Já estamos no finalzinho do ano e com ele chega também o Natal. E como resistir às delícias gastronômicas típicas dessa celebração? É claro que isso é um grande desafio, mas a verdade é que a ceia pode ser composta por pratos típicos e que são muito saudáveis.

Alimentos saudáveis para a ceia de Natal

Alguns dos alimentos mais tradicionais na noite de Natal podem ser bastante benéficos para a saúde, desde que você não exagere na quantidade e que estejam acompanhados de acompanhamentos mais leves.

Saiba quais são alguns desses alimentos:

Peru 

Essa ave quase indispensável na ceia de Natal é uma das opções de carne mais saudáveis que existe. O peru é rico em proteínas, vitamina B6 e selênio. Além disso, tem um teor de gordura bem baixo, o que é ótimo para não prejudicar a dieta. Vale ainda apostar em outras aves, como o chester.

Nozes 

Você provavelmente já se deparou com essas oleaginosas em alguma mesa de Natal. E essas são ótimas opções! Isso porque elas, assim como as amêndoas e as castanhas, são ricas em gorduras boas, além de fibras, que conferem saciedade e evitam o exagero na comilança.

Cereja 

Uma das frutas típicas dessa época, a cereja pode fazer parte de diversas receitas. Ela é fonte rica em vitaminas A, B1, B2 e C, além de minerais, como o cálcio e o ferro.

Salpicão 

Um prato prático e muito comum nessas festas de fim de ano, o salpicão pode ser bem saudável. Mas, para isso, é preciso fazer algumas substituições: esqueça a maionese tradicional e procure usar um cream cheese ou requeijão light. Invista ainda em ingredientes leves, como cenoura, frango, palmito, ervilha, uva passa, maçã e outros. E deixe a batata palha frita de fora!

Lentilha  

Há quem não dispense esses grãos nas ceias de fim de ano. Se elas realmente são eficazes para simpatias não sabemos, mas uma coisa é fato: a lentilha é super nutritiva! Ela concentra vitaminas, minerais, proteínas e fibras. E se você está de dieta, pode ficar tranquilo, pois se trata de um alimento pouco calórico.

Uva-passa 

Esse é um ingrediente do tipo ame ou odeie e que está presente no arroz, em farofas, no panetone e em diversos outros pratos. Mas uma coisa não dá para negar: a uva-passa é uma aliada da sua saúde! Ela é rica em fibras, minerais e vitaminas. A desvantagem é que é calórica, o que pode pesar na balança.  Se você não gosta do sabor da uva-passa, vale ainda apostar em outras frutas secas, como ameixa, damasco e tâmaras.

Bacalhau 

Se você não é adepto de aves e carnes vermelhas, o bacalhau é boa opção para servir na ceia de Natal. Você pode prepará-lo de diversas maneiras e, além de ser saboroso, é de fácil digestão, rico em minerais, ácidos graxos, vitaminas A, E e D e colesterol quase zero. Para servi-lo de forma saudável, é preciso ter cuidado para dessalgar o bacalhau, pois, o excesso de sal pode alterar a pressão.

Viu como é possível preparar uma ceia de Natal gostosa, leve e saudável? Qual o seu prato preferido para essa celebração?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.