Nos últimos 15 anos, a frota brasileira mais que dobrou de tamanho. Temos cerca de 50 milhões de veículos circulando pelo país e é natural que o trânsito seja uma consequência desse alto volume. Você deve ser prova disso! Seja dentro do carro ou no transporte público, com certeza você leva mais tempo do que gostaria para se locomover.

Como as soluções para amenizar esse verdadeiro sofrimento que é ficar parado no trânsito levam tempo — e incluem questões como obras de infraestrutura e melhorias no transporte público — o jeito é aprender a usar esse tempinho da melhor forma possível. Seja naquela viagem do feriadão, na ida para a praia em pleno verão ou mesmo no trânsito de cada dia, o importante é tentar se manter calmo e garantir que a segurança seja prioridade. Para te ajudar a combater o stress no trânsito, a Alelo Auto separou uma série de dicas. Confira a seguir:

Sente-se corretamente: sua postura corporal pode colaborar para aliviar a tensão — e isso vale tanto para motoristas quanto para passageiros. Portanto, fisioterapeutas recomendam que o corpo fique completamente encostado no assento do banco. A coluna lateral do carro, de onde sai o cinto de segurança, é um bom padrão de referência na posição e angulação do banco para que você não fique curvado demais. Além disso, mantenha os calcanhares totalmente apoiados no assoalho do veículo sempre que possível — ou seja, não fique com o pé na embreagem tensionando a perna quando o trânsito estiver completamente parado.

Faça alguns exercícios: Fisioterapeutas recomendam que de hora em hora você faça o exercício chamado “quatro sentado”, que alivia a região lombar. É bem fácil: cruze uma perna sobre a outra formando um quatro e em seguida incline levemente o corpo para a frente, mantendo a coluna reta, até sentir um alongamento suave na região dos glúteos. Fique nesta posição por 30 segundos e repita os movimentos com a outra perna.

Alongar o pescoço, com ajuda do braço passando ao redor da cabeça também é indicado. Os pulsos também são fáceis de serem trabalhados com ajuda da mão oposta e flexionados por poucos segundos. Claro que você não fará uma verdadeira ginástica dentro do carro ou transporte público, mas se alongar pode ser uma estratégia valiosa para relaxar.

Busque aliados: Leve sempre algum objeto anti-stress dentro do carro para te distrair. Aquelas bolinhas plásticas de apertar, por exemplo, podem ser bem úteis para ativar a circulação e exercitar os pulsos. Para ajudar a passar o tempo, estipule séries de movimentos e tente relaxar. Outra dica é levar snacks para petiscar durante o trânsito. Assim, a sensação de irritação causada pela fome não ganha dimensões exageradas.

Mantenha um ambiente agradável: você passa horas e horas dentro do veículo. Portanto, mantenha o ambiente limpo e organizado. Isso ajuda que o cérebro não piore a situação de irritação por conta do trânsito extremo com a presença em um ambiente desorganizado.

Use o tempo para se organizar: aproveite o tempo no trânsito para se organizar mentalmente. Esse pode ser um período valioso. Pela manhã, você pode estabelecer suas metas diárias e revisar compromissos. No fim do dia, o trânsito pode ser um espaço de reflexão.

Faça algo novo: os passageiros de transporte público têm mais facilidade neste tópico. Afinal, podem usar esse momento para ler um livro, estudar ou mesmo ouvir algum podcast interessante. Dá até para puxar assunto com quem está por perto. Mas isso não quer dizer que os motoristas não podem aproveitar o tempo para fazer coisas novas. Aprender um idioma, por meio de áudio, pode ser uma opção para esse momento de trânsito intenso. Isso, claro, sem se esquecer da questão da segurança.

Capriche na trilha sonora: essa é dica mais praticada por quem enfrenta a demora no trânsito diariamente. Por isso, abuse de músicas que tragam uma sensação boa, mesmo que elas não sejam exatamente relaxantes. O importante é ser eclético e fazer o tempo passar. Vale tudo na hora de se distrair!

Agora que você já conhece algumas ferramentas para combater o stress no trânsito aproveite para compartilhar essas dicas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.