Fazer iogurte é simples, barato e rápido! Iogurtes são excelentes reguladores da flora intestinal, fonte de proteínas, minerais e vitaminas e ainda têm baixo teor calórico! Intolerantes a lactose podem preparar seu iogurte com o leite vegetal de sua preferência. A diferença no preparo é o acréscimo de gelatina para dar consistência, já que o iogurte vegetal geralmente fica mais líquido do que o feito com leite de vaca.

Iogurtes são tradicionalmente consumidos doces no Brasil, com pedacinhos de frutas, geleia e/ou granola, mas também podem ser empregados em preparações salgadas! Basta adicionar sal e seus condimentos e ervas favoritos para experimentar um molho para saladas saudável e refrescante!

Iogurte de leite de vaca:

2 litros de leite (pode ser integral, desnatado ou sem lactose)

1 copo de iogurte natural (com ou sem lactose, como preferir)

Aquecer leite até 40°C, acrescentar o iogurte, mexer bem, colocar em um recipiente destampado e armazenar em um isopor por no mínimo 6h (de um dia para o outro).

Está pronto! Tampe o vidro e armazene em geladeira.

Iogurte de leite vegetal:

2 litros de leite de amêndoas, coco, soja ou arroz

1 pacote de fermento para iogurte

1 pacote de gelatina

Aquecer leite com gelatina até ela dissolver e, quando estiver a 40°C, adicionar o fermento para iogurte. Colocar em um vidro destampado e armazenar em um isopor por no mínimo 6h (de um dia para o outro).

Está pronto! Tampe o vidro e armazene em geladeira.

Iogurte grego:

Se quiser fazer iogurte grego, que é o iogurte natural mais denso, despeje-o em uma peneira forrada com um pano de prato e deixe o soro escorrer por 1 dia, armazenado em geladeira. Não jogue o soro fora! Ele pode ser usado como substituto do leite em receitas de bolos, panquecas e biscoitos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.