Chegou o mês mais festivo do ano, mas também o que mais costumamos gastar, não é mesmo? São tantas festas e presentes, que fica fácil se empolgar e só perceber quando as contas começam a chegar. Por isso, separamos algumas dicas importantes de economia para que o mês dezembro seja só de festa.

1)      Faça uma planilha com o dinheiro que tem disponível e vá anotando todos os seus gastos, até mesmo um cafezinho, para ter ideia de quanto ainda resta. Assim, fica mais fácil dar uma segurada e controlar o quanto sai dessa reserva.

2)      Tente não fazer compras por impulso. Faça uma lista do que realmente precisa e se atenha a ela. Isso vale para a comida e para os presentes. Lembranças feitas à mão também são uma alternativa de economia e de um mimo mais personalizado.

3)      Compare frutas e verduras em diferentes mercados e não esqueça de passar na feira. Assim, você pode encontrar preços mais atrativos.

4)      Faça compras antecipadamente pela internet, assim, você poderá fazer pesquisas em várias lojas e procurar por preços mais baixos. Isso vale principalmente para presentes, mas também para alguns alimentos.

5)      Se tiver dívidas, use o seu 13º para quitá-las antes de fazer as compras de Natal. Dessa forma, você evita que se forme uma bola de neve, difícil de controlar depois.

6)       Tente comprar tudo à vista. Deixe o cartão de crédito para compras maiores, como uma geladeira.

Além das dicas acima, projete suas metas ainda este ano e guarde um pouco de dinheiro para colocá-las em prática no ano novo que vem por aí. Conte com a ajuda de apps, planilhas online e agendas. Afinal, começar o ano no azul é a melhor maneira de entrar com o pé direito em 2020. Boas festas! =)

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.