esperar que sejam solucionados com o tempo ou por outras pessoas.

7. Habilidade com números

Antes, a habilidade com números era latente e era realmente impossível ser o responsável pela área financeira sem isso. Hoje, com o avanço da tecnologia, boa parte dos cálculos é automatizada, mas a habilidade continua bastante útil.

Sendo assim, o gerente financeiro deve ter uma boa habilidade com números. Além de conhecer cálculos específicos, por exemplo, o de amortização financeira, deve ter paixão e curiosidade por conhecer sempre mais. Assim, pode se destacar no que faz.

Há inúmeras formas de se desenvolver a habilidade com números, mas nada como a prática diária. Outro bom exercício é participar de novos cursos, congressos e palestras, afiando-se continuamente para entregar ótimos resultados à organização.

Como é possível observar, existem 7 principais habilidades que todo gestor financeiro deve possuir. Com elas, você poderá realizar um trabalho íntegro, ágil e bem-sucedido, além de inspirar seus subordinados e despertar a paixão pelo que é feito.

Gostou do nosso artigo? Agora aproveite para nos seguir nas redes sociais e continuar por dentro das nossas novidades.

Facebook – Twitter – LinkedIn – YouTube

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.