A gente sabe que ninguém resiste a uma macarronada ou uma preparação frita de vez em quando. Mas quem preza por uma alimentação saudável e equilibrada deve ter cuidado ao escolher esse tipo de alimento. Além de super calóricas, elas não são muito benéficas para a saúde. Por isso, separamos algumas dicas para você torná-las um pouco mais saudáveis.

1) Frituras

O primeiro passo para deixar preparações fritas um pouco mais saudáveis é escolher o óleo que será usado. As melhores opções são os óleos de coco extra virgem e o óleo de semente de uva. Dos óleos mais comuns, os mais indicados são o de girassol e milho.

Na hora de fritar, tenha cuidado com a temperatura do óleo. Espere esquentar para que ele não deixe o alimento engordurado, mas também não deixe esquentar demais, porque começa começa a entrar em saturação e torna-se prejudicial à saúde. O ideal é que seja aquecido a uma temperatura de 180 graus.

Lembre-se sempre de utilizar uma frigideira anti-aderente e maneirar na quantidade de óleo – evite ao máximo receitas que precisam ser “mergulhadas” no óleo.

2) Carne vermelha

A carne vermelha é uma importante fonte de proteínas, mas precisa de alguns cuidados para que seu consumo não seja prejudicial para o organismo. Uma boa dica é optar por cortes magros, como o patinho, o músculo e a maminha. Se preferir outros cortes, lembre-se sempre de retirar toda a gordura aparente.

Na hora de preparar a carne, o ideal é que seja cozida em molho, pois o tostado produz algumas substâncias tóxicas para o corpo. Se preferir tostar, siga as dicas do item 1! E não esqueça de consumir a carne sempre acompanhada de legumes e verduras.

3) Massas

Se você é daqueles que não abre mão de uma macarronada aos domingos ou não resiste a uma lasanha, a dica é preferir as massas feitas com farinhas integrais, que são ricas em fibras, ou a base de arroz, que é mais leve e de fácil digestão. Outro detalhe importante que pode fazer toda a diferença na hora de consumir esse tipo de preparação é ter cuidado na escolha dos molhos, que não devem ser muito pesados. O molho de tomate caseiro é sempre a melhor alternativa. Você pode ler essa e outras dicas no texto “como preparar uma pizza saudável” também.

Com essas três dicas, você vai desfrutar do que gosta sem prejudicar tanto a saúde. Mas lembre-se de maneirar na frequência de consumo de preparações assim!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.