Com certeza já aconteceu com você de ir a um restaurante à quilo, colocar arroz no prato e, lá no final da fila, dar de cara com um macarrão irresistível. Nessas horas sempre vem a dúvida: será que pode comer arroz e macarrão em uma mesma refeição? Vamos  tirar essa dúvida!
Como você deve se lembrar, o macarrão e o arroz fazem parte do mesmo grupo alimentar, que tem os carboidratos, responsáveis por fornecer energia para o nosso corpo, como nutrientes principais. E é justamente por isso que estes alimentos devem ter presença garantida em suas refeições, principalmente no almoço e jantar.
Mas será que eles podem estar juntos? Aqui com o Movimento Comer Bem é Tudo de Bom isso é totalmente permitido! Mas fique muito atento às quantidades! Se você optar por consumir apenas o arroz, a quantidade deste alimento vai ser maior do que se você optar por comer o macarrão também. Reduzindo o tamanho das porções é possível consumir mais de um alimento do mesmo grupo alimentar. Sobre o grupo dos carboidratos, uma boa dica é reservar ¼ do seu prato para eles e dividir este espaço entre as opções de sua preferência. Variar ao longo da semana também é uma excelente estratégia para garantir diferentes nutrientes!
Essa regrinha também se aplica quando pensamos em outras massas, milho, mandioca e batata, por exemplo, sejam elas em sua forma mais simples de preparo ou até mesmo como purês e cremes.

Veja abaixo o quadro que elaboramos com alguns exemplos de equivalência.tabela_2504Queremos que você entenda que esses são apenas exemplos de porções, o que não significa que todo mundo deve comer essa quantidade, ok? Cada um possui necessidades nutricionais diferentes, sendo que essas porções podem ser pouco para um, mas ao mesmo tempo muito para outro. A melhor forma de adequar estas quantidades é conhecendo os seus hábitos alimentares e o seu corpo! Por isso, agora que você já sabe mais sobre como montar um prato equilibrado, que tal dedicar um pouquinho mais do seu tempo para observar seus hábitos e cuidar destes aspectos tão importantes para a sua saúde?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.