Capital de giro, fluxo de caixa, ponto de equilíbrio… Cada segmento tem os seus próprios jargões e entender seus significados é fundamental, não só para dominar o vocabulário da área, mas principalmente para garantir a saúde do seu negócio. “Mais do que conhecer os termos financeiros, todo empreendedor deve compreender sua aplicabilidade e importância, uma vez que são ferramentas essenciais para uma boa gestão e continuidade dos negócios”, afirma Gabriel Carvalho, executivo de finanças da Crowe, rede global nas áreas de finanças, auditoria e consultoria.

Para o professor Fabian Salum, da área de estratégia da Fundação Dom Cabral, o mais relevante é ter conhecimento dos números finais que mostram como a empresa é capaz de criar valor e de se sustentar financeiramente para atender mensalmente seus compromissos. “A falta de conhecimento e fidedignidade nos números demonstrados pelas equações e conceitos de medição, certamente, afetará o interesse de investidores, podendo até dificultar o acesso a linhas de créditos”, destaca Salum.

A economista Bruna Allemann, que trabalha com empresários e investimentos de alta renda, diz que um empresário que não organiza e não possui disciplina nos termos e na prática financeira de sua empresa corre o risco de fechar em poucos anos.

“Expressões como contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa, capital de giro e faturamento são o coração do negócio e permitem enxergar e diferenciar custos necessários e supérfluos”, explica Bruna. Ela complementa que as finanças têm de ser a principal preocupação de uma empresa e precisam estar alinhadas com a mente e expectativas do empresário para curto, médio e longo prazo.

A seguir, conheça alguns dos principais termos financeiros que fazem parte do dia a dia de um negócio.

Expressões financeiras do universo empreendedor

EBITDA
Sigla em inglês para “earning before interest, taxes, depreciation and amortization”. Em português, “lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização” (também conhecida como LAJIDA). É um indicador muito usado para avaliar empresas de capital aberto e mostrar sua realidade financeira. Ele revela o lucro bruto ou resultado bruto gerado da subtração entre receitas e despesas inerentes no processo produtivo de uma empresa. Ou seja, quanto dinheiro é gerado pelos ativos operacionais.

Budget e Forecast
Termos em inglês que significam respectivamente orçamento e projeção. O orçamento geralmente é elaborado para períodos anuais, em que se define o planejamento financeiro das áreas, com valores detalhados da projeção de suas despesas para o período seguinte, incluindo o quanto pretendem gastar a partir das expectativas de receita. Já o forecast consiste no recálculo do budget proposto inicialmente, feito durante a execução do orçamento, permitindo uma visão atualizada do planejamento orçado x realizado. Esse é um termômetro que deve ser acompanhado de perto, pois quaisquer variações impactarão diretamente no fluxo de caixa.

Capital de Giro
São os recursos disponíveis no caixa da empresa que funcionam como uma reserva quando não há entrada financeira o suficiente para cobrir as despesas. Ajuda a manter a empresa ‘em pé’, sem a necessidade de recorrer a instituições bancárias, linhas de crédito ou aportes. O ideal é ter uma reserva que cubra pelo menos três meses dos custos da empresa.

Capital social
É o valor  aportado para abertura de uma empresa ou a quantia necessária de dinheiro que foi investido para criar o negócio. Esse valor varia, dependendo do negócio que se deseja abrir.

Contas a pagar
Todas as despesas que a empresa precisa quitar, o que pode incluir pagamentos dos fornecedores, salário dos funcionários, comissões, investimentos, viagens corporativas, reembolsos, investimentos e mesmo contas básicas como as de água, luz e telefone.

Controle de estoque
Monitora a quantidade de produtos guardados à espera para serem comprados ou produzidos. É importante saber fazer a gestão do estoque para se planejar quanto à necessidade de novos abastecimentos ou se é o caso de realizar uma promoção para não perder o produto estocado.

Contas a receber
Todos os valores que a empresa tem a receber de clientes, à vista e parcelado, e ainda não foram pagos pelos devedores.

Customer relationship management (CRM)
Pode ser traduzido para gestão de relacionamento com o cliente e se refere a um conjunto de ferramentas que ajudam o empreendedor a criar um bom relacionamento com o seu público-alvo, envolvendo promoções, agendas de comunicações com clientes, etc.

Despesas
Todos os gastos feitos pela empresa para ela se manter em pleno funcionamento. Entre eles, salários, comissões, gastos com publicidade e marketing, material de escritório e viagens, entre outros.

