Pães, massas, batata, biscoitos e muitas outras delícias! Estes alimentos, dentre outros, são conhecidamente fontes de carboidratos e muitas vezes vistos como vilões em uma alimentação, não é mesmo? Mas, na verdade, as coisas não são bem assim! Confira alguns mitos e verdades sobre os carboidratos.

  • Os carboidratos, juntamente com proteínas e gorduras, são os nutrientes responsáveis por fornecer energia a todo o corpo!
  • Quando comparado com a mesma quantidade de gordura, os carboidratos fornecem aproximadamente metade da energia ao nosso corpo. Em números, 1 grama de carboidrato fornece 4 kcal, enquanto que 1 grama de gordura corresponde a 9 kcal. Apenas por curiosidade, as proteínas contribuem com a mesma quantidade de energia que os carboidratos.
  • Você sabia que os carboidratos são a fonte preferencial de energia para o nosso corpo, especialmente para o cérebro? Sem estes nutrientes, nosso corpo tem que se adaptar para suprir a necessidade de energia, o que acaba desequilibrando o bom funcionamento do organismo. Por isso, dietas da moda com muito pouco ou zero carboidratos não são boas alternativas para emagrecimento. Por isso, opte sempre pelo equilíbrio!
  • Em uma alimentação saudável e equilibrada, ao menos 50% da energia que necessitamos ao longo do dia deve ser proveniente dos carboidratos! Esse valor pode variar de acordo com cada indivíduo, podendo chegar até a 60%.
  • Açúcares presentes nos doces e guloseimas são considerados carboidratos simples, pois apresentam estruturas menos complexas, o que quer dizer que eles são metabolizados mais rapidamente em nosso corpo, sendo capazes de promover picos nos níveis de açúcar no sangue.
  • Faça boas escolhas: sempre que possível, prefira as fontes de carboidratos integrais, pois estas contêm fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino. Além disso, elas aumentam a sensação de saciedade e auxiliam no controle dos níveis de açúcar e colesterol no sangue.
  • O que devemos evitar na verdade é o consumo exagerado de carboidratos em nossa alimentação, principalmente os açúcares!
  • O carboidrato das frutas se chama frutose e, por mais que seja muito saudável, não podemos exagerar na dose. Em média três porções de frutas por dia é o ideal! Lembre-se que o suco natural também conta. Então, nada de tomar litros e litros só porque é natural, ok?

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