Todos os dias há atualizações sobre os impactos do novo coronavírus. Em meio às incertezas, as empresas precisam reinventar as formas de trabalhar. A maneira mais adotada pelas empresas foi a autorização do trabalho em home office. Mas afinal, como saber se a nova rotina imposta pela orientação do isolamento social está sendo positiva e mantendo seu colaborador motivado?

Primeiramente, as empresas precisam de um mapeamento da realidade atual dos funcionários para pautar ações específicas para esse momento desafiador. Por isso, o o Blog da Alelo conversou com especialistas em RH para montar sugestões de questionários para serem aplicados aos colaboradores. Confira a seguir:

Modelo de formulário

Sugestão de perguntas:

Transcrever usando a escala Likert (1 – Discordo Totalmente; 2 – Discordo; 3- Não concordo, nem discordo; 4 – De acordo; 5 – Totalmente de acordo). Inserir abaixo das questões principais caixa para comentários.

  1. Nome do Entrevistado: (opcional)
  2. Área:
  3. Cargo:
  4. Sinto que tenho em casa os equipamentos e infraestrutura necessária para o trabalho home office.
  5. Conheço bem as funcionalidades do workplace e teams (ou demais ferramentas que ajudam no home office).
  6. Tenho utilizado o wokplace e teams como ferramentas no meu home office.
  7. Meus gestores deixam claras suas expectativas.
  8. Observo que meus gestores sabem coordenar pessoas e distribuir tarefas adequadamente neste cenário.
  9. As pessoas do meu time se adaptam rapidamente às mudanças necessárias para o sucesso da organização.
    Se não, quais tem sido as dificuldades do grupo? (caixa suspensa para resposta aberta)
    Percebo o time igualmente engajado nas entregas e no trabalho.
  10. Sinto que o time continua unido em seus rituais e práticas de grupo. Cite algumas delas (caixa suspensa para resposta aberta).
  11. Minha produtividade tem sido a mesma no home office. Se melhor, por que? Se pior, por que? (caixa suspensa).

Com base nas respostas para as questões, as organizações podem traçar planos de ações para os grupos de colaboradores.

Veja na sequência alguns exemplos que separamos:

Sugestão de ações:

  1. Aula de Ginástica Laboral Online (ao vivo)
  2. Programa Mamães Conectadas
  • Workplace: grupo de troca e apoio para as mães.
  • Produção de conteúdo, apoio e estímulo em grupo fechado.
  • Desafio de Engajamento “Meus Pequenos”. Sugestão: montar guia de pintar colorido com o dia a dia da empresa e enviar para as mães por correio + canetinhas ou lápis de cor.
  1. Happy Hour Online
  2. Vídeos produzidos pelo RH da empresa com temas específicos
  3. Divulgação constante de cursos grátis e online para atualização
  4. Encontros virtuais periódicos com pronunciamentos dos líderes da empresa a respeito de ações sendo tomadas, a fim de minimizar a sensação de incerteza por parte dos colaboradores.

Manter um canal aberto com os colaboradores é essencial para amenizar as angústias destes tempos desafiadores. Para Marcelo Souza, CEO do Grupo Soulan e Country Manager da Thomas International Brasil, neste momento o que todos esperam é transparência. “Ter clareza da situação da empresa, de uma forma simples e objetiva, ajuda a cada um se preparar para os próximos passos e, mesmo que a notícia seja ruim, saber antes é fundamental para um planejamento”, afirma.

Além disso, Marcelo Souza aconselha que o líder esteja disponível para ser um apoio à sua equipe, mas evite realizar mudanças bruscas neste período a menos que sejam realmente necessárias. “Vale a pena diariamente se mostrar presente através de uma mensagem rápida por telefone, e-mail ou WhatsApp, mas fazer reuniões diárias para acompanhamento de metas e projetos pode ser muito prejudicial para a produtividade da equipe, principalmente se na rotina anterior isso não existia”, afirma. “O ideal é manter as mesmas rotinas: se vocês faziam reuniões semanais, continuem com a periodicidade. Se eram quinzenais ou mensais, faça da mesma forma”, diz.

Como manter o colaborador em home office motivado?

Para Paula Boarin, mentora de carreira, especialista em marca pessoal e professora universitária nas áreas de Marketing e Recursos Humanos, as empresas ganharam um novo status por conta da crise que estamos passando.  Em primeiro lugar, “muitas organizações estão fazendo lives nas ferramentas oficiais das empresas, dando status sobre coronavírus, dividindo atualizações sobre projetos. – A empresa vira uma referência para o funcionário”, diz.

Segundo, é importante reforçar que há inúmeras formas para se comunicar com os colaboradores: e-mail personalizado, aplicativos de mensagens, telefonemas, chamadas por vídeo, no próprio YouTube as lives podem ser privadas e compartilhadas com os funcionários. “É hora de as empresas falarem diretamente com seus times. Usar frentes como Telegram, WhatsApp, Microsoft Teams, Skype e o Workplace, que é como um Facebook corporativo”, afirma Paula.

Em terceiro lugar, e talvez mais importante, os funcionários precisam sentir que a empresa está de fato informada sobre a situação atual e está pronta e disposta para buscar soluções para os novos problemas. Em contrapartida, as empresas também devem fazer questões e encontrar formas de verificar como os colaboradores estão passando por esse momento.

Para isso, algumas outras perguntas podem ajudar nesse mapeamento. As companhias podem enviar esse questionário simples aos colaboradores antes de montar um plano de ação. Com base nas respostas, cabe a divulgação de conteúdos sobre como trabalhar com filhos, tema já abordado aqui no Blog da Alelo que você pode acessar clicando aqui, sobre ensino a distância e outros pontos.

Colaborador em home office motivado:

Confira a seguir outras perguntas para ajudar no plano de ações:

  1. Você possui filho(s)? Em qual idade?
  2. Você reside com seu companheiro(a)?
  3. Nesse período, seu companheiro(a) também está trabalhando em home office?
  4. Como vocês pretendem fazer para cuidar das crianças nesse período?
  5. Você está estudando atualmente?
  6. Caso afirmativo para a questão anterior, como serão ministradas as aulas?
  7. Qual o período que você pretende se dedicar ao trabalho na maior parte dos dias?
  8. Você tem conexão de internet estável?
  9. Você possui estrutura necessária para exercer seu trabalho de casa? (por exemplo: computador, telefone, celular, mesa e cadeira)
  10. Você tem sido informado de forma clara sobre como essa crise está afetando a nossa empresa?
  11. Você recebe informações claras e objetivas do que é esperado de seu trabalho nesse momento?
  12. Gostaríamos de ouvir suas sugestões, comentários e visão geral sobre este momento, para que possamos auxiliar da melhor maneira possível nossos colaboradores.

Apenas munidas de informações as companhias conseguirão elaborar planos de ações específicos para ajudar as equipes neste momento, que é diferente de tudo o que já passaram.

Concluindo, lembre-se que os funcionários vão querer saber os resultados das pesquisas. Por isso, a orientação é que as empresas compartilhem os resultados gerais das questões e quais são as ações que serão tomadas. Isso ajuda a incentivar os colaboradores e manter os times engajados.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.