Além das questões sanitárias e de saúde física da população, a pandemia também colocou luz nas questões de saúde mental. No Brasil, uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde no final de 2020 detectou ansiedade em 86,5% dos indivíduos pesquisados, transtorno de estresse pós-traumático em 45,5% e depressão grave em 16% dos participantes do estudo.

No ambiente de trabalho os números também são alarmantes. Afastamentos ocasionados por questões de saúde mental tiveram alta nos últimos meses e as empresas buscam estratégias para auxiliar nesse momento coletivo tão delicado.

Neste contexto, as práticas terapêuticas complementares aos tratamentos de saúde tradicionais ganham destaque. As terapias alternativas ou complementares, como ocasionalmente são chamadas, compõem o campo da medicina alternativa. Esta é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um conjunto de práticas de atenção de saúde que são parte da tradição do país e tem ajudado muitos brasileiros neste momento.

Segundo a Global Wellness Institute, a chamada indústria do bem-estar já vale mais de 4.5 trilhões de dólares e só irá crescer mais ao redor do mundo com novos produtos, práticas e tendências.

Apenas no Brasil, mais de 20 práticas alternativas são reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ou seja, essas terapias são, agora, de fácil acesso a uma parcela significativa da população. É importante lembrar que as terapias complementares não substituem o tratamento tradicional, mas são indicadas como suplementares e agregadoras.

Algumas dessas terapias alternativas já são amplamente conhecidas, como acupuntura e homeopatia, por exemplo. Mas há algumas modalidades que ganharam destaque nos últimos anos e podem ser aliados interessantes para ajudar a aliviar o estresse.

Segundo a Associação Nacional dos Terapeutas, representante dos terapeutas naturalistas e holísticos do Brasil, é importante procurar profissionais habilitados para realizar os tratamentos.

Confira a seguir:

1 – Musicoterapia: A música possui um grande poder de afetar as emoções humanas. Nesse contexto, a musicoterapia é uma terapia auxiliar que, ao ser aplicada por um especialista atento ao histórico do paciente, utiliza notas musicais específicas para atingir as regiões do cérebro escolhidas.

2 – Barras de Access: Estresse, depressão e o sentimento de solidão são três das muitas questões possíveis de serem tratadas com as Barras de Access. A terapia parte do conceito de que somos formados por crenças e aprendizados que, apesar de ditarem nossas ações, são passíveis de mudança por meio do acesso da consciência via 32 pontos cerebrais.

3 – Reequilíbrio: Para quem gosta do poder místico dos cristais, este protocolo une o melhor dos mundos: relaxamento + reenergização. Depois de uma massagem corporal focada nos músculos, pedras são posicionadas sobre os sete chakras e, com movimentos de pressão, liberam as articulações.

4 – Terapia floral: Descoberta pelo médico britânico Edward Bach, a terapia floral consiste no uso de essências de flores em doses específicas para equilibrar as emoções. Nela, o paciente entra em contato com seus sentimentos com o objetivo de desenvolver uma melhor relação consigo mesmo e com as pessoas à sua volta.

5 – Quiropraxia: Do gregro “Quiro” (mãos) e “Praxis” (praticar), a quiropraxia é um método usado para tratar, diagnosticar e prevenir problemas que afetam o sistema neuro-músculo-esquelético. O quiropraxista pratica a palpação muscular e articular, testes especiais quiropráticos, instrumentos clínicos e exames de imagem para entender qual é a necessidade de cada paciente.

6 – Reiki: o reiki busca canalizar energia vital universal, a fim de restaurar o equilíbrio físico, regularizar funções vitais e equalizar o campo mental e emocional. Durante as sessões, os pacientes costumam experimentar uma sensação de relaxamento profundo, o que proporciona uma grande sensação de bem estar.

7 – Ozonioterapia: uma terapia médica que consiste em administrar o ozônio no corpo, que é um gás composto por três átomos de oxigênio (O3). Isso ajuda a melhorar a oxigenação dos tecidos, a aumentar a resposta do sistema imunológico, aliviar ansiedade e dor crônica.

8 – Kundalini Yoga: É uma ciência milenar responsável pela expansão da consciência e do desejo. O objetivo da prática é fazer a energia alojada na base da coluna subir, passar pelos sete principais chacras do corpo e eliminar pensamentos negativos e indisposições, dando lugar à clareza, à coragem e ao protagonismo.

9 – Aromaterapia: A aromaterapia é uma modalidade de terapia integrativa na qual são utilizados óleos essenciais como principais agentes terapêuticos para o tratamento de diversas doenças. Os óleos essenciais ou voláteis são extraídos de várias partes de plantas por meio de diferentes métodos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Veja mais conteúdos que podem te interessar

Comentários

Comentários estão fechados.