Com a internet e a redes sociais a forma de fazer divulgação mudou muito. É cada vez mais comum ver empresas fazendo parcerias com influenciadores, com milhares ou milhões de seguidores, para divulgar seus produtos.

A prática, no entanto, não é exclusiva para os grandes negócios, e seu pequeno estabelecimento também pode se beneficiar dessa ação, focando, por exemplo, em influenciadores menores, com alcance mais local.

Mas, para tirar um bom proveito, é preciso tomar alguns cuidados e avaliar bem o perfil do/da influencier, do seu negócio e dos seus objetivos. Uma parceria efetiva pode ampliar o alcance das suas redes, ganhar credibilidade, conquistar novos clientes e ampliar as vendas.

Com isso em vista, preparamos algumas dicas para você obter os melhores resultados com influenciadores digitais.

1 – Defina qual o seu objetivo

O perfil de influencer ideal para divulgar o seu negócio pode mudar conforme seu objetivo. Assim, defina qual é a sua meta: tornar sua marca mais conhecida, atrair novos clientes, ampliar o alcance das suas redes sociais…

Com o objetivo em mente, fica mais fácil definir também qual o produto ou serviço será divulgado (considerando também questões como estoque e capacidade de atendimento) e, assim, garantir o sucesso da empreitada.

2 – Pesquise sobre o perfil dos influencers 

Não basta apenas olhar o número de seguidores para definir com quem você fará a parceria. É preciso também observar a frequência com a qual essa pessoa faz seus posts, os temas que ela aborda, o tipo de público que alcança, a quantidade de respostas a cada postagem e se ela interage com os seguidores.

Uma medida importante é pedir o “media kit” do influencer que traz essas e outras informações sobre o perfil da rede social. Com esses dados, você consegue avaliar se o perfil do seu estabelecimento está em linha com o do influenciador e, assim, obter melhores resultados na parceria.

3 – Conheça o seu cliente

Para saber se seu público dá match com o público do influencer, é preciso também conhecer o seu cliente. Busque saber quem ele segue nas redes sociais e quais são seus interesses. Assim, fica mais fácil escolher os influenciadores para uma parceria.

4 – Explore as possibilidades

Não é necessário recorrer a grandes influenciadores e gastar muito. Você pode buscar influencers locais, que terão um bom alcance na sua cidade ou bairro de atuação.

Além disso, alguns deles aceitam fazer divulgações em troca de produtos ou serviços, como a possibilidade de comer no restaurante em troca da divulgação. Já outros preferem receber recursos financeiros pela parceria. Veja qual o modelo adotado e quais as suas possibilidades.

5 – Cuide das suas redes

Por fim, assegure-se de que as redes sociais do seu estabelecimento estão com bons conteúdos e divulgações periódicas. Não adianta fazer a parceria se os novos seguidores e potenciais clientes não verão valor ou credibilidade no seu perfil.

Não há passe de mágica, e uma parceria com influenciadores também demanda trabalho. Mas, se você souber definir bem seus objetivos e parcerias, poderá colher bons frutos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.