Você sabia que mesmo dormindo seu corpo precisa de calorias o suficiente para continuar funcionando? Isso se chama metabolismo basal, que é a quantidade de energia mínima que garante funções essenciais, como os batimentos cardíacos, respiração, controle da pressão arterial e a manutenção da temperatura corporal. Além disso, ele também é responsável por levar a quantidade certa de nutrientes e substâncias para todo o corpo durante o sono.
O metabolismo basal é responsável por 60% a 80% da energia que você consome durante o dia inteiro. Porém, é importante ressaltar que cada pessoa tem uma taxa de metabolismo basal diferente que varia de acordo com peso, altura, gênero e composição corporal.
Para manter a taxa controlada e saudável, existem alguns alimentos que podem colaborar com essa tarefa, sempre combinados com bons hábitos, é claro. Confira quais são:
Canela: por ter bastante cálcio, é essencial para aumentar o metabolismo basal. Vale consumir junto com frutas, chás ou sucos.
Pimenta: é capaz de aumentar a circulação, a temperatura corporal e melhorar a digestão. Para quem ama comida apimentada, fica a dica!
Gengibre: pode aumentar o metabolismo em até 20%. Ele pode ser consumido cru, refogado, em chás ou sucos.
Chá verde: estimula o metabolismo atuando como fonte de energia e favorece a utilização da gordura corporal. Quatro xícaras por dia é o suficiente, mas nada de açúcar, hein?!
Alimentos integrais: por possuírem muitas fibras, o processo digestivo é mais lento, aumentando o gasto calórico.
É importante lembrar que a inclusão desses alimentos na rotina não substitui a atividade física para aumentar o metabolismo. Além disso, é proveitoso ter um combo de hábitos saudáveis para manter o bom funcionamento do corpo:

  • Beber muita água, pois aumenta o metabolismo;
  • Comer nos horários certos para o corpo ter energia o suficiente para fazer todas as tarefas diárias de modo que os músculos não sejam queimados (praticantes de exercícios físicos evitam a todo custo o catabolismo, ou seja, o processo no qual o corpo busca energia nas fibras musculares, consumindo-as);
  • Evite alimentos processados, pois eles não têm nutrientes suficientes para manter metabolismo funcionando da melhor maneira possível.

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