Com a chegada das temperaturas mais baixas podemos ficar um pouco preguiçosos com nossa alimentação, muitas vezes optando por refeições mais quentes e calóricas. Isso é algo normal, pois nosso organismo aumenta o gasto de energia para manter a temperatura do corpo, razão pela qual temos mais fome durante estes dias.

Um erro muito comum durante o inverno é deixar de lado o consumo de frutas, que tem um benefício imenso para o nosso corpo, possuindo nutrientes e vitaminas essenciais para sua saúde em todas as estações.

Além das frutas serem uma ótima fonte de vitaminas, muitas delas tem sua colheita durante o inverno, sendo assim, são mais fáceis de serem encontradas e essas normalmente possuem um preço mais atrativo.

Consumir estes alimentos pode fazer com que você fique com o sistema imunológico fortalecido, prevenindo gripes e resfriados, bem comuns durante esta época do ano.

Pensando nisso, preparamos uma seleção de frutas para consumir durante o inverno e listamos quais são seus principais benefícios.

Aproveite para incluir em sua alimentação e tenha um inverno mais saudável:

– Abacate:

Ele é o queridinho de quem faz dietas que visam o aumento de massa muscular pois possui muitas proteínas e gorduras boas. Auxilia na redução do colesterol ruim e elevação do colesterol bom, ou seja, maravilhoso para nosso organismo! Além de tudo isso, ainda possui vitaminas e minerais.

Prático, ele pode ser batido com leite, consumido em pratos doces e salgados, como saladas e molhos.

– Banana:

Uma das frutas mais versáteis, ela está disponível em praticamente todas as estações do ano. Tem diversos nutrientes, como sódio, magnésio, fósforo e potássio, que são excelentes para o funcionamento muscular e ósseo. Fonte de ótimas vitaminas como A, C e vitaminas do complexo B.

Você pode consumi-la natural ou acrescentá-la em pratos doces ou salgados.

Perfeita para qualquer momento do dia!

– Caqui:

Um alimento completo, que possui mais benefícios do que você imagina! Rico em ferro, cálcio, vitaminas A, B e C, ele também é fonte de antioxidantes e fortalece o sistema imunológico. Achou que era só isso? A fruta ainda tem alta concentração de fibras, ajudando no funcionamento do intestino.

Pode ser consumido in natura ou com cremes, mousses e geleias.

– Maçã:

Ela é facilmente encontrada em qualquer lugar, tem seu consumo prático e pode fazer muito bem para o seu organismo. Possui uma grande quantidade de vitaminas A e C, sais minerais e fibras. É um alimento que ajuda a diminuir o colesterol, regula a glicose no sangue, atua na saciedade, previne cáries e até mesmo câncer. Incrível, né?

Você pode consumi-la desidratada, fazer sucos, incluir em vitaminas, saladas, chás e muitas outras receitas.

– Maracujá:

Esse fruto contém flavonoides e alcaloides, que agem no sistema nervoso central, dando a famosa sensação de relaxamento. O maracujá possui vitaminas A, C e do complexo B, sendo também uma boa fonte de ferro e cálcio.

Seu consumo é muito popular na forma de suco e mousses, mas também podem ser produzidas caldas, geleias e vitaminas. As fibras da casca podem virar farinhas que são utilizadas no preparo de iogurtes, biscoitos, bolos etc.

– Mexerica (ou tangerina):

Essa é uma fruta muito boa para prevenir gripes e resfriados, já que tem uma grande concentração de vitamina C e B. As fibras de sua polpa podem auxiliar na prevenção de hipertensão e doenças cardiovasculares.

Fácil de transportar, ela é uma ótima opção de lanche. Também pode ser adicionada em sucos e chás (suas folhas são ótimas para isso).

– Morango:

A fruta mais famosa do inverno, ela está presente na maioria das sobremesas nesse período. Possui baixa quantidade de calorias e muitos antioxidantes, que podem diminuir dores e abaixar a quantidade dos colesteróis ruins no sangue. Fonte de vitaminas C e A, que reforçam nossa imunidade, algo muito importante durante as baixas temperaturas.

Perfeita para bater no suco, em vitaminas, ou preparar caldas e recheios de vários pratos… morango combina com quase tudo!

Outra dica bacana é incluir suas frutas favoritas em pratos quentes, como por exemplo, em uma panqueca, um bolo, uma tapioca ou até mesmo assá-las no forno. Assim você mata a vontade de comer algo quentinho, sem deixar de lado as vitaminas. Partiu?

 

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