DRE
Demonstração do Resultado do Exercício, a DRE, é um documento obrigatório contábil de demonstração. Ele tem como objetivo detalhar as operações realizadas na empresa em um certo período de tempo e ajuda a identificar se o negócio teve lucro ou prejuízo no período analisado. “Parte das receitas geradas pela companhia, engloba os custos e despesas, gastos fiscais, e pode gerar diversos indicadores interessantes para avaliar a eficiência da operação e sua geração de resultado.” – explica Hélio Barone, diretor financeiro na Alelo.

Faturamento
Soma dos valores recebidos pela empresa – pode incluir desde vendas de produtos ou serviços até eventual dinheiro de processo ou restituição de impostos – em um determinado período de tempo. Por exemplo, o valor recebido em um mês resulta no faturamento mensal da empresa. Já as quantias recebidas em um ano representam o faturamento anual de um negócio.

Funil de vendas
Modelo que permite identificar cada etapa do processo de vendas e criar estratégias próprias para atrair potenciais clientes e transformá-los em consumidores reais.

Fluxo de Caixa
Movimentação de todas as entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa. O empreendedor deve controlar todos os recebimentos e pagamentos, com seus valores e prazos. O controle do fluxo de caixa é essencial para manter a saúde financeira da empresa e permite identificar os momentos de descasamento (desequilíbrio) de recursos e oportunidades de melhorias no negócio.

Investimento
Recurso utilizado para determinado fim, com o objetivo de gerar bons retornos. Por exemplo, uma empresa, que decide criar um novo produto para aumentar o faturamento, precisa alocar um valor inicial para seu lançamento. Esse valor é considerado um investimento.

Lucro
São ganhos obtidos por um investimento, calculados descontando os gastos necessários para obtê-lo. Por exemplo, se uma empresa investiu 20 mil reais e teve um retorno de 40 mil, o lucro da empresa foi de 20 mil.

Margem de lucro
Ganho sobre o valor de um determinado produto ou serviço após descontadas as despesas. Essa porcentagem indica o quanto a empresa lucra com as vendas dos seus produtos ou serviço ao consumidor.

MVP
Sigla para Minimum Viable Product. Consiste na realização de testes e pesquisas de mercado para observar a aceitação do produto pelo consumidor e avaliar sua viabilidade.

Planejamento tributário
Serviço realizado por assessoria específica, podendo envolver contadores, tributaristas etc, e que permite que o empreendedor tenha sua empresa enquadrada em um regime adequado. Além disso, possibilita a redução de pagamento de impostos por meios legais.

Plano de negócio
Documento que descreve, de forma detalhada, todas as ações que envolvem o processo de criação, construção, desenvolvimento e resultado de uma empresa que se encontra em formação ou que pretende se transformar e expandir suas atividades. A partir dos objetivos, que refletem as ambições dos empreendedores e onde eles pretendem chegar com o seu negócio, é possível traçar um plano de ação contendo um passo a passo do que precisa ser feito.

Ponto de Equilíbrio
Estágio em que o lucro ou prejuízo da empresa torna-se zero, ou seja, o momento em que as receitas passam a pagar todos os custos e despesas fixas/variáveis. Tudo que superar esse ponto de equilíbrio, também conhecido pelo nome em inglês break even, é considerado como margem ou resultado (lucro). Geralmente é um marco para os empreendedores quando passa por esse ponto.

Preço de venda
O preço de um produto é formado por diferentes aspectos que devem ser levados em consideração para que a definição seja feita com eficiência. Ele pode considerar, por exemplo, a competitividade no mercado, custo de produção e percentual de rentabilidade.

Receita bruta e líquida
As receitas se referem aos valores relativos a vendas de produtos ou serviços em um determinado período. Elas podem ser divididas em receitas brutas, que indicam os valores totais das vendas; e receitas líquidas, que são as receitas brutas deduzidas de devoluções e impostos, ou seja, o valor efetivo que entrará no caixa.

ROI
O retorno sobre o investimento permite entender quais retornos estão sendo gerados por meio de cada investimento. Se uma empresa investe 5 mil reais em marketing digital, por exemplo, ela precisa saber o quanto está tendo de retorno, para avaliar se valeu a pena o investimento, se deve repetir a ação ou mesmo aplicar a verba em outra área.

Stakeholders
Todas as pessoas que participam de forma direta ou indireta da empresa e que são afetadas por ela de alguma forma. Entram aqui sócios, funcionários, acionistas, órgãos públicos, clientes, consumidores, por exemplo.

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