16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação e hoje paramos um pouquinho para pensar em como usar os alimentos de formas ainda mais saudáveis, sustentáveis e inteligentes. Por isso, escolhemos trazer algumas informações sobre a banana, um alimento que todo mundo come, mas joga a casca fora. Sabia que a banana inteira pode ser super nutritiva inclusive a casca? Dá só uma olhada.

A banana é uma das frutas mais populares do mundo. Segundo a FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, ela só fica atrás da laranja, a mais consumida. Estima-se que o consumo no mundo seja de 11,4 quilos por pessoa ao ano.

Versátil, ela pode ser lanche da tarde ou café da manhã, consumida com aveia e mel, além de ser ingrediente para vitaminas, bolos, diversas sobremesas e até pratos salgados. A banana é rica em vitaminas A e C, além de ter potássio, que ajuda a evitar câimbras. O que poucas pessoas sabem é que a casca da banana também possui diversos benefícios. Abaixo, você pode conferir alguns:

Rica em fibras e vitaminas

A casca da banana contém proteína e fibras, que promovem movimentos intestinais, auxiliando na digestão e na redução dos níveis de colesterol no sangue. Ela também é rica em vitaminas B6, magnésio e potássio.

Ajuda a melhorar o humor

Sabe a serotonina, um dos hormônios da felicidade, liberado quando consumimos chocolate? A casca da banana contém triptofano, um aminoácido essencial que ajuda a aumentar os níveis de serotonina.

Mais rica do que a própria fruta

A casca da banana pode ter uma quantidade maior de nutrientes do que a própria fruta. É o caso de polifenóis, carotenoides e antioxidantes, mais potentes do que os da fruta. Por isso, outro benefício da casca é a utilização para tratar vermelhidão, hematomas e acne na pele.

Agora que você já sabe alguns dos benefícios da casca da banana, que tal consumi-la no dia a dia? O recomendado é que ela passe por algum tipo de cozimento, para suavizar a textura resistente e ficar mais fácil de mastigar ou digerir, mas ela também pode ser batida no liquidificador com outros ingredientes para fazer uma vitamina.

Outra ótima pedida é inclui-la em uma receita de Pão de casca de banana, dá uma olhadinha nessa receitinha que separamos junto com a nossa nutricionista:

6 bananas inteiras com cascas

1 xícara (chá) de água/- 1/2 xícara de óleo

1 xícara de leite/- 1 ovo

30g de fermento fresco (para pão)

1/2 kg de farinha de trigo

1 pitada de sal

1 colher (sopa) de açúcar

Após lavar e picar as cascas de banana, bata-as com a água no liquidificador. Junte o óleo, o leite, o ovo e o fermento e bata mais. Transfira a mistura para uma tigela e acrescente aos poucos a farinha e o açúcar. Por último, acrescente à essa massa as bananas em rodelas e o sal. Deixe crescer até dobrar de volume e leve para assar em forno pré-aquecido até dourar.

Receita super legal para fazer com a família, não acha?

 

E você o que tem feito para evitar o desperdício de produtos e aproveitar melhor os ingredientes no dia a dia? #Alelo #Aleloétudoisso

 

Fonte: https://www.oseudinheirovalemais.com.br/15-receitas-com-cascas-e-talos-de-frutas-legumes-e-verduras/

Facebook: https://www.facebook.com/AleloBrasil
Twitter: https://twitter.com/alelobrasil
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/alelo-brasil
YouTube: https://www.youtube.com/alelo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Veja mais conteúdos que podem te interessar

Comentários

Comentários estão fechados.