É quase impossível fugir do clima carnavalesco que toma conta do país no maior – e talvez mais brasileiro – feriado do ano.

Começa com um dedinho pra cima, desce pro samba no pé, pula pro bloquinho e vai indo até extrapolar na folia. Além do desgaste físico, a falta de sono, de uma alimentação adequada e a desidratação podem transformar os dias após o carnaval em verdadeiros desafios de sobrevivência.

Para repor as energias de um corpo cansado e enfrentar aquela ressaca pós-folia, é preciso uma refeição completa, rica em nutrientes variados. Quer um prato que preenche todos esses requisitos e é a cara do Brasil? Então vai de feijoada! A famosa feijuca, para os mais chegados.

Mas não precisa enfiar o pé na jaca, não. Por conter muitos embutidos e carnes gordurosas, como o bacon, a feijoada pode ultrapassar a quantidade de calorias recomendada por dia, além de sódio e colesterol em excesso. Então que tal descobrir como adaptar o prato para uma versão mais leve e saudável, sem deixar de ser delicioso e nutritivo?

O segredo está nos ingredientes

É como diz aquele ditado (que não existe, mas bem que poderia existir): escolhendo bem, que mal tem? A substituição dos componentes da feijoada e modos de preparo mais leves podem fazer toda a diferença para o resultado final, sem comprometer o sabor.

Uma mudança efetiva e simples é preparar tudo usando pouco ou nenhum óleo. Pode ser refogar a cebola com um pouco de água ou cozinhar o arroz sem fritá-lo antes, por exemplo. O arroz branco, inclusive, pode ser substituído pelo integral para acompanhar. Ele possui o quase o mesmo valor calórico, mas possui mais fibras e te dá aquela sensação de saciedade – a popular barriga cheia.

As carnes escolhidas são peças-chave dessa mudança para o lado light da Força. Fugir das partes mais gordurosas, como a costela e principalmente o torresmo e o bacon. Dá pra optar por partes mais magras, como o lombinho defumado ou a bisteca, que são uma delícia.

Além da clássica couve como acompanhamento, dá pra inovar colocando legumes também. Eles sempre passaram longe das feijoadas de todo o Brasil, mas podem ajudar muito para trazer mais saúde ao prato. E não tenha medo de quebrar a tradição: pode incluir na sua receita cenoura, chuchu, abóbora. Toda a experiência é válida. Até mesmo na farofa de acompanhamento.

Por fim, se segure na comilança! Não adianta nada você seguir todas as dicas para uma feijuca light e fazer aquele monte Everest no prato. Combinado?

O bem que o feijão faz

O principal destaque desse clássico da culinária brasileira traz uma porção de benefícios maravilhosos para o nosso corpo.

Como o feijão é rico em fibras, ele não só melhora o funcionamento do sistema digestivo e da flora intestinal, como também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e ainda desintoxica o organismo. Dizem até que ele alivia sintomas de dores de cabeça.

É também uma poderosa – e deliciosa – fonte de energia, contendo bastante proteína, ferro, vitaminas K, do complexo B e alto teor de magnésio, entre outros. Tudo isso ajuda no funcionamento do cérebro, baixa os níveis de colesterol e contribui para o sistema cardiovascular como um todo. Um alimento pra realmente ninguém botar defeito.

Isso sem falar que o feijão serve como um ótimo e completo substituto para a carne e o leite, ideal para quem opta por uma dieta vegetariana e quem precisa tratar de problemas ósseos ou de anemia. Os benefícios fazem parte da família completa: preto, vermelho, o branco, o feijão-verde e o feijão-frade. A escolha é sua.

Receita Feijoada Light

Anote aí uma receita inusitada de uma feijoada light e super saudável. Bom apetite e, como dizem que o ano só começa de verdade depois do carnaval, feliz 2019!

Ingredientes:

  • 100 g de lombo congelado;
  • 150 g de lombo salgado;
  • 100 g de carne seca;
  • 150 g de feijão preto;
  • folha de louro a gosto;
  • cheiro verde picado a gosto;
  • 1 cebola picada;
  • 2 dentes de alho picado a gosto;
  • 1 colher de sopa de azeite.

Preparação:

Deixe o feijão de molho na água no dia anterior. Em outra tigela deixe as carnes salgadas de molho em água no dia anterior trocando várias vezes a água para retirar excesso de sal.

No dia seguinte ferva as carnes em panela com água e descarte a água. Essa é uma dica superimportante para tirar excesso de gordura. Se tiver tempo, repita esse processo mais uma vez.

Cozinhe o feijão em panela de pressão, adicione um refogado feito em frigideira antiaderente, sem óleo, com a cebola, o alho, o cheiro-verde, o louro e as carnes em pedaços. Envolva ao feijão cozido e deixe cozinhar.

Por fim, confira o tempero e dê um toque final servindo com folhas de salsa!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.