A canela começou a ser usada há milhares de anos: é popular no oriente médio desde antes de 2000 A.C. Hoje a especiaria já conquistou o seu espaço na culinária ocidental, onde é usada no tempero tanto de doces quanto de pratos salgados.

Mas os benefícios vão muito além do sabor doce e amadeirado. Suas propriedades medicinais foram usadas por diversas civilizações e hoje muitas delas são comprovadas por estudos científicos. Então se você procura algo saudável e gostoso, está no lugar certo. Leia e conheça alguns motivos para experimentar ou se apaixonar ainda mais pela canela.

Faz bem para a saúde

Na alimentação, melhora o uso do açúcar pelo organismo, ajuda a digestão e contribui para o controle de diabetes. Além disso, combate o colesterol, infeções das vias respiratórias e até mesmo reduz o risco de câncer. Quem diria,hein?

Outra vantagem é o estímulo ao sistema imunológico. Ela tem um efeito imunomodulador, que ajuda a melhorar a resposta do seu corpo ao vírus da gripe. Fica a dica para aquele dia no qual você pegou chuva, ficou resfriado e quer evitar que a sua saúde fique ainda pior no dia seguinte.

E não é só isso: ela ainda diminui a quantidade de triglicérides, o que ajuda a reduzir o risco de diabetes, e está sendo pesquisada como uma possível solução para o controle do mau colesterol (LDL). Ou seja, para quem busca uma alimentação saudável, não faltam motivos para adorar.

É perfeita para quem está de dieta

Sabe quando você belisca algo e sente que a fome já passou? Pois é. A canela ajuda a dar esse efeito porque reduz o apetite. Além disso, é perfeita para quem quer manter a forma ou emagrecer: faz o corpo reduzir o acúmulo de gordura e é um alimento considerado termogênico, isso é, capaz de aumentar sua queima de calorias enquanto está no organismo.

Outra dica é usar a canela em algumas receitas para substituir – ou ao menos reduzir – o açúcar. Só não dá para exagerar na dose, ok? Ao contrário do açúcar, a canela tem um sabor muito mais marcante. Use com moderação, experimentando conforme vai adicionando o pó.

Vai bem em receitas pra todos os gostos

Não gostou de algum prato com canela? Calma, você ainda tem muito a experimentar. Ela pode ser usada em muito além do que você pode imaginar: bolos, mousses, cremes, frango, molhos, frutas, iogurtes, legumes e mais. E conhecer pelo menos um pouco da diversidade da própria canela ajuda muito a acertar nas diferentes receitas.

Existem vários tipos, com seus próprios sabores e aromas. Mas o mais importante é conferir se você deve comprar a canela em pó ou casca (“pauzinhos”). Se você ralar a canela no formato original, o pó dificilmente fica tão fino quanto deveria – o que acaba interferindo bastante na hora de mastigar. Escolha qual a ideal para cada prato.

Por tudo isso, a canela é a verdadeira união do útil ao agradável: fica uma delícia e ainda faz bem para a sua saúde. Quem não come canela no dia a dia nem imagina o que está perdendo. Sorte a sua
que agora você sabe o quanto ela ajuda seu organismo. Então conta para a gente: qual a sua receita preferida para ter todos esses benefícios?

Se você gostou do conteúdo, aproveite para seguir Alelo nas redes sociais e receber as últimas novidades.

Facebook: https://www.facebook.com/AleloBrasil
Twitter: https://twitter.com/alelobrasil
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/alelo-brasil
YouTube: https://www.youtube.com/alelo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.