Trocar a planilha por um app controlador de gastos pessoais pode ajudar bastante na organização financeira.

Há alguns poucos anos, as tradicionais planilhas em Excel — ou mesmo registros manuais em papel e caneta eram o que havia de melhor em controle de gastos pessoais ou empresariais. No entanto, na medida em que a tecnologia avançou, novos recursos surgiram para facilitar tarefas e suprir necessidades desse tipo.

Nesse cenário, controles preenchidos à mão se tornaram obsoletos. Afinal, os apps de controle de gastos são capazes de fornecer um acompanhamento muito mais rápido e preciso.

A seguir, entenda os fatores responsáveis pela crescente popularidade desses aplicativos e descubra seus principais benefícios.

Por que utilizar um app para controle de gastos?

É comum que muitas pessoas não registrem suas finanças — o que impossibilita uma noção clara sobre seus ganhos e do quanto gastam mensalmente. Mesmo aqueles que registram, muitas vezes, não levam em consideração todos os seus gastos. E o controle é essencial para não deixar as contas atrasar, não sofrer as penalidades decorrentes de inadimplência, saber quanto você gasta por dia, qual seu custo de vida e também possibilitar uma visão a respeito do que pode ser reduzido de despesas não essenciais, ideal para quem deseja ter capital para fazer investimentos.

Por mais que contas fixas e compras maiores chamem mais atenção em nosso extrato, o simples café da manhã que tomamos antes do trabalho pode fazer diferença nos resultados do levantamento financeiro ao fim do mês.
Justamente nesse ponto que é importante trocar a planilha por um app controlador de gastos. Afinal, essas pequenas transações podem ser registradas em tempo real.

De acordo com dados levantados pela FGV, existe mais de um smartphone por habitante no Brasil. Somados, eles são 234 milhões. Juntados aos tablets e notebooks, são 342 milhões de aparelhos móveis (cerca de 1,6 por habitante).
Ou seja, os dispositivos portáteis já fazem parte de nosso cotidiano. Quando somamos isso à facilidade de utilizar apps de controle de gastos — bem como sua segurança e eficiência — torna-se tentador inseri-los em nossa organização financeira!

Quais os benefícios na prática em trocar a planilha por um App controlador de gastos?

Acompanhar seus gastos em tempo real.

Os aplicativos estão à disposição em seu smartphone. Isso possibilita que todos os registros sejam feitos imediatamente, no ato de cada compra.
Alguns apps podem ainda serem vinculados diretamente na conta do usuário ou contam com saldo próprio, para que o controle seja automático. Deste modo, você tem uma visão atualizada das suas finanças sempre que quiser realizar uma consulta.

Minimizar a margem de erro

Quando a organização financeira é manual, alguns dados podem ser esquecidos ou pior, certos cálculos podem ser inconsistentes – a conta não bate.

Já com registros imediatos e organizados de maneira unificada, você elimina a chance de erro mais comum das planilhas tradicionais. Todo o cálculo é feito pelo próprio sistema do app.

Melhorar sua organização financeira

Ao acompanhar a sua realidade financeira em tempo real, sem erros provenientes de falta de informação, toda a organização monetária é melhorada.

Isso possibilita identificar e cortar certos custos para aqueles que desejam economizar, por exemplo, ou mesmo prever gastos futuros com mais assertividade.

Como se não bastasse, os apps de controle de gastos também podem otimizar tarefas distintas do seu dia a dia. Enquanto alguns aplicativos como GiaBolso, Mobills, Organizze, Otto e MoneyLover são voltados às finanças pessoais, outros contemplam processos de despesas corporativas e indicados para gestão das finanças da empresa. Um bom exemplo é o App Veloe, que possibilita um excelente controle de custos com combustíveis, pedágios e estacionamentos — tudo de forma automática, precisa e centralizada.

Gostou das dicas? Leia também o post relacionado sobre ferramentas de gestão financeira para pequenas e médias empresas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.