A receita é simples: meio limão espremido em um copo com três dedos de água morna, para beber assim que acordar. Nas revistas e sites sobre bem-estar, ficou conhecida como uma solução barata e milagrosa. E como se as suas inúmeras promessas não fossem o suficiente, o truque ainda passou a ser divulgado por modelos e celebridades.

Não há dúvidas de que o limão traz muitos benefícios para a saúde: é rico em nutrientes como limoneno, vitamina C, fibra e ácido cítrico. Mas será que o novo truque para manter a forma – beber com água em jejum – realmente faz bem para a saúde? Conheça a seguir alguns mitos e verdades sobre essa mistura.

Tem o efeito potencializado pelo jejum: verdade.

Como o organismo não está processando nada, a absorção realmente é mais rápida. Além disso, as propriedades do limão facilitam a digestão e ajuda a eliminar resíduos que ficaram durante a noite.

Entretanto, esse efeito pode ser desagradável para algumas pessoas. Quem está acostumado com dietas menos saudáveis corre o risco de sentir náusea, enjoo, dor de cabeça e diarreia. Acontece que o organismo ainda está se adaptando ao novo hábito, então ainda pode levar alguns dias até você se sentir bem.

Beber a mistura faz você emagrecer: mito.

Na verdade, a pectina – fibra que poderia trazer uma sensação maior de saciedade – está bastante concentrada na casca. Em outras palavras, você notaria pouca diferença entre beber a mistura ou a mesma quantidade de um outro líquido. Até existem substâncias no limão que ajudam a dissolver a gordura, mas você só vai sentir diferença quando aliar esse hábito a uma dieta saudável e atividades físicas.

Purifica e equilibra o PH do sangue: mito.

O corpo humano possui diversos mecanismos para que o sangue fique estável. Se não fosse assim, qualquer diferença na alimentação colocaria a nossa vida em risco. Além disso, é exagero dizer que o limão chega a purificar o organismo. Por exemplo, depois de um fim de semana de exageros, o melhor é adotar uma dieta saudável e esperar que o fígado faça o seu papel.

Melhora o funcionamento do organismo: verdade.

O limão é riquíssimo em vitamina C, que ajuda a aumentar a imunidade. Além disso, o consumo do ácido cítrico em jejum pode auxiliar a aumentar a secreção de ácidos gástricos, contribuindo para o processo digestivo. E por ser uma bebida alcalina, ainda atua como um antibiótico natural e ajuda a impedir o avanço de infecções internas.

A água com limão está longe de ser a solução milagrosa que certos sites prometem. Mesmo assim, ainda traz diversos benefícios para o organismo. O ideal é sempre buscar uma dieta sempre mais natural, orgânica e equilibrada. Seu corpo só vai estar saudável quando a alimentação também estiver.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 83

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.