Cloud computing: O que é a tal da nuvem?

A tecnologia em constante evolução tem transformado a vida das pessoas e das empresas. Uma das inovações que já faz parte da rotina de inúmeros negócios é a computação em nuvem, ou cloud computing.

Esse conceito significa migrar a infraestrutura física de TI (tecnologia da informação), composta por computadores, racks, servidores, sistemas de rede e softwares para um ambiente virtual , que conta com serviços fornecidos por empresas especializadas, como data centers ou provedores de internet. A nuvem permite aos usuários acessarem, gerenciarem e armazenarem dados de forma segura, a qualquer momento e em qualquer lugar, por meio de um provedor remoto de internet pública, híbrida ou privada.

Para se ter uma ideia da crescente demanda por esse tipo de recurso, o mercado mundial de serviços em nuvem pública deverá crescer 17,3% em 2019, totalizando US$ 206,2 bilhões, acima dos US$ 175,8 bilhões em 2018 e dos 145,3 bilhões de 2017, segundo levantamento do Gartner, empresa de consultoria e pesquisa na área de tecnologia.

Um estudo da GlobalData aponta que até 2020, 94% das empresas brasileiras terão soluções na nuvem. Esse aumento se deve principalmente pela busca do retorno do investimento (ROI, na sigla em inglês), melhora nos níveis de segurança e de entrega de serviços.

Segundo Eduardo Neger, presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet), a maioria das empresas já utiliza o cloud computing, mesmo sem se dar conta disso. “Um bom exemplo são os serviços de e-mail, redes sociais e vídeos sob demanda usados diariamente pelas pessoas. Todas essas informações e dados passam pela nuvem”, explica o executivo.

Pequenos e médios empreendedores se beneficiam do uso da nuvem

 Os pequenos e médios empresários também estão migrando para o ambiente virtual de olho nas vantagens que o serviço oferece. Dentre elas, o aumento da produtividade, segurança e eficiência de custo, uma vez que a empresa que migra suas operações para a nuvem não paga atualizações do sistema, costuma pagar apenas pelo uso dos serviços, como backup, armazenamento de dados, redes e sistemas operacionais, ou recursos, que podem incluir desde sistema de refrigeração e energia até escalabilidade – capacidade de aumentar os recursos tecnológicos armazenados na nuvem conforme um determinado sistema de gestão.

Dispor de profissionais especializados e materiais para manter equipamentos e datacenters com níveis de segurança e disponibilidade de dados e operação requer investimento significativo. “No caso do cloud computing, esses recursos compartilhados por várias empresas viabilizam o acesso a serviços de alta qualidade e podem ser uma alternativa acessível às PME´s”, destaca Neger.

Ele ressalta, ainda , que a decisão de migrar os dados da empresa para a nuvem acontece quando o empreendedor percebe que já não tem uma infraestrutura física adequada e segura para gerenciar seus dados, que podem incluir desde operações financeiras e cadastros (de clientes, fornecedores e funcionários, por exemplo), até a necessidade de backup e segurança contra eventuais invasões cibernéticas que possam colocar em risco a operação do negócio.

Para Thiago de Almeida Correia, coordenador do curso de Cloud Computing & Devops das Faculdades Impacta, com sede na capital paulista, outro atrativo da adoção à nuvem é a facilidade no acesso aos dados, que permite que as informações, como dados financeiros, de vendas ou estoque, por exemplo, estejam sempre disponíveis, mesmo em momentos de crescimento temporário. “Períodos de promoções relâmpagos, a exemplo da Black Friday ou Natal, exigem uma ampliação na arquitetura de TI para suportar um grande fluxo de dados e operações e um serviço de cloud nessas situações é fundamental”, exemplifica.

A adoção desse recurso pode ser uma boa estratégia para melhorar a eficiência operacional e financeira do empreendimento, mas é importante contar com o auxílio de empresas especializadas na área, como provedores de internet, conectividade e aplicações de TI. “A migração para a nuvem é uma operação complexa quando a quantidade de dados da empresa já atingiu certa dimensão. Fazer esse processo com o apoio de uma consultoria especializada é fundamental, pois ela vai auxiliar a empresa a contratar e reter os recursos certos para o tamanho e volume do seu negócio”, aconselha.

Confira alguns benefícios que a nuvem pode trazer para a sua empresa:

1 – Segurança

O bom gestor não abre mão da segurança do seu negócio, seja ela física ou virtual. Na nuvem, todas as informações armazenadas podem ser acessadas de qualquer lugar, com barreiras de proteção extremamente seguras. O mesmo não acontece se você perder seu HD ou se ele falhar por alguma razão.

2 – Eficiência de custo

Manter um ou mais servidores próprios que garantam a operação e a segurança das informações requer investimento contínuo em espaço e manutenção adequados. O serviço de cloud reduz esses gastos porque a nuvem está alocada em um ambiente virtual que permite utilizar o serviço sob demanda – ou seja, contratar um serviço de nuvem permite manter suas operações com menos investimento.

3 – Dados à distância de um clique

Contar com um serviço de cloud computing facilita o acesso a dados da empresa 24h por dia e torna mais prático o cruzamento de informações para a tomada de decisões. Por exemplo, se você planeja aumentar a venda de determinados produtos, pode definir sua estratégia a partir de um estudo dos dados disponíveis na nuvem: quanto de matéria-prima será necessária para a produção? Quantas pessoas vão trabalhar nesse projeto? Qual será o investimento necessário e o ROI estimado? Com os dados armazenados e organizados na nuvem, responder a essas perguntas fica mais fácil.

A conclusão é que investir em tecnologia pode ajudar a diferenciar o negócio frente aos concorrentes. Então, bora inovar?

humildade e liderança

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.