A gente já falou por aqui que se exercitar de barriga vazia é vacilo. Mas, você sabe o que comer antes, durante e depois do treino para ter mais disposição e melhores resultados? Se não, a gente te conta!
ANTES
Não inicie a prática de atividade física em jejum. Procure fazer uma refeição leve de três a quatro horas antes de iniciar a atividade para evitar sentir fome, tontura ou fadiga. Além disso, assim você consegue a energia que o organismo precisa e permitir que o estômago esteja (relativamente) vazio durante o exercício. Para esse momento, prefira alimentos fonte de carboidratos (pães, massas, arroz, frutas) e evite os que possam causar algum desconforto, como sensação de estomago cheio, gases e irritação. Alimentos com muito açúcar e gordura também não são recomendados para este momento. Consumir frutas ou suco de frutas uma ou duas horas antes do exercício também é interessante para começar o treino com as energias abastecidas!
Também é muito importante começar a atividade física com o corpo hidratado. Lembre-se de beber líquidos gradativamente durante todo o dia e, principalmente, nas 4 horas antes de se exercitar.
DURANTE
Durante a atividade física, perdemos líquidos e sais minerais por meio do suor. Lembre-se de hidratar o organismo para que ele continue trabalhando adequadamente, evitando que sua disposição seja prejudicada. Tenha sempre próximo a você uma garrafinha com água filtrada para evitar que seu corpo trabalhe no vermelho!
Durante a prática de atividade física mais intensa, onde há grande perda de água e sais minerais, é interessante fazer a reposição também dos sais minerais perdidos, além da água. Nesses casos, água de coco e isotônicos podem ser ótimas opções.
DEPOIS
Depois da atividade física, é hora de repor os nutrientes perdidos para ajudar na recuperação e descanso do nosso corpo. Nesse momento, consuma alimentos fonte de carboidratos, proteínas e líquidos, como lanches naturais com queijo ou peito de peru, por exemplo, e sucos de frutas naturais. Reservar um tempo para descansar e reabastecer as energias é essencial para garantir a boa recuperação do corpo.
Dependendo do tipo e da intensidade da atividade física praticada, pode ser interessante consultar um profissional nutricionista, pois ele poderá dar orientações mais individualizadas de acordo com sua necessidade.

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