Infelizmente o número de crianças obesas tem aumentado bastante não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Com certeza hoje em dia é bem mais comum ver crianças acima do peso do que há algumas décadas.

E um dos grandes problemas disso tudo é que junto ao excesso de peso, uma série de complicações podem estar presentes, como por exemplo, problemas articulares, colesterol alto, diabetes, pressão alta, etc.

Apenas para ter uma ideia de como está o cenário no Brasil atualmente e como isso vem mudando ao longo dos anos, veja a tabela abaixo que mostra o percentual de crianças obesas nas ultimas décadas:

1 – Alimentação equilibrada

Procure variar o cardápio e sempre ofertar os alimentos de maneira equilibrada. É comum que algumas crianças não aceitem bem determinados alimentos nas primeiras vezes que lhe são oferecidos, no entanto, é importante sempre colocar no prato e expô-las ao mesmo alimento ao menos dez vezes para que passe a fazer parte de seu repertório alimentar e, portanto, se torne um hábito.  Variar a forma de preparo e apresentação são ótimas estratégias para ajudar neste processo.

2 – Alimentos saudáveis

Que tal fazer um cardápio mais saudável e pedir para que os pequenos auxiliem na hora do preparo? O contato com alimentos mais saudáveis é importante para que as crianças se habituem e ajuda a despertar interesse em prová-los.

3 – Criatividade nos pratos

Procure deixar o prato bem colorido e interessante. Essa é uma maneira prática de chamar atenção dos pequenos para a refeição e aumentar o consumo de diferentes nutrientes. Criar figuras e desenhos divertidos com os alimentos é uma técnica chamada funky food e costuma funcionar muito bem com os pequenos!

4 – Evite fast-foods

Procure evitar o consumo excessivo de alimentos ultra processados, fast-foods, refrigerantes e doces no dia a dia. Não é necessário cortar de vez estes alimentos, mas não deixe que façam parte da rotina alimentar dos pequenos, nem sejam considerados ou relacionados a prêmios e recompensas.

5 – Crie uma rotina alimentar

É importante que as crianças tenham horários definidos para comer em que seja possível se dedicar unicamente a esta atividade, ou seja, desligar a TV, tablets, videogames e escolher um lugar tranquilo é fundamental para criar bons hábitos. A companhia da família nessas horas também é muito importante, especialmente para dar bons exemplos.

6 – Incentive brincadeiras com movimentação

Sabemos que hoje em dia é muito comum as crianças ficarem horas em frente a TV, computador ou videogames, não é mesmo? Esse é um hábito que faz parte do desenvolvimento e da geração em que vivemos, por isso, não é necessário proibir este tipo de passatempo, mas é importante ter horários determinados para estas atividades e também que haja incentivo para a prática de atividades que envolvam movimento. Uma boa dica é unir as duas coisas! Se o seu filho tiver um videogame que permita jogos movimentados, incentive estes ao invés daqueles que os mantém sentados por longos períodos de tempos.

7 – Criar amizades

Que tal convidar um amiguinho do seu filho para uma tarde saudável? Além de promover oficinas de culinária com preparações bem simples, como sanduíches e sucos, você pode propor atividades e gincanas muito divertidas fora de casa. Lembra daquelas brincadeiras antigas que você costumava brincar, como pega-pega, pique-bandeira, queimada, amarelinha, corda? Ensine aos seus filhos e seus amiguinhos, com certeza eles vão se divertir muito e você também!

8 – Faça atividades físicas

Sempre que possível adicione uma atividade física na rotina dos pequenos. Apoie que seus filhos façam educação física no colégio, leve-os ao parque, promova atividades movimentadas e dê sempre o exemplo!

Leia mais no Blog da Alelo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.