Encontrar um emprego ou se recolocar no mercado nunca foi tarefa simples. O desafio ficou ainda maior em tempos de pandemia. No trimestre encerrado em janeiro deste ano, o Brasil registrou a maior taxa de desocupação desde 2012, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com 14,3 milhões de pessoas desempregadas.

Em meio ao cenário desafiador, conhecer técnicas de busca pode ser um diferencial. O ambiente on-line já concentra 90% das oportunidades de trabalho no Brasil, segundo o Indeed, site de empregos com atuação global.

Para ajudar quem busca encontrar emprego ou quer mudar de carreira, o Blog da Alelo conversou com especialistas do Google e consultores de carreiras para elencar dez dicas que podem te ajudar a se destacar nas futuras oportunidades de mercado:

1 – Ferramentas de busca de emprego

Use a tecnologia ao seu favor! Comece sabendo onde é o lugar certo para procurar emprego. Você pode usar o Google, por exemplo. Para isso, digite ‘Google Jobs’ no seu navegador. Por meio da busca do Google, é possível pesquisar vagas e filtrá-las para encontrar exatamente o que está disponível por profissão ou área de atuação.

Na barra de busca, procure por área de formação ou, se preferir, pesquise pela localização e aplique os filtros de “Categorias”. É possível também filtrar resultados para oportunidades que permitem trabalhar de casa, basta selecionar “Trabalho de casa” e pronto.

Ao encontrar uma vaga que tenha a ver com seu perfil, basta clicar em Salvar e ela fica guardada em “Salvas”. E, ainda, para não perder novas oportunidades é possível habilitar a opção de alertas e receber uma notificação por e-mail quando novas vagas forem abertas.

2 – Participe de grupos da sua área de atuação

Nas redes sociais existem diversos grupos para cada área de atuação e para cada profissão. Ao participar destes grupos, você pode ficar por dentro das oportunidades da área, além de conhecer profissionais que têm a mesma rede de interesses e começar a fazer networking.

3 – Acompanhe as atualizações das empresas

Use as redes sociais como aliadas. Muitas empresas estão sempre atualizando suas páginas com as vagas disponíveis e outras informações importantes para você se candidatar. Por isso, faça uma lista dos lugares onde gostaria de trabalhar e passe a seguir as empresas selecionadas para conferir as publicações e aproveitar as chances.

4 – Experimente as versões pagas dos sites de vagas

Você já deve ter visto os sites de vagas que oferecem uma versão paga com vantagens para quem está procurando emprego. Os algoritmos priorizam os candidatos que pagam por isso, é fato. Deste modo, se possível, considere investir ao menos por um período em algum site de busca de empregos para ter acesso às oportunidades mais interessantes para o seu perfil.

5 – Preencha os cadastros até o final

Pode ser cansativo, mas é essencial que você complete os cadastros das empresas de sua lista de interesses. O tradicional ‘Trabalhe Conosco’ funciona como banco de currículos e pode ser a porta de entrada para seu novo trabalho.

6 – Capriche no currículo

A depender da vaga e das qualificações mínimas que ela exige, um recrutador pode receber milhares de currículos para ocupar uma posição. O que fazer então para se destacar, ser notado e aproveitar todas as oportunidades que surgirem? Para começar, não use o mesmo currículo para todos os processos. Cada empresa tem um perfil diferente, por isso uma boa dica é estudar a empresa ou organização para a qual for aplicar e ter currículos adaptados para cada vaga.

Mas não se esqueça: seu currículo deve refletir quem você é, suas qualidades e diferenciais. Ser honesto, claro, objetivo e organizado ajuda, e muito. Ninguém é perfeito, todos estamos nos aprimorando enquanto profissionais o tempo todo. Assim, busque demonstrar seu desenvolvimento indicando aprendizados. Por fim, evite fazer currículo extenso. Se conseguir manter o essencial dentro de uma página seu recrutador agradece, e as suas chances aumentam.

“Quando você prepara o currículo, ele tem que estar de acordo com a vaga ou com a empresa que pretende enviar. Essa criação do currículo é geralmente informativa, ou seja, ele vai contar aos recrutadores sobre quem é você. É importante que essa história esteja de acordo com o perfil da empresa, e tenha os dados que a vaga pede”, diz Lia Romano, coordenadora de Programas de Estágios no Google.

7 – Esteja realmente preparado para as entrevistas

Nas entrevistas à distância, que ficaram muito comuns em tempos de pandemia, o cuidado precisa ser redobrado. Tenha em mente que questões como respeito ao horário das entrevistas agendadas seguem sendo importantes. Ao menos durante a entrevista, busque um ambiente sem muito ruído e distrações, de modo que a conversa seja agradável para as duas partes, e a atenção dos entrevistadores possa se voltar totalmente ao que mais interessa: você.

Estabeleça um diálogo mais interativo, participando ativamente da conversa. Além de responder às perguntas dos entrevistadores, se houver oportunidade, assuma o protagonismo na entrevista e fale proativamente algo sobre si ou faça perguntas relevantes. Mas lembre-se de estabelecer uma comunicação tranquila, objetiva e clara, respeitando o momento de fala da outra pessoa.

“A entrevista é o momento em que você poderá mostrar quem é, explicar suas experiências, exemplificar os objetivos, fazer perguntas, e conhecer também um pouco mais da vaga para a qual aplicou. A empresa poderá te conhecer melhor e por isso a preparação é tão importante”, diz Lia.

Ela orienta que deixar tudo de improviso pode ser muito ineficiente. “É essencial, por exemplo, documentar tudo o que pesquisar para a entrevista, incluindo informações sobre a empresa, e listar suas competências, previamente, justificando cada uma e as exemplificando com experiências profissionais ou acadêmicas anteriores”, aconselha a especialista.

8 – Garanta que a sua pessoa pública na Internet reflita o seu perfil profissional

Nada adianta ter um currículo incrível se isso não corresponder com a realidade, é importante trazer vivências que exemplificam suas realizações. Seja verdadeiro: o currículo deve ser um reflexo das suas habilidades, experiências e aspirações. A entrevista é o momento de contar sua história, apresentar sua personalidade e articular ideias. Mas, além de tudo isso, uma dica importante é se colocar no lugar do recrutador e pesquisar mais sobre você mesmo na Internet. O que você encontrou, reflete o profissional que você é? Seu perfil público em redes sociais e plataformas de emprego estão atualizadas e coerentes com seu currículo?

9 – Defina seus objetivos de forma clara

Antes de se lançar em uma entrevista de emprego, tenha claro qual é a sua narrativa profissional: pense na sua trajetória como uma história, com altos e baixos, acertos, erros e, mais importante, o que aprendeu com eles. Faça a “lição de casa”: pesquise tudo o que puder sobre a empresa e a vaga para a qual está aplicando. Elabore uma lista de perguntas e respostas, incluindo questões como, por exemplo, “Como você se encaixa no perfil da nossa empresa?” ou “Quais habilidades e/ou competências você possui que fariam sentido para esta vaga?”.

10 – Organize um cronograma    

Quando você faz um cronograma, fica um pouco mais fácil encarar a procura de um emprego como um trabalho. Isso envolve estipular um horário específico para fazer uma busca todos os dias. Tudo isso deve ser feito de forma organizada, com ações que possam ajudar nesse processo, como metas, avaliações de progresso e melhorias para reativar sua rede de contatos. Assim, vai ser possível focar em oportunidades que realmente sejam mais interessantes para você e que estejam de acordo com os seus objetivos de carreira.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.