Muitos gestores de RH buscam implementar um plano de cargos e salários na empresa para se adaptar à dinâmica do mercado e agregar mais transparência aos processos. E, sem dúvidas, essa é uma prática importante para alinhar as expectativas dos seus colaboradores junto às da empresa.

A estratégia é positiva por vários motivos. Dentre eles, destacam-se: a elaboração de uma política de remuneração conforme as funções de cada colaborador, mais satisfação e motivação da equipe, entre outras vantagens.

Você precisa montar um plano de cargos e salários no seu local de trabalho e está com dúvidas sobre o assunto? Então vem com o Blog da Alelo!

Qual é a importância do plano de cargos e salários?

O plano de cargos e salários é uma forma significativa de agregar inúmeros benefícios para as organizações. Essas vantagens podem ser percebidas em curto, médio e longo prazo.

Ao analisar e atualizar os cargos e funções, a companhia tem a oportunidade de definir um modelo de remuneração condizente com seus objetivos e com a realidade do mercado. Além disso, elimina possíveis distorções salariais que desmotivam os colaboradores.

A estruturação dos cargos e salários permite um equilíbrio interno e externo de remuneração e é positiva para tornar o processo de crescimento na carreira mais transparente. Isso porque as regras e o tempo para a escalada profissional se tornam mais claras, assim como os cargos que o funcionário poderá alcançar.

Outro aspecto importante é que essa atitude contribui para aumentar a motivação dos colaboradores. Afinal, eles passam a atuar de forma mais produtiva para que assim consigam se destacar e atingir novos cargos e promoções dentro da empresa.

O plano também é benéfico para atração e retenção de talentos. Dessa forma, a organização pode contar com profissionais mais qualificados e engajados com os objetivos do negócio.

Além desses fatores, a implementação do plano de cargos e salários é vantajosa em outros sentidos, como:

  • permite alterar a estrutura organizacional;
  • define as responsabilidades de cada cargo;
  • auxilia na contratação de novos colaboradores;
  • permite a elaboração de um plano de carreira;
  • melhora o clima organizacional;
  • contribui com o planejamento financeiro da empresa.

Passo a passo para estruturar um plano de cargos e salários

O equilíbrio de cargos e salários tem um papel estratégico na motivação, recrutamento e manutenção da equipe, contribuindo ativamente para os resultados do negócio.

Contudo, para obter o retorno desejado, é fundamental que isso seja feito de forma adequada e em conjunto com outras áreas para que a estratégia esteja alinhado com a realidade e os desejos da companhia.

Veja a seguir um passo a passo de como realizá-lo:

Passo 1: Avaliação

O primeiro passo é avaliar o modelo e a estrutura organizacional atual, como hierarquias, cargos, políticas internas, entre outras informações sobre a realidade da companhia.

Depois disso, é preciso fazer um planejamento para o desenvolvimento do projeto, selecionar os profissionais que participarão dele e os custos envolvidos, como horas extras ou contratação de consultoria.

Passo 2: Levantamento de cargos e salários na empresa

Nessa fase é necessário identificar todos os cargos e níveis existentes na empresa. Isso pode ser usando o organograma, por meio de entrevistas ou questionários com gestores, entre outras estratégias.

Reunir os gestores das áreas é algo extremamente positivo, pois assim você pode analisar os cargos já existentes e a necessidade de criar outros, além de definir o perfil e as atribuições de cada um deles.

Passo 3: Definições de cargos

Após levantar todos os cargos é preciso realizar um detalhamento deles, esclarecendo quais são as atividades e responsabilidades de cada um, habilidades e competências que o profissional que exerce a função precisa ter, entre outros dados.

Essa etapa é significativa para o plano de cargos e salários e também auxiliará no processo de recrutamento, já que as características e o perfil de cada cargo estarão estabelecidos.

Passo 4: Classificações dos cargos

A equipe responsável pela elaboração e implementação do projeto deve fazer a avaliação e a divisão de todos os cargos da empresa para direcionar a estrutura de salários.

Os procedimentos para fazer a avaliação de cargos são diversos e você deve selecionar aquele que for mais adequado com as características da organização. É possível realizá-lo por escalonamento simples, classificação predeterminada, comparação, avaliação de pontos, entre outros métodos.

Na etapa de classificação também devem ser analisados os conhecimentos necessários para a função e a divisão dos cargos em júnior, pleno e sênior, por exemplo.

Passo 5: Pesquisa salarial e definição de salários

Após a avaliação e a classificação dos cargos, a equipe de RH deve realizar uma pesquisa salarial para identificar as remunerações praticadas no mercado por empresas do mesmo porte e segmento par então definir os valores das faixas salariais que serão aplicados internamente.

Esse processo garante um equilíbrio externo da política salarial, por isso, é importante analisar a realidade do mercado com diferentes ferramentas, como tabelas de sindicato, pesquisas salariais de diferentes fontes e benchmarking com empresas do mesmo segmento.

Passo 6: Elaboração da política do plano de cargos e salários

Depois de analisar todos os fatores necessários, chegou o momento de estabelecer as regras para aplicação e manutenção do plano.

O documento deve conter as normas e procedimentos para a administração dos cargos e salários, o formato do crescimento profissional — se isso acontecerá em sentido vertical, horizontal, promoção no mesmo cargo ou com mudança de cargo, por exemplo —, critérios para o crescimento profissional e a periodicidade de atualização da política.

Passo 7: Comunicação do plano final parra toda a empresa

O plano de cargos e salários deve ser aplicado para toda a companhia, inclusive para novos funcionários, e é fundamental que todos sejam comunicados dessa estratégia, o que pode ser feito pela intranet, jornal interno, evento com a equipe, entre outras ações.

A divulgação evita fofocas de corredor e dúvidas sobre o assunto e esclarece o caminho que deve ser percorrido para a ascensão profissional.

O plano de cargos e salários é uma estratégia importante para a gestão da organização e que pode trazer inúmeros benefícios como vimos ao longo do texto. Contudo, ele deve ser elaborado com cautela para que esteja alinhado aos objetivos da empresa.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.