Saiba como encontrar fornecedores perto de você para valorizar a produção local, gastar menos e ainda cuidar da natureza.

Pensar em Meio Ambiente vai muito além da conservação de áreas verdes e distantes, como a floresta amazônica. É um tema importante a ser discutido? Sem dúvida! Mas queremos que você reflita: o que é possível fazer aqui e agora?

E nós trazemos algumas ideias para você aplicar aí no seu estabelecimento. Para quem lida diariamente com quilos e mais quilos de alimentos, o primeiro passo é reduzir o desperdício. Se isso ainda é uma questão no seu estabelecimento, você precisa entender direitinho como funciona a nova lei anti-desperdício.

De acordo com a World Resources Institute, os restaurantes são responsáveis por 15% das 41 toneladas de alimentos jogados fora a cada ano no país e a legislação brasileira era, até então, o principal obstáculo para que estabelecimentos conseguissem evitar o desperdício. Mas hoje não é mais problema, embora seja vital manter o controle do seu estoque para evitar esse tipo de cenário.

Outro ponto que valoriza o meio ambiente é a escolha do cardápio. Quando você adota um menu sazonal, também acompanha o que a natureza fornece e, claro, está completamente alinhado com a preservação do meio ambiente.

Além de serem mais apetitosos, os alimentos da estação são mais baratos e podem representar uma bela economia ao final do mês. Você já pensou nisso? E mais: quando você apresenta um menu que muda de acordo com a estação, também cria uma expectativa em relação ao cardápio que só fará o seu cliente ficar mais ansioso pela espera.

O que isso representa? Retorno financeiro e fidelização do cliente, que está sempre em busca de novidade. Para valorizar o entorno e apostar nos alimentos da estação, vale buscar fornecedores locais para minimizar a necessidade de transporte e ainda garantir que tudo chegará fresquinho até o seu estabelecimento.

Como encontrar fornecedores perto do meu estabelecimento?

Se você está se perguntando como fazer isso, calma! A Prefeitura de São Paulo criou o projeto Ligue os Pontos, que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável do território rural do município e aprimorar suas relações com o meio urbano, com a valorização da agricultura sustentável. Trata-se de uma plataforma que possibilita a conexão que aproxima o meio urbano com a zona rural.

O projeto atua com três eixos estruturantes de ação: fortalecimento da agricultura, cadeia de valor e dados e evidências. E para cada uma dessas linhas a Prefeitura previstas ações transversais e ferramentas que viabilizem a: construção de um sistema informacional, capacitação e engajamento dos diversos agentes da cadeia de valor da agricultura familiar local.

Para encontrar um fornecedor perto de você, confira o site Sampa Mais Rural, onde é possível usar recursos geográficos para buscar fornecedores de acordo com o que você precisa, sempre valorizando a agricultura local.

Se você está em Belo Horizonte, o destaque vai para a iniciativa do Boulevard Shopping, que criou uma fazendo urbana. O espaço, que é fruto de parceria entre o shopping e a startup BeGreen, conta com uma área total de 2.700 metros quadrados (e uma estufa de 1.500 m²). O local tem capacidade para produzir até 50 mil pés de alface baby e ervas por mês.

A iniciativa disponibiliza os produtos cultivados para venda em uma quitanda da região, além de fornecer para os comerciantes do shopping. Com incentivo à agricultura local, a economia se fortalece e o desperdício de alimentos é reduzido.

O papel do Instituto Chico Mendes na preservação da biodiversidade brasileira

Não dá para falar em cuidado com o meio ambiente sem lembrar de Chico Mendes, líder seringueiro e ativista ambiental brasileiro (1944-1988) que lutou pela preservação da Floresta Amazônica, suas seringueiras nativas e chegou a receber o Prêmio Global de Preservação Ambiental pela ONU.

Dia 28 de agosto é aniversário do Instituto Chico Mendes (ICMBio).

A instituição iniciou suas atividades em 2007, com a Lei 11.516. O ICMBio é parte do Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

Entre as muitas formas de atuação do ICMBio está a proteção de florestas, que são fiscalizadas pelo órgão. Eles seguem operando um importante trabalho de conservação e hoje, o instituto conta com mais de mil servidores, alocados em unidades que ocupam uma área superior a 171 milhões de hectares. As unidades de conservação correspondem a cerca de 18% da área continental e mais de 26% da zona costeira e marinha.

Você sabia que ao visitar as áreas de conservação, as pessoas incentivam o trabalho do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)? É isso mesmo. São parques espalhados por todo o território nacional, com diversas atrações. Por conta da pandemia do coronavírus, alguns podem contar com restrições neste momento. Para mais informações acesse aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.