Profissional responsável por cuidar do setor de transportes de uma empresa, o gestor de frotas, tem cada vez mais demandas para atender e é cobrado também pela gestão da mobilidade das corporações. Seja para o controle de gastos, busca por eficiência e também para cuidar da segurança dos motoristas, a análise de dados é fundamental para o exercício da função desses profissionais. Com uma infinidade de indicadores à disposição, o papel do gestor de frotas consiste em elencar as prioridades e analisar os dados de forma contextualizada.

A tecnologia é indispensável para auxiliar nesse processo de visualização e cruzamento de indicadores. Aqueles intermináveis relatórios mensais, que não cruzam dados, já não são mais a melhor opção. Confira a seguir os dados que não podem faltar para um gestor de frotas no dia a dia:

-Custo do quilômetro: Talvez essa seja a informação mais requisitada pelos profissionais da área. Por meio desse indicador, o gestor consegue calcular o valor por quilômetro percorrido por cada veículo da frota, além de conseguir determinar um custo médio e fazer um ranking entre os componentes da frota.

-Controle de CNH: Visando a segurança dos motoristas e o atendimento à legislação de trânsito, o trabalho do gestor também implica em controlar a data de validade da carteira nacional de habilitação dos condutores. Indicadores por cores podem auxiliar os profissionais a visualizarem os documentos expirados, prestes a vencer (90 dias antes) e os que estão em dia.

-Ranking por consumo de combustível: É sabido que a potência do motor, forma de condução, modelo do veículo, distância percorrida e até o tipo de estrada influenciam no consumo de combustível. A fim de organizar essas variáveis, os gestores podem trabalhar com o indicador de ranking de veículos por consumo de combustível. Com auxílio da tecnologia é possível cruzar os dados e alertar os profissionais que destoam da curva, além de prever eventuais manutenções nos veículos fora do prazo.

-Ranking por modelo: A eficiência energética dos veículos é importante, mas para que a questão da segurança seja tratada de forma prioritária, os gestores podem usar as informações do Latin NCAP, organização que realiza testes de colisão e oferece informações sobre o desempenho em segurança dos veículos. Com bases nos tradicionais testes de impacto, os gestores sabem a quantidade de estrelas de cada veículo e podem fazer o cruzamento de dados sobre a eficiência dos modelos. Essa informação ajuda na hora da renovação de frota, por exemplo.

-Mapa de abastecimento: Ter uma ampla rede de postos de combustível cadastrados é essencial para garantir que não haja prejuízo na logística dos veículos. Observar os pontos de abastecimento e diversificar as áreas é essencial para garantir a agilidade na operação e o controle dos custos com combustível

-Combustível certo: Como a frota brasileira conta com a opção de veículos flex, que podem ser abastecidos com etanol ou gasolina, cabe ao gestor orientar os motoristas sobre qual o tipo de combustível financeiramente mais vantajoso para cada abastecimento. Como os valores estão em constante atualização, a tecnologia que mapeia os postos e os preços é um importante aliado nesse controle de custos.

Pensando em facilitar a visualização dos indicadores e visando o cruzamento da infinidade de dados disponíveis, a Alelo lançou recentemente o Painel da Frota, que consiste em uma ferramenta com informações bastante detalhadas da frota para atender o gestor no dia a dia. Por meio do dashboard, que possui um layout moderno e interativo, com infográficos coloridos que assinalam rankings e até mesmo documentos vencidos, os gestores podem apurar os dados de maneira fácil e melhorar a performance no dia a dia.

“Em uma segunda fase, a ferramenta será personalizada. Cada cliente poderá definir os indicadores mais úteis para sua gestão e solicitar que a Alelo inclua na interface”, explica Roberto Niemeyer, Diretor da Unidade de Despesas Corporativas da Alelo. E você, já sabe quais são os principais indicadores para gerir sua frota? Compartilhe com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.