O mercado de trabalho é muito acirrado e competitivo. As empresas precisam atender bem seus clientes e serem capazes de reter bons profissionais para garantir que os produtos e serviços oferecidos sejam entregues com qualidade. Uma das maneiras de que isso aconteça é ter uma boa gestão de benefícios. Reconhecer valores pessoais e profissionais é crucial para uma boa performance dos empregados.

Oferecer vantagens aos empregados é uma forma de valorizar o trabalho deles e estimulá-los a permanecer na empresa. O reconhecimento profissional é algo que sempre deve ser ressaltado, para que a saúde da equipe e da empresa em geral seja cada vez mais melhor. Por isso, é muito importante saber como gerir os benefícios e garantir que eles proporcionem melhoras nas atividades desempenhadas pelos profissionais e tragam ganhos à organização.

A seguir, apresentamos algumas informações que vão ajudá-lo a executar a gestão de benefícios da companhia.

BENEFÍCIOS OBRIGATÓRIOS X BENEFÍCIOS OPCIONAIS

Antes de tudo, lembre-se de que alguns benefícios e programas de incentivo são obrigatórios. Vale transporte, vale alimentação (quando a empresa tem mais de 300 empregados), férias remuneradas, 13º salário, FGTS e adicional noturno são exigidos por lei e devem ser concedidos a qualquer trabalhador contratado no regime CLT.

Portanto, deve-se levar em conta os custos dessas exigências antes de realizar qualquer contratação.

Os outros benefícios, como assistência médica e odontologia, auxílio combustível, convênios, bolsa de estudos, vale cultura, entre outros, não são obrigatórios. Entretanto, ao serem oferecidos, conseguem motivar os profissionais e, consequentemente, aumentar a produtividade.

Quando se investe na qualidade de vida do trabalhador o retorno é certo. Por isso, é muito importante saber como fazer a gestão de benefícios e programas de incentivo e entender suas vantagens.

AS VANTAGENS DA GESTÃO DE BENEFÍCIOS

Como já dissemos, oferecer vantagens aos colaboradores aumenta a produtividade e os motiva a permanecerem na organização. Por isso, é fundamental que você entenda como esse estímulo funciona.

Engana-se quem acredita que o empregado é movido apenas pelo salário. Além da remuneração, ele precisa se sentir parte da empresa e enxergar propósito no trabalho realizado.

Conceder benefícios é uma maneira de trazer o sentimento de pertencimento ao colaborador. Afinal, ele se sente gratificado e valorizado e, por isso, produz mais e melhor. Em consequência disso, a empresa pode aumentar seu faturamento. Ou seja, todos saem ganhando.

Ainda, quanto mais o empregado se sente valorizado, usufruindo de vantagens oferecidas a ele, maior a sua vontade de permanecer na organização. Isso traz uma redução de turnover na companhia.

Portanto, uma gestão de benefícios adequada contribui para a redução dos custos de desligamento e contratação de novas pessoas. Assim, é possível perceber que, além de produtividade, o investimento é capaz de reduzir as despesas.

Além de tudo, benefícios diferenciados são capazes de estreitar o relacionamento entre os empregados e a empresa. Quando a organização oferece algo diferente do que o mercado geralmente proporciona, ele compartilha a vantagem com seu ciclo social, o que fortalece a reputação e imagem da companhia.

Viu como é fundamental investir em vantagens para o público interno? A seguir, você verá como elas pode ser aplicada na organização fazendo com que o time mantenha o foco no objetivo da empresa e performe com a motivação necessária.

GESTÃO DE BENEFÍCIOS NA SUA EMPRESA

Como já dito, existem benefícios obrigatórios e opcionais. Cabe aos gestores responsáveis utilizarem cada um deles com sabedoria, fazendo uma boa gestão de benefícios. Assim, contribuirão para a melhoria da qualidade de vida do profissional e trarão mais praticidade e dinamismo para a empresa, além de reconhecer os valores pessoais e profissionais de cada time.

