Os benefícios corporativos foram usados por muito tempo como um atrativo para candidatos no processo de recrutamento e seleção. No entanto, atualmente, eles têm sido percebidos como uma estratégia de retenção de talentos e de valorização do capital humano dentro das organizações.

Ofertar benefícios que são valorizados pelos funcionários e melhoram sua qualidade de vida são essenciais para os brasileiros. Por essa e outras razões, é que cada vez mais empresas apostam nessa solução.

Afinal, oferecer benefícios diferenciados para os seus funcionários, potencializa sua habilidade de atrair e reter talentos, garantindo a competitividade no mercado.

Continue conosco e confira quais são os benefícios corporativos mais valorizados pelos brasileiros e as vantagens que eles acabam gerando. Boa leitura!

Os benefícios mais valorizados pelos colaboradores brasileiros

Promover o bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários é uma estratégia valiosa para as empresas. Benefícios tradicionais e outros inovadores, como home office e happy hours, estão entre os mais preferidos no momento de os profissionais escolherem a empresa onde querem trabalhar, de acordo com pesquisa realizada pela Love Mondays.

Além disso, o cuidado do RH em gerar vantagens reais para os talentos que trabalham na empresa, contribui para a motivação coletiva, felicidade no ambiente de trabalho e até mesmo para melhorar os relacionamentos interpessoais. Neste ponto, é preciso estar atento às escolhas mais vantajosas para a equipe.

Entre as opções de benefícios disponíveis, confira alguns dos mais frequentes que costumam ser valorizados pela maior parte dos profissionais no mercado:

Plano de saúde empresarial

Esse é um dos benefícios mais procurados pelos profissionais e, em consequência, é o mais oferecido pelas empresas. Também acaba sendo extremamente estratégico para o negócio, já que contribui para a manutenção da saúde e prevenção de doenças que podem afastar os funcionários do trabalho.

​Seguro de vida

Embora não seja obrigatório para todas as categorias, o seguro de vida também faz parte de uma boa gestão de benefícios. Obviamente, quanto mais completo o seguro, maior o diferencial percebido pelo funcionário.

Dependendo do plano, o profissional poderá contar com uma assistência maior em casos de:

  • doenças graves pré-definidas pela apólice;
  • atendimento aos filhos, como baby sitter e transporte escolar em caso de mãe hospitalizada, por exemplo, ou remoção de filho acidentado;
  • plano funeral para amparo da família em caso de óbito.

​Vale alimentação

O vale-alimentação é outro dos benefícios que estão entre os mais valorizados pelos funcionários e utilizados pelas empresas. Os motivos são vários e vão desde a possibilidade de manter uma alimentação saudável até agregar na renda mensal, já que os valores em supermercados não precisarão ser descontados do orçamento da casa.

Para melhorar ainda mais a situação, a empresa tem a vantagem de poder se isentar de encargos como FGTS e INSS, com o desconto calculado sobre os valores concedidