Conhecer as tendências do mercado e às demandas do consumidor é o primeiro passo para atuar no varejo. E quando falamos em público jovem é fundamental entender o perfil e o que muda na hora de atender esses consumidores.

Segundo dados do IBGE, no Brasil existem 47,3 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos, um mercado potencial para empreendedores que querem focar nesse público, que é digital, dinâmico e preza por ética, sustentabilidade e transparência.

Com amplo acesso às informações, é importante chamar a atenção desse consumidor exigente. Como bônus, seu estabelecimento estará também agradando outros perfis de público que de forma direta ou indireta, baseiam-se na opinião e comportamento do público jovem. Para isso, destacamos as principais características para ficar de olho para que seu negócio possa encantar, cada vez mais, os jovens. Vem com a gente!

Foque no mobile

Nativos digitais, lidam com conectividade, internet e dezenas de aparatos digitais desde que nasceram. Eles estão nas redes sociais e usam as plataformas para se informar, opinar e para fazer compras. Esses novos consumidores são omnichannel, ou seja, para eles não existe mais experiência de compra somente em lojas físicas. Seu negócio precisa estar no digital para se relacionar com eles.

Tão importante como ter presença digital, é oferecer tecnologia também dentro do seu estabelecimento físico. Tenha wi-fi gratuito, tomadas para carregar celulares e sistemas que facilitem a experiência deles como programas de fidelidade, pagamentos instantâneos, cardápios ou catálogos digitais. O público jovem é mais aberto às tecnologias inovadoras.

Tenha um posicionamento

As novas gerações estão mais engajadas em causas sociais e esperam que empresas e marcas representem seus valores. Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Nielsen com os millenials (jovens nascidos entre os anos 80 e 2000), 72% dizem ser dispostos a pagar mais por um por produto se a empresa estiver envolvida em causas políticas, sociais ou ambientais.

Em outro estudo promovido pela Barômetro Kantar sobre as influências da COVID-19 no consumidor e no comportamento das pessoas, 48% dos jovens entrevistados afirmaram esperar um posicionamento mais proativo das marcas em relação ao tema e acreditam que elas devem ser agentes de mudança na sociedade.

Os jovens esperam uma atitude mais proativa das marcas diante do que ocorre no mundo. Não se posicionar diante de algum assunto que esteja impactando a vida das pessoas, pode ser visto como cumplicidade e seu negócio pode ser evitado por esses clientes.

Seja sustentável

Outra questão que os jovens consumidores prezam é o cuidado do estabelecimento com o meio ambiente. Invista em abordagens sustentável e aplique isso na escolha de embalagens recicláveis, no descarte consciente e utilize materiais naturais, sempre que possível. Aposte no consumo consciente.

Ajudar algum projeto de sustentabilidade ou ação social é um diferencial valorizado por este público na hora da compra.

Valorize a experiência

Se quer se destacar entre os consumidores jovens, saiba que eles valorizam muito a experiência, que ultrapassa o preço e o produto em si. É preciso cuidar de toda a jornada de compra, do ambiente nos pontos de venda, informações na loja virtual, entre outros pontos. Nenhum detalhe passa desapercebido por eles.

Exigentes e engajados, os jovens também procuram por ajuda na hora da compra e dão importância às histórias por trás dos produtos que vão comprar. Vale usar a criatividade para informar sobre a origem, como são fabricados, alguma curiosidade sobre os produtos oferecidos ou o surgimento do próprio estabelecimento. Humanize seu negócio.

Proporcione uma experiência memorável

Os jovens visitam seu estabelecimento com expectativas pré-concebidas. Por isso, é importante que o conteúdo publicado nos canais sociais e nas postagens do Instagram de seu negócio digam a verdade, representando da forma mais fiel possível aquilo que o cliente jovem de fato encontrará. Isso previne más experiências, que são responsáveis por afastar este cliente para sempre.

Na maioria das resenhas sobre estabelecimentos no Google Meu Negócio, é possível observar que a maioria dos comentários e reclamações relatando experiências ruins, giram em torno de três fatores. Veja como blindar seu estabelecimento contra esses problemas mais comuns:

Preço – modifique preços somente em situações de mudança econômica significativa, ainda assim forneça aos clientes frequentes programas de fidelidade e cupons de desconto para que se sintam valorizados.  
Limpeza
– Deixe uma pessoa responsável pela limpeza frequente de áreas como banheiros, feita em intervalos mais curtos em um dia de maior movimento.
Falta de itens do menu
– Garanta que haverá insumos suficientes para preparar seus pratos de maior sucesso, mesmo em um dia de bastante movimento. Lembre-se também de estar com os garçons treinados para propor alternativas para aqueles clientes com alguma restrição alimentar ou alérgica.

A responsabilidade de garantir uma experiência positiva deve ser compartilhada entre todos os membros da equipe, passando por gerentes, proprietários, serviços gerais, cozinha, garçons, e assim por diante. A recomendação aqui é promover treinamentos e conversas periódicas para manter o time organizado rumo à excelência e alinhado em relação aos fatores cruciais que compõem uma boa experiência:

(i)  Comida
(ii) Qualidade,
(iii) Valor percebido,
(iv) Higiene,
(v)  Local & localização
(vi) Pessoas do staff.

Pratique os verbos envolver, capacitar, ouvir, superar e conhecer. Coloque-se no lugar de um jovem cliente e imagine-se sendo bem tratado, acolhido por um diálogo aberto, autêntico e amigável; Entrando em um ambiente que proporciona uma atmosfera agradável, com música boa, iluminação confortável aos olhos e configuração da mesa em sintonia com suas necessidades; Sendo capaz de personalizar aquilo que está comprando e sentir que sua opinião e preferências contam; sendo surpreendido com algo bom inesperado e perceber que a experiência superou sua expectativa; sendo chamado pelo nome e ter o prazer de notar que suas necessidades de mudança estão sendo antecipadas e atendidas. Experiência incrível, certo? Nessa hora o jovem conclui: “voltarei!”

Está pronto para atender a nova geração de consumidores?
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