O ovo tem sido cada vez mais indicado por especialistas como um grande aliado da alimentação saudável. Mas se por um lado o ingrediente traz diversos benefícios para a saúde, por outro precisamos tomar muito cuidado com a forma que preparamos este alimento tão versátil.

Entre as mais variadas formas, de mexido ou cozido a poché, omelete ou frito, o grande risco está na gema mole e no ovo cru. Provavelmente você já ouviu falar da Salmonella, certo? É uma bactéria que atua no intestino, onde se multiplica e pode entrar na corrente sanguínea, provocando graves infecções, febres fortes e até a morte. Ela é transmitida de aves contaminadas para seus ovos – e, para complicar, não é possível distinguir a olho nu um ovo sadio de um infectado.

Para acabar, de fato, com a Salmonella, a gema precisa atingir uma temperatura acima de 70 graus durante o preparo. Como a gema solidifica quando atinge 60 graus, infelizmente não tem outro jeito: gema mole, não. Ainda, tem um agravante em pratos que são consumidos por muita gente e passam horas sem refrigeração, como é o caso da maionese caseira.

Isso significa que você não deva comer ovos? É claro que não: ovos não são apenas ricos em proteínas, como também podem ser uma fonte poderosa de vitaminas e minerais para o corpo. Além de muito gostosos, são low carb e ajudam a estimular um emagrecimento saudável. Por fim, sua composição tende a aumentar o nível de colesterol HDL (bom colesterol) enquanto reduz o de colesterol LDL (mau colesterol). Isso porque ele possui colina, um nutriente essencial para vários processos do organismo, que evita doenças de fígado, distúrbios neurológicos e problemas do sistema cardiovascular. E luteína, antioxidante que previne a degeneração macular e a catarata. Ou seja, preparando direitinho, você tem muito a ganhar.

Gostou de ler esse post? Aproveite para seguir Alelo nas redes sociais e ficar por dentro das novidades.

 

Facebook: https://www.facebook.com/AleloBrasil

Twitter: https://twitter.com/alelobrasil

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/2401233/

YouTube: https://www.youtube.com/alelo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.