Qualquer local que envolva um número elevado de pessoas, como o ambiente empresarial, tem um alto potencial de gerar algum tipo de ruído na comunicação e, com isso, problemas entre os profissionais. Compreender como uma boa gestão de conflitos pode manter uma equipe em harmonia pode ser muito interessante.

As lideranças e o setor de RH podem ser cruciais para lidar com as principais questões, optando por ações enérgicas e eficientes para remediar e prevenir esses casos, mantendo o bem-estar dos colaboradores. Confira o conteúdo a seguir e descubra como você pode fazer isso.

Entenda: conflitos são normais

Como dissemos, qualquer ambiente com muitas pessoas tende a ter problemas eventualmente, sobretudo se não for muito bem administrado. Por isso, os conflitos nas empresas são tão comuns e podem ter a sua origem nas mais diversas causas, algumas das quais bastante curiosas e inesperadas.

O ego pode ser um fator determinante e, um bom exemplo disso, são as comparações que acontecem em função de disparidades entre os salários nos diferentes setores da organização. A solução para essa questão, por sua vez, pode passar por boa gestão de benefícios, e não por alterações nos salários, como pode parecer em um primeiro momento.

Além disso, quem deseja saber como gerir conflitos deve entender que uma companhia precisa ser um conjunto de talentos em prol de um bem maior, que compartilhe objetivos em comum que devem ir além das suas metas pessoais. Por isso, é essencial buscar mecanismos de gestão capazes de resolver esse dilema.

Como fazer uma boa gestão de conflitos?

Para fazer uma boa gestão de conflitos, é preciso compreender muito bem quais são as capacidades que devem ser desenvolvidas pelos gestores. Algumas características são muito importantes para a relação com os colaboradores e, uma das mais cruciais delas, é ter uma excelente comunicação.

Conseguir se comunicar é indispensável, tanto para passar os objetivos e valores da administração, quanto para compreender melhor os pontos de vista da sua equipe e, com isso, estimular o diálogo e um debate saudável, até chegar à uma conclusão que traga benefícios diante dos conflitos que surgirem.

Além de alcançar qual é o modo de pensar dos outros, o fato de ouvir com atenção aumenta a probabilidade de que os projetos da organização sejam absorvidos com mais eficiência. Quem escuta atentamente consegue ter uma melhor compreensão e, consequentemente, esclarece dúvidas e tem mais chances de sucesso.

Reconhecer o problema é crucial para gerir conflitos

Para fazer uma boa gestão de conflitos, é muito importante que o gestor reconheça a possibilidade real de que ele pode ter que solucionar esse tipo de situação habitualmente na empresa. É fundamental que a sua mediação seja em prol de uma expectativa maior, ou seja, de trabalhar em harmonia e em um ambiente construtivo.

Para isso, é muito importante reforçar a cultura empresarial e estimular o diálogo entre os diferentes departamentos e os funcionários que deles fazem parte. Uma má administração desses problemas pode ocasionar impactos muito negativos, como baixa produtividade, perda de tempo e mais despesas em função do retrabalho.

Dicas para a gestão de conflitos nas organizações

Defina os valores da empresa

Um dos passos mais importantes para a gestão de conflitos nas organizações é definir muito bem quais são os valores da empresa. Assim, é crucial descobrir qual é a missão e a visão de futuro que estão em consonância com o negócio, pois essas definições podem ser indispensáveis para evitar problemas e discussões desnecessárias.

São informações que precisam ser claras e transparentes para todos os funcionários, uma vez que são elas que nortearão todas as condutas a serem seguidas pelo quadro de colaboradores.

Com essa definição, as posturas individuais deverão ser similares para todos e devem caracterizar o comportamento geral, independentemente de posições hierárquicas.

A clareza dos valores também facilitarão o entendimento de feedback, tanto nas avaliações individuais como em reconhecimentos feitos aos colaboradores, dentro da área ou fora dela.

Conheça muito bem a sua equipe

Uma vez que você já definiu os valores e a missão da organização, é hora de você conhecer muito bem a sua equipe, pois cada indivíduo tem suas características únicas e uma personalidade própria. Para uma boa gestão de conflitos na organização, é necessário que saber o máximo possível sobre os seus colaboradores.

Para isso, os gestores devem manter um canal aberto de comunicação, estimulando o contato e minimizando vaidades ou hierarquias desnecessárias. É muito interessante, por exemplo, tomar conhecimento sobre as expectativas, os desejos e os gostos pessoais dos funcionários. Isso pode, inclusive, ajudar na administração do setor de RH.

Diversidade gera mais respeito e valor para a empresa. Equipes interagem, são colaborativas, conversam sobre a visão e os valores. Essa participação composta por um time eclético estimula o respeito e aprendizados sobre diversidade.

Identifique os problemas

A etapa seguinte é identificar os problemas que podem estar afetando o desempenho dos colaboradores e, dessa maneira, gerando conflitos entre os times. Por mais homogênea que seja a organização, as diferenças sempre existem e elas podem causar, naturalmente, algum nível importante de dificuldade de convivência.

É fundamental compreender que, mesmo um problema pequeno, quando não resolvido, pode minar a qualidade de vida dentro da organização e se transformar em um sério desentendimento, sobretudo se uma bela solução não for adequadamente trabalhada. Por isso, identifique o conflito, avalie as posturas e busque uma saída.

Ouça os envolvidos no conflito

Uma vez que você identifique um conflito e tome conhecimento dos envolvidos no problema é hora de, mais uma vez, apostar no poder da comunicação. Ouça cada lado, procurando não interrompê-los durante as suas explanações. Se for indispensável, chame outras pessoas de confiança que sejam próximas dos implicados.

Converse atentamente com os interlocutores, sem nenhum caráter punitivo ou autoritário em um primeiro momento.  Apenas mantenha a postura firme e colha o máximo de informações válidas sobre a situação. Depois, use a sua empatia para se colocar no lugar de cada um e faça a sua interpretação dos fatos.

Seguindo esses passos, você terá muito mais chances de resolver conflitos com maestria e, dessa maneira, manter um ambiente saudável na empresa em que você trabalhar.

E agora que você compreendeu como uma boa gestão de conflitos pode manter uma equipe em harmonia, que tal você apostar também em benefícios como uma solução viável para esse problema? Para isso, entre em contato com a nossa empresa e solicite uma proposta!

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