Contar com um bom fornecedor de bens ou serviços é essencial, afinal, ele agrega qualidade ao que está sendo feito e oferece suporte à empresa. No entanto, escolher um fornecedor não é uma tarefa tão simples, pois é preciso considerar vários fatores.

Muitos pensam no custo, objetivando arquitetar um negócio lucrativo e com bons indicadores financeiros. No entanto, a qualidade do produto (isto é, o bem ou serviço) adquirido é tão importante quanto. Com esses dois fatores em mente, poderá analisar a relação custo-benefício com maior clareza. A questão é: na prática, como fazer isso?

Nós reunimos tudo o que precisa saber sobre o assunto e 5 dicas para buscar o melhor custo-benefício ao escolher um fornecedor. Portanto, acompanhe os tópicos seguintes!

AVALIE O NÍVEL DE QUALIDADE DOS PRODUTOS

Em primeiro lugar, é preciso buscar por um fornecedor que disponibilize bens e serviços de qualidade. De nada adianta comprar por preço baixo se a qualidade está aquém do esperado. Esse tipo de atitude coloca em risco a empresa e gera prejuízos financeiros.

Em geral, podemos denominar qualidade como o grau positivo ou negativo de excelência de algo. Na maioria das vezes, você não precisa contar com o que há de melhor no mercado, mas sempre há critérios mínimos a considerar. Assim poderá encontrar um excelente fornecedor e pagar um preço justo pelo que busca.

Para avaliar a qualidade do fornecedor, reflita sobre os seguintes questões:

  • os atuais clientes deste fornecedor estão satisfeitos?
  • há casos de sucesso que corroborem a qualidade do fornecedor?
  • os bens ou serviços oferecidos têm um bom conceito no mercado?

Deixar de observar a qualidade é abrir as portas para uma série de efeitos colaterais, como custos de manutenção ou reparo aos clientes finais. Nesse caso, a empresa é mais prejudicada do que beneficiada e pode até pegar um breve caminho ao insucesso.

Portanto, preze pelo fornecedor que disponibiliza um produto de qualidade e que atenda aos critérios preestabelecidos por você, por exemplo: durabilidade, confiabilidade e flexibilidade. Para tanto, busque por critérios — tangíveis ou não — de qualidade e compare os produtos de dois, três ou mais fornecedores até chegar ao ideal.

CONSIDERE O PREÇO FINAL DA PARCERIA

Esse, talvez, seja o fator mais observado na hora de fechar uma nova parceria. Mas é preciso destacar que o menor preço não é, necessariamente, a escolha mais lógica e producente. Há situações em que o maior preço é a escolha mais estratégica e eficaz.

O preço deve ser visto como um indicador do bom fornecedor, mas não como o principal e muito menos o único. Certas vezes o maior preço é justificado pela garantia estendida, o suporte 24/7, o compromisso socioambiental do fornecedor, entre outros fatores. Nesses casos, até certo ponto, vale a pena pagar um pouco mais.

Também é preciso considerar que o preço do produto pode sofrer diversos ajustes, como a incidência dos custos de logística, tributos federais ou estaduais. Sendo assim, o mais correto é avaliar o preço final da compra, já considerando suas especificidades.

No caso do preço, uma ótima dica é fazer a contraproposta. Muitos fornecedores têm margem para negociação e você pode chegar a um preço mais estratégico sem perder critérios de qualidade. Estabeleça o custo específico do quanto pode pagar e inicie uma negociação do tipo ganha-ganha, da qual você e o fornecedor sairão beneficiados.

MONITORE CRITÉRIOS DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

A responsabilidade socioambiental é outro fator a ser considerado. Pode até não parecer, mas os clientes estão cada vez mais conscientes na compra e buscam por produtos que atendam aos seus novos interesses. Portanto, investir em uma cadeia de fornecedores mais responsáveis é uma saída para agregar valor à própria marca.

Na pesquisa de 2018, a Akatu descobriu que 38% dos consumidores apresentam perfil “iniciante”, isto é: que estão começando a adotar hábitos mais saudáveis no consumo. Sendo assim, a busca pelo fornecedor com responsabilidade socioambiental é valida.

Há muitas empresas nacionais que já adotam essa prática como parte da sua filosofia de consumo. A Embraer, fabricando nacional de aviões, possui nos seus contratos com fornecedores políticas sociais e ambientais. O Grupo Pão de Açúcar (GPA), por sua vez, possui uma forte política de compra de ovos que considere o bem-estar animal.

Logo, a responsabilidade do fornecedor deve ser um critério decisivo. De preferência, compre de quem cuida das pessoas e do meio ambiente, assim você também estará agindo com maior responsabilidade social e zelando pelo bem-estar dos seus clientes.

ANALISE O PRAZO PARA PAGAMENTO

Quais são os planos de pagamento disponíveis por cada fornecedor? Alguns exigem o pagamento à vista da compra e outros disponibilizam o parcelamento mensal. É preciso avaliar essas peculiaridades para entender qual melhor se adéqua à empresa.

Imagine que você encontre um fornecedor que tenha um produto de qualidade e um preço competitivo, porém, você não tem o dinheiro necessário à aquisição. A saída seria buscar um financiamento ou factoring para a compra, mas por vezes os juros são elevados e inviáveis. Logo, o ideal é buscar por um fornecedor que venda a prazo.

Mesmo assim, é preciso ter algumas coisas em mente, como o índice de liquidez da empresa (ativos e passivos de curto prazo) e o total disponível no caixa. A compra deve ser feita com a certeza da capacidade de honrar com o compromisso financeiro.

Portanto, busque por um fornecedor que ofereça planos de pagamento condizentes com sua realidade financeira. Se desejar pagar a vista, ótimo, tem mais um fator de barganha e pode pleitear preços mais atraentes, sem perder os critérios de qualidade. Mas se só pode comprar a prazo, avalie condições, prazos e taxas envolvidas.

DESCUBRA A CAPACIDADE DE ATENDER DEMANDAS ELÁSTICAS

O mercado passa por períodos de altas e baixas, e seus fornecedores devem ter capacidade para atender os tempos de maior bonança. Por essa razão, é preciso se certificar que o fornecedor tem capacidade produtiva e eficiência operacional.

Imagine uma loja de roupas na época de Natal. A demanda por certas camisas dispara e a empresa deve ter um fornecedor capaz de atender a nova realidade. Do contrário, correrá o risco de perder vendas e ver seus clientes migrando para a concorrência.

Além disso, você certamente pensa em construir um negócio escalável e ter mais clientes a cada ano. Se seu fornecedor não tiver o potencial de acompanhar esse crescimento, produzindo cada vez mais para atender você, logo precisará voltar à busca por outro parceiro estratégico — o que custa tempo, energia e dinheiro.

Para avaliar a demanda elástica, descubra quais clientes o fornecedor atende, faça uma visita à estrutura física e avalie a cobertura territorial de atendimento. Somados, esses fatores podem dizer bastante acerca do potencial produtivo de cada fornecedor.

Enfim, agora você está por dentro do tema. Busque por um fornecedor que ofereça produtos de qualidade e preço atraente, além de contar com capacidade produtiva, prazos acessíveis e responsabilidade socioambiental. Desse modo, conseguirá equilibrar o fator custo-benefício e garantir a melhor aquisição à sua organização.

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