Você que trabalha no setor de alimentação e já oferece a opção de delivery, ou para quem está começando agora no segmento e quer fazer do delivery o principal modelo de entrega de seus produtos, saiba como fazer com que as encomendas cheguem aos clientes da melhor forma possível. Afinal, embalar as entregas corretamente é fundamental para não prejudicar seu produto ou serviço.

A entrega por delivery é uma tendência que veio para ficar. As vendas por delivery cresceram 103% no primeiro semestre de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo pesquisa realizada pela Mobills, startup de gestão de finanças pessoais.

No entanto, para trabalhar com entregas alguns cuidados são essenciais. A começar pela embalagem certa, que é tão importante quanto a qualidade da comida que será entregue. Afinal, a comida precisa chegar saborosa e com boa aparência, para que o cliente tenha a experiência mais próxima possível de como estivesse comendo no próprio restaurante ou lanchonete.

Uma escolha errada da embalagem ou descuido no transporte pode prejudicar toda a experiência e o relacionamento com o consumidor. Algumas situações como o vazamento de parte da refeição, alimentos misturados, pratos quentes entregues frios ou pratos frios entregues quentes devem ser evitados.

Na hora de definir a melhor embalagem para seu delivery, leve em conta:

a funcionalidade: além de proteger e preservar o alimento, invista em embalagens térmicas que mantenha a temperatura do produto.

o design: melhor se a embalagem tiver uma identidade própria, que passe as mensagens do seu negócio, dessa forma sua marca será sempre lembrada.

a sustentabilidade: de modo geral, consumidores dão preferência por empresas que possuem este cuidado, por isso, recomenda-se opções reutilizáveis ou recicláveis. Sobre este último tópico, acesse esse artigo sobre embalagens sustentáveis com mais informações e opções disponíveis.

higiene: além dos itens acima listados, embalar corretamente seus produtos em seu restaurante previne ainda a contaminação cruzada que pode ser a transferência de ingredientes ou até bactérias e microrganismos capazes de causar danos para a comida e o consumidor. Embalagens corretas impedem contaminação proveniente de contato com pessoas ou equipamentos em diferentes estágios da produção e durante o transporte do restaurante até o cliente.

Com as embalagens definidas, é hora de focar no treinamento de sua equipe, nas formas corretas de embalar seus produtos e nos cuidados durante o transporte até o cliente. Veja abaixo algumas medidas para garantir a qualidade do seu delivery:

Cuidado com os líquidos

Prefira latas e bebidas que já venham lacradas de fábrica, mas se optar por bebidas próprias, prefira embalagens especiais que lacrem copos e garrafas. Sempre as transporte em pé, para que não vazem e evitem prejuízos e aborrecimentos. Atenção também para molhos e cremes.

Doces e salgados separados

Alguns pedidos podem ter alimentos doces e salgados na mesma entrega. Quando isso ocorrer, coloque-os sempre em embalagens separadas. Não pense em economizar em caixas nessa hora. O cliente não vai querer ter tudo misturado e vai reconhecer o seu cuidado na entrega.

Mantenha a temperatura correta

Temperatura é tão importante quanto o sabor. Nunca envie bebida gelada na mesma sacola que um prato quente. Separe os alimentos de acordo com sua temperatura. Além de embalagens térmicas para delivery, você pode também embalar sanduíches e massas em alumínio e depois colocar na caixa adequada.
O compartimento de entrega também deve estar bem fechado para que a comida não esfrie durante o trajeto até o cliente.
E mais: tenha cuidado ao embalar produtos que estão muito quentes, pois, dependendo da embalagem escolhida, o vapor e a alta temperatura podem fazer com que o material ceda até chegar ao destino.

Lacre as sacolas

Use lacres nas embalagens de lanches, pizzas e demais pratos. Depois, coloque em sacolas resistentes e lacre também com adesivos ou grampos. Isso evita a violação do pacote ou a perda da temperatura.
Em hipótese alguma os clientes devem aceitar pedidos com lacres violados e você pode inclusive incluir uma mensagem com essa orientação para evitar aborrecimentos. É possível encontrar estes “adesivos” já prontos por aí ou providenciar um personalizado.

Frituras crocantes

É comum recebermos batatas fritas ou salgados murchos porque, geralmente, eles são colocados em embalagens completamente fechadas, que ao gerar vapor, amolece as frituras. Para evitar que isso aconteça, faça pequenos furos na caixa para que saia o vapor e o produto chegue mais crocante e quente possível.

Pense nos complementos

No final do pedido, ofereça a opção do cliente escolher se precisa ou não de complementos como guardanapos, talheres ou molhos extras. Caso ele aceite, embale esses itens separados do alimento, mas certifique-se que estarão protegidos.

A caminho da entrega

Encomenda preparada e bem embalada, então, é hora da entrega! Confirme se o pacote está bem fechado e oriente o entregador a mantê-lo de pé na caixa térmica da moto ou da bicicleta. Importante que o pedido chegue inteiro até o cliente. Lembre-se que em todo o processo, seu produto será avaliado. Garanta o melhor serviço,

E se mesmo assim eu tiver avaliações negativas?

Mesmo com todos os cuidados tomados durante o processo de embalagem e entrega dos pedidos, pode acontecer de alguma coisa não sair como o esperado e causar aborrecimento com o cliente.
E hoje, com as plataformas de delivery e redes sociais, muitos consumidores que têm uma experiência negativa fazem avaliações ou criticam o serviço. Se isso acontecer com o seu negócio, tenha em mente que o cliente está no seu direito e você precisa saber lidar com isso e responder da melhor forma possível.

Se possível, tenha uma pessoa responsável e treinada para responder os comentários e avaliações. No caso das negativas, é fundamental ter cuidado com as palavras. Não é fácil receber uma crítica, mesmo assim, se desculpe e agradeça o comentário.

Direcione a conversa para o privado para que possa conversar direto com o consumidor e veja como é possível resolver o problema, só não prometa algo que não possa fazer. Responda sempre, aprenda com os acertos, com os possíveis erros e boas vendas!

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