O conceito de liderança pode ser bastante complexo dentro de uma organização, por conta desta complexidade, ser um líder é sempre um tremendo desafio, ainda mais em um período no qual o mercado anda altamente competitivo e oscilando em praticamente todos os seus segmentos. O papel da liderança é extremamente importante para fazer a diferença, não apenas em uma organização como um todo, mas nos micro-organismos empresariais que fazem o todo funcionar, de forma produtiva, trazendo assim resultados positivos, retornos concretos e sólidos para a empresa escalar.

Dentro desse contexto, é crucial explicar, entender e aplicar a partir de uma gestão por competência e habilidades, os estilos de liderança praticados nas empresas.

O fato é que os gestores possuem suas próprias preferências para engajar os seus colaboradores, o que os leva a adotar determinadas posturas e agir dentro de um padrão que reflita adequadamente suas personalidades. Confira o conteúdo a seguir um pouco mais sobre essas características.

LÍDER AUTOCRÁTICO

O líder autocrático é aquele que centraliza em si próprio uma boa parte da autoridade e das decisões que serão tomadas na empresa. Com esse estilo de liderança, os funcionários não têm muita liberdade de escolha ou participação no andamento do negócio, possuindo pouco espaço para questionamentos ou sugestões.

A figura do líder autocrático se sobressai e costuma ter uma personalidade um pouco mais dominadora e isso, onde existem muitas decisões e poucas consultas, em linhas gerais, faz este tipo de líder autocrático tem a característica onde ele seja temido pelo grupo. Profissionais, submetidos a esse tipo de liderança, costumam apresentar um volume maior de resultados, sobretudo em curto prazo. Entretanto, o líder autocrático também apresenta evidentes sinais de tensão, insatisfação e até mesmo propensão a conflitos entre os colegas.

LÍDER DEMOCRÁTICO

O líder democrático é aquele que busca facilitar os processos e pensa bastante na qualidade de vida dos seus subordinados dentro do ambiente de trabalho, fazendo com que todos sejam parte importante das decisões da empresa. Por essa razão, é um estilo de liderança interessante para a gestão de qualquer empreendimento, pois abre portas para uma diversidade de opiniões, ideias, e um ambiente diversificado para orientações e tomadas de direções.

O clima agradável e o ambiente sadio dentro da corporação são prioridades e essa liderança interage bem com a equipe e encoraja a participação individual. Equipes submetidas à liderança democrática costumam apresentar excelentes resultados e maior integração, senso de responsabilidade e comprometimento.

Nesse estilo de liderança, os próprios grupos podem esboçar as providências e escolher algumas das técnicas para atingir os objetivos solicitados. Assim, eles podem buscar o aconselhamento técnico da chefia apenas quando isso for necessário, mas também podem sugerir alternativas e novas perspectivas por meio de debates. Este tipo de liderança democrática é bastante popular entre as empresas.

LÍDER LIBERAL

O líder liberal é aquele que, como o próprio nome já diz, estimula um maior senso de liberdade para os seus comandados, valorizando as tomadas de decisões individuais ou pelo próprio grupo e participando delas apenas quando isso for imprescindível. A liderança liberal tem como característica o foco na equipe em si, e há um clima de confiança nos talentos e no desempenho das pessoas.

O líder liberal entende que os funcionários tendem a ser maduros o suficiente e são capazes a cumprir as suas tarefas, sem a obrigação de um acompanhamento constante. É muito importante ter cuidado para, com o passar do tempo, não ter problemas de produtividade em função da falta de autoridade.

LÍDER COACHING

O termo “coaching” está na moda e, como não poderia deixar de ser, existem muitos líderes que estão se valendo desse conceito de coaching para conduzir os seus colaboradores para o sucesso. Esse é um estilo de liderança típico dos tempos modernos, no qual a performance dos liderados pelo coaching costuma ser o foco principal.

A liderança coaching é aquela que tem um intenso interesse no aumento da produtividade da equipe, com um intenso acompanhamento da evolução de cada talento. Esse acompanhamento se dá, por exemplo, oferecendo feedbacks, incentivando proporcionando reconhecimento quando as metas e principais objetivos forem atingidos.

É uma boa estratégia para manter as pessoas motivadas e alinhadas com as suas atividades, promovendo um ambiente de trabalho dinâmico e aprazível, com um clima de colaboração e confiabilidade. O líder coaching estimula uma visão positiva do futuro, primando pela excelência de cada indivíduo.

LÍDER SITUACIONAL

O líder situacional é outro que vem ganhando espaço no mercado de trabalho atual, pois as suas premissas são modernas e podem trazer excelentes resultados para os mais variados tipos de empreendimentos. A marca principal do líder situacional é que a sua postura pode variar bastante de acordo com cada meta, cada contexto e com cada equipe de trabalho.

Dessa maneira, esse guia pode transitar entre o autocrático e o democrático, por exemplo, de acordo com o que cada situação apresenta. Quem deseja comandar com esse perfil precisa ser flexível e dotado de uma poderosa inteligência contextual para fazer avaliações e ponderações consistentes, antes de tomar qualquer decisão.

Também é muito importante ter bons níveis de inteligência emocional para pensar antes de agir e, dependendo do grau de maturidade do seu time, ele precisará escolher entre treinar, engajar, apoiar ou até mesmo punir. O líder institucional é um estilo que tende a funcionar melhor em equipes competentes e com bons níveis de comprometimento.

LÍDER EXECUTOR

O líder executor é aquele que tem sua ação orientada para tarefas, mantendo o foco na execução das atividades propriamente ditas. Ele é preocupado, sobretudo, com os prazos, as despesas e padrões de qualidade. Na maioria das vezes, líderes executores são mais eficientes e alcançam os indicadores que devem ser atingidos de acordo com os objetivos.

Esse tipo de líder executor precisa de ordem e organização, pois somente dessa maneira é possível ter o domínio de tudo o que é feito. A liderança executiva voltada para a execução também é focada em indicadores de desempenhos e métricas, que permitam mensurar e gerenciar tudo aquilo que é feito no empreendimento.

O lado negativo é que o do líder executivo pode deixar a desejar nos aspectos humanos, focando apenas nos números. É fundamental ter em mente que o principal fator de sucesso das empresas são seus talentos, pois são eles que trazem vida aos processos diários e contribuem para o sucesso do negócio.

Como podemos perceber, existem diversos tipos de liderança nas empresas e cada um desses estilos possui suas peculiaridades, suas vantagens e também pontos negativos. Para saber qual será a mais eficiente para o seu empreendimento, é importante conhecer o negócio e compreender o que os colaboradores esperam da gestão!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.