Que a temporada de verão está no seu auge, não podemos negar.

A estação mais quente do ano exige cuidados especiais que vão ser seus grandes aliados no dia a dia.  Nesse período é recomendado que se mantenha uma dieta equilibrada com hidratação constante, para não cair nos perigos das altas temperaturas.

Isso porque, nessa época do ano, perdemos muitos nutrientes e água do nosso corpo, o que pode acarretar em desmaios, fraqueza, anemia, desidratação e até mesmo em doenças mais graves. Por esse motivo, devemos ficar atentos na ingestão de líquidos e escolha dos alimentos.

Ao mesmo tempo, nos dias ensolarados, estamos sempre tentando aproveitar ao máximo. É trabalho, viagem pra praia, piscina no domingo, encontro dos amigos e dezenas de programas para aproveitar muito.

E aí fica a questão: como se organizar para ter uma alimentação saudável e uma rotina prática no meio disso tudo?

É aí que entram em ação os snacks: pequenas refeições saudáveis, simples e fáceis de levar para qualquer lugar. Além de ser uma solução prática e nutritiva, a gente garante: as opções podem ser muito deliciosas. Afinal, queremos que você não perca rendimento em nenhuma das áreas da sua vida.

Confira abaixo algumas dessas opções:

Sanduíches

Qualquer pessoa com mínimas habilidades culinárias sabe como preparar um bom sanduíche, não é mesmo? Mas que tal substituir os já tradicionais ingredientes por opções mais saudáveis?

A começar pelos pães, o ideal é que eles sejam do tipo integral, já que possuem menos farinha branca em sua composição, além de serem ricos em fibras. Eles proporcionam saciedade por mais tempo porque são digeridos mais lentamente.

Os recheios podem ser variados. Pra quem ama queijo, é legal evitar os do tipo amarelo e apostar nos mais leves. Como o queijo cottage, a mussarela de búfala e a ricota. Se preferir, substitua o queijo por proteínas magras, como frango e peixes de águas profundas (sardinha, atum ou salmão, por exemplo). Eles são ricos em ácidos graxos e colaboram para redução do colesterol LDL (que é um dos responsáveis por causar doenças cardiovasculares, angina – dor no peito, infarto ou AVC, por exemplo) nas taxas de triglicerídeos.

Por fim, como acompanhamento e para reforçar sua refeição, você pode apostar em salada de folhas ou ainda no tradicional tomate, experimente temperá-los com orégano e limão, fica uma delícia.

Frutas Desidratadas

As frutas desidratadas duram muito mais, são mais simples de carregar ou armazenar para um lanchinho rápido, e concentram praticamente as mesmas vitaminas e minerais. Ah, e dessa forma seu organismo ainda aproveita melhor as fibras do que consumindo na versão natural. Com isso, elas saciam a fome e matam aquela vontade de comer doce, já que o açúcar natural da fruta fica mais concentrado na ausência de água.

Nós apostamos no abacaxi que possui em sua composição a enzima bromelina, responsável por regular o intestino e auxiliar na digestão, que nessa época do ano fica comprometida pela perda de nutrientes e água pelo suor. Outra sugestão são as maçãs, que são ricas em ferro, e dão aquele gás na energia, além de ajudarem o sistema imunológico e a produção de novas células.

Iogurte natural

O iogurte é uma alternativa super versátil e leve. Ele pode acompanhar saladas, servir de base para picolés de frutas ou até mesmo ser uma sobremesa saborosa. Além, claro, de ser rico em vitaminas e minerais. Segundo uma pesquisa publicada no “British Journal of Nutrition”, tais nutrientes são mais bem incorporados pelo nosso organismo quando os consumimos na forma de Iogurte, do que com a ingestão do próprio leite, já que os Iogurtes são uma boa fonte de vitaminas do complexo B, com destaque para a B12, B6 e a riboflavina, dos minerais cálcio, magnésio e potássio. Eles também apresentam quantidades significativas de proteínas, cujo teor, assim como de carboidratos e gorduras, varia conforme o tipo de Iogurte.

O que torna essa opção ainda mais relevante é que as proteínas presentes no iogurte promovem a saciedade, fazendo você reduzir a quantidade de alimentos que consome no seu cotidiano. Ainda possui cálcio que diminui a produção do cortisol no organismo, um hormônio que favorece o acúmulo de gordura no corpo.

Barra de Cereal

As barras de cereais possuem nutrientes e antioxidantes que são essenciais para o corpo. Podemos destacar, por exemplo, vitaminas A, C e E. Além de promover a saciedade, algumas propriedades colaboram para o aumento da resistência do sistema imunológico e até mesmo na absorção de ferro pelo organismo.

São as campeãs no quesito praticidade e podem te acompanhar não só no verão, mas também no resto do ano.

Nuts

A família dos nuts é imensa, tanto na quantidade de opções disponíveis quanto nos benefícios a saúde. Você pode optar entre amêndoas, sementes de abóbora, sementes de girassol, gergelim, castanhas-de-caju, amendoim, castanhas-do-pará, avelãs, sementes de linhaça, macadâmia, nozes e noz pecan, pistache, quinoa, dentre outros.

Os nuts são considerados boas fontes de vitaminas, zinco, ferro, potássio e magnésio, sais e compostos antioxidantes. Uma combinação perfeita para dar um up no verão.

 

E aí, anotou tudo? Então agora é só preparar o seu kit de snacks leves, gostosos e nutritivos e começar ainda hoje sua uma rotina saudável pro verão!

Fontes:
mundoboaforma.com.br
kiwisuperfoods.com

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.