Natal é sinônimo de união, família e comidas deliciosas feitas especialmente para a ceia!

Nessa época, é difícil resistir a tantas opções gostosas, né? Mas, fazendo uma ceia com opções mais saudáveis e sem exageros, é possível aproveitar a data sem culpa!

PRATO PRINCIPAL 

Para o prato principal, dê preferência para carnes magras, como peru, chester, frango ou peixes – sempre assados. Já no arroz, contenha o desejo de colocar bacon, calabresa ou outros ingredientes muito gordurosos. No lugar, que tal adicionar amêndoas torradas, nozes picadas, palmito, alho-poró ou funghi?

Evite também refogar o arroz em muita manteiga ou óleo, se você considerar a fritura dos grãos no alho indispensável para agradar o paladar, opte por fazê-la com azeite extravirgem. Vale investir em um arroz integral com legumes:
vagem, cenoura ou milho – estas são opções para deixar mais saboroso.

AQUELE DOCINHO

Se a inspiração para preparar tortas e biscoitos bater, não deixe ela escapar. Pegue a batedeira e opte por farinhas integrais ou sem glúten como farinha de grão de bico ou mandioca. Só tome o cuidado de testar antes da véspera a modificação de sua receita, pois o ponto da massa e o tempo na hora de assar podem ser diferentes da farinha de trigo. Lembre-se também que quase tudo o que é frito, pode ser assado. A tradicional Rabanada, por exemplo, pode ser feita com pão francês integral, leite condensado light, açúcar demerara, ovos batidos, canela e ir ao forno.

BEBIDAS

Para beber, substitua aqueles generosos litros de refrigerante por sucos naturais que combinem deliciosos sabores de frutas bem refrescantes. Nesse outro artigo você pode conferir dicas ótimas.
Outro ponto que deve ser levado em consideração são os temperos. A melhor escolha é fazer um temperinho natural usando azeite, limão, especiarias e ervas que você gosta.

SOBREMESA 

Por último, mas não menos importante, a sobremesa! Para uma opção mais saudável, use as frutas ao seu favor. E falando nisso, aqui vai uma receitinha light de mousse de pêssego com iogurte. É bem prática e deliciosa! Anota aí os ingredientes:

2 xícaras de pêssegos em calda light;
1 xícara de chá da calda do pêssego;
1 copo de iogurte natural desnatado;
1 1/2 colheres de sopa de adoçante culinário;
1 pacote de gelatina sem sabor.

Para preparar, primeiro dissolva a gelatina e depois junte os ingredientes no liquidificador e bata tudo até ficar homogêneo. Aí é só untar uma forma com óleo de milho e despejar a mistura. Deixe gelar por 4 horas e adicione alguns pedaços de pêssego para enfeitar.

Curtir um Natal saboroso e saudável, ao mesmo tempo, é possível e não tão difícil quanto pensa. Boas Festas e aproveite sem culpa!

Leia também nosso outro post com mais dicas sobre ceia saudável.

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