Independente do que for oferecer ao colaborador, é preciso escolher uma boa empresa para ajudar na gestão de benefícios. Ela deve conceder vantagens para a companhia e, se possível, abranger vários segmentos. Isso facilitará para a organização, pois, tudo será resolvido com apenas um fornecedor.

Uma dica é optar por parceiros que utilizem sistemas online para pedidos e disponibilizem atendimento fácil para quando for preciso esclarecer dúvidas e pedir informações.

Para te ajudar a fazer a gestão de benefícios, selecionamos alguns planos de incentivos e recompensa como motivação que podem ser trabalhados na organização, e que levem a um reconhecimento profissional positivo.

VALE ALIMENTAÇÃO / REFEIÇÃO

Ao contratar uma empresa que ofereça o vale alimentação ou refeição, deve-se levar em conta a abrangência da rede. Por mais que esse benefício seja obrigatório, se o vale não for aceito pelos restaurantes próximos ao local de trabalho ou na maioria dos supermercados, não será útil aos empregados.

Outro ponto é a facilidade com que os colaboradores tem acesso e fazem também a gestão do benefício. É comum as empresas oferecem não só canais de atendimento mas aplicativos que agilizam a organização financeira do valor recebido. Assim, o próprio funcionário consegue administrar os gastos e chega ao final do mês com saldo.

A gestão deve ser feita tanto do ponto de vista financeiro da empresa mas também incentivado por ela aos colaboradores.

VALE TRANSPORTE

O vale transporte também é obrigatório. Mesmo que existam companhias públicas de transporte coletivo, contratar uma fornecedora que faça esta gestão para você conta em ganho de tempo nos processos internos. Horas poupadas com essa gestão podem ser alocadas para outras atividades.

Caso sua empresa tenha atuação nacional, verifique se a empresa escolhida tem presença em todo o país. Isso contribuirá para uma logística de transporte mais eficaz.

Ainda, é importante estar atento ao percurso dos trabalhadores. Se houver uma forma de calcular os trajetos mais econômicos, melhor.

CONVÊNIOS

Um benefício que ainda não é tão explorado pelas organizações é a rede de convênios. Por meio dela, os empregados têm acesso a descontos em diversos estabelecimentos comerciais.

Para garantir mais agilidade em firmar as parcerias e ter uma rede mais extensa de conveniados, a organização pode terceirizar este serviço. Adquirir um pacote com limite mensal de gastos por empregado pode ser uma alternativa viável para a companhia e benéfica para os colaboradores.

Lembre-se de que ao contratar um parceiro para realizar a gestão de benefícios, ela precisa ter abrangência. No caso de rede de convênios, ela precisa ter parcerias com estabelecimentos relevantes e adequados às necessidades e realidade dos seus funcionários.

PREMIAÇÕES

Premiações são sempre muito bem-vistas pelos empregados, tendo sempre um feedback positivo, afinal, é uma forma de reconhecer a dedicação ao trabalho e celebrar a conquista de objetivos. Reconhecer valores pessoais mais uma vez traz benefícios, e muitas vezes uma performance além da esperada.

Elas podem acontecer por meio de brindes, serviços (como viagens e bolsa de estudos) e bonificações em dinheiro. Ao escolher a última opção, o valor pode ser creditado na conta bancária do empregado ou por meio de um cartão em que o próprio empregado realiza suas compras e faz o seu controle.

DATAS COMEMORATIVAS

Celebrar as datas comemorativas (Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, etc.) também contribui para a melhoria do ambiente interno e motivação dos funcionários.

É importante que o RH esteja disposto a investir em ações e eventos voltados para colaboradores para comemorar essas datas. Também pode haver distribuição de brindes e, quando houver a celebração natalina, fazer a distribuição de cestas ou vales. Quando ele compartilha os benefícios com a família, a organização também ganha, pois melhora sua imagem como uma boa empresa para se trabalhar.

 

Ajudamos você a entender melhor como realizar a gestão de benefícios no lugar onde trabalha? Então, aproveite para compartilhar esta matéria em suas redes sociais e mostrar para seus contatos que você investe em conhecimento.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.