O varejo balançou em 2020, mas o Natal está chegando para trazer esperança e vendas. Se você ainda não se convenceu disso, calma! Nós preparamos um guia de boas ações que vão te ajudar a fazer desta data um momento tão importante como sempre costuma ser.

Se até então os restaurantes recebiam as famílias para a ceia no salão do estabelecimento, em festas para um grande número de pessoas, no ano em que fomos surpreendidos pelo distanciamento social a estratégia precisa ser repensada. O primeiro passo é aprender o que o período de isolamento nos ensinou. Os consumidores querem continuar comendo no seu restaurante preferido, mas em segurança e, por que não, no conforto do seu lar. Então confira algumas dicas e sugestões para seu estabelecimento neste natal:

Cardápio e receitas natalinas

A primeira dica é apostar em um menu caprichado com antecedência, para que as famílias possam se programar para encomendar a ceia completa.
Que tal inovar nas receitas deste ano? Aproveite o tempo até o Natal para ouvir a sua audiência e se aproximar do seu cliente. Quando você engaja as pessoas em torno das decisões do seu restaurante, elas se sentem mais próximas e é natural que queiram comprar de quem se mostra mais aberto ao diálogo.
Rabanada ou pavê? Uma boa forma de ouvir a sua audiência é usar as redes sociais para aquecer essa relação. Experimente fazer enquetes, pedir a opinião dos consumidores e esteja pronto para satisfazer os desejos de Natal da sua clientela.

Segurança para reunir as famílias neste natal

Outro ponto importante é a segurança e a saúde das famílias. Seja por terem pessoas do grupo de risco ou mesmo por ainda evitar o contato, é muito provável que alguns clientes prefiram não se reunir com um grande grupo de pessoas, como tradicionalmente aconteceria.

As vídeo-chamadas, que se tornaram tão populares durante a pandemia da Covid-19, podem ser a escolha de muitas famílias que não pretendem se reunir para uma grande ceia. É provável que pequenos grupos se reúnam usando a tecnologia como aliada para esse momento, mantendo a segurança de todos.
Logo, os restaurantes podem oferecer kits e ceias que atendam essa demanda. Vale preparar uma comunicação com essa ideia e já levar a sugestão aos seus clientes, que talvez ainda não tenham conseguido parar para pensar em uma solução para comemorar o Natal com os seus queridos.

Para acomodar todos nesta ceia online, uma boa ideia é conectar o notebook à televisão com um cabo HDMI. Aos que pretendem surpreender, é válido até mesmo alugar um equipamento mais elaborado, como um telão, para que a sensação de ceia compartilhada seja ainda mais verdadeira.
Os tradicionais encontros de amigo secreto ou amigo oculto, como chamam os cariocas, também podem ser realizados de maneira inovadora e em segurança. Para fazer parte desse momento, os restaurantes podem disponibilizar kits de drinks e finger foods (pequenas porções servidas em mini-cumbucas, copinhos ou palitinhos, para se servir utilizando os dedos das mãos) que garantem o toque de festa e encontro entre amigos.

Caixas natalinas

Durante o período de distanciamento social, a saída de muitos empresários do setor de restaurantes e cafés foi oferecer refeições completas em caixas para presente. As cestas de café da manhã ganharam uma versão na caixa, que se mostrou uma excelente opção para quem gostaria de presentear amigos e familiares com comidas e bebidas saborosas.

Essa é uma solução que veio para ficar, já que a comodidade de enviar algo saboroso se mostrou prática para os consumidores e rentável para os estabelecimentos que precisaram se reinventar em meio a pandemia.

Neste Natal, a caixa pode levar tanto os ingredientes para o preparo de um almoço ou jantar para a família, como um momento especial recheado com delícias natalinas. Para preparar seu estabelecimento para essa nova demanda, é válido buscar inspiração nas festas em família, na emoção dessa época tão esperada e se adequar ao cenário com criatividade e ação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.