Já que neste ano você não pôde ir a uma Festa Julina, que tal trazer a festança pra sua casa com alimentos saudáveis e gostosos? Ao serem consumidas, muitas comidas típicas dessa época podem trazer diversos benefícios para o nosso corpo. Está curioso para saber quais são?

Alimentos feitos com milho

Milho cozido: O milho é uma excelente fonte de vitaminas e minerais. Entre os principais benefícios estão: propriedades antioxidantes que protegem nossos olhos, vitamina A que faz bem para a pele e sistema imunológico, e fibras que auxiliam no bom funcionamento do sistema digestivo.

Pipoca: Além de gostosa, a pipoca é um alimento rico em fibras e possui um antioxidante que ajuda a diminuir o envelhecimento precoce, o risco de doenças cardíacas e também a oxidação de colesterol. Além disso, ela ajuda no trânsito intestinal. Mas aqui vai uma dica: evite exagerar no sal, açúcar ou manteiga e prepare sem óleo, assim, você aproveita todos os benefícios. Vai uma pipoquinha aí?

Pamonha, curau, bolo de milho e de fubá – estas receitas costumam ser muito solicitadas nesta época do ano e preparadas com bastante açúcar e leite condensado. Se não puder evitá-las, opte por prepará-las com leite desnatadopouco açúcar e consumi-las com moderação. O milho, ingrediente base dessas receitas, é fontes de nutrientes, ferro, magnésio, fósforo, vitaminas do complexo B, ácido fólico e potássio. Para suas receitas ficarem mais saudável, prefira também utilizar o milho em espiga ao invés de milho enlatado (em conserva).

Outras comidas típicas, estrelas das festas juninas e julinas saudáveis

Canjica: Conhecida também como mungunzá, a canjica é rica em nutrientes: possui proteínas, fibras, ferro, magnésio, fósforo, vitaminas do complexo B e ácido fólico. Ela pode prevenir doenças cardiovasculares, auxilia na manutenção do colesterol bom, no controle do colesterol ruim e evita problemas como a depressão, já que mantém o cérebro saudável.

Para tornar o preparo mais saudável, vale trocar o leite integral por leite desnatado e evitar grandes doses de açúcar.

Cuscuz: Esse alimento típico brasileiro pode ser feito de diversas formas e todas são deliciosas. Além disso, ele possui carboidratos que são fonte de energia e vitaminas A e B1 que auxiliam nos impulsos nervosos e na regeneração celular. E não para por aí: o ácido fólico ajuda a prevenir as doenças cardíacas. Todo dia é um bom dia pra comer cuscuz, né?

Pinhão: Essa semente deliciosa possui diversos minerais, como o potássio que auxilia no controle da pressão arterial. Além disso, ela é fonte de gorduras “boas” e rica em ômega 6 e ômega 9, que ajudam a reduzir o colesterol no sangue e reduz o risco de doenças cardiovasculares. Aproveite que agora é época!

Batata Doce: a queridinha dos atletas, pois é uma grande aliada para dar energia e melhorar o rendimento nos treinos por ser fonte de carboidratos complexos. Ela também é rica em minerais, vitaminas, fibras e proteínas que fazem bem para o nosso corpo, melhorando a visão, regulando o intestino, fortalecendo o sistema imunológico, controlando a pressão arterial e muito mais.

Amendoim:

Contribui para construção muscular e saúde dos músculos por ser fonte de gordura saudável, aumenta os níveis de hdl (colesterol bom), previne arteriosclerose e doenças cardiovasculares e ainda melhora o humor.

Receita de paçoca “fit”:

2 xícaras de chá de amendoim sem casca e sem sal torrado

1 xícara de farinha de amêndoas

3 colheres de sopa de pasta de amendoim integral sem açúcar

3 colheres de sopa de açúcar mascavo ou de coco ou xylitol

1 pitada de sal

Coloque todos os ingredientes em um processador e bata até virar uma massa esfarelada e úmida. não bata demais senão vai virar pasta

Pegue um pouquinho da massa e vá apertando com as mãos até o formato desejado

Leve à geladeira por 1 hora antes de servir

Agora que você sabe quais são os alimentos mais saudáveis, é apostar no arraial gastronômico em casa. Mas lembre-se: consuma de maneira moderada para não causar malefícios.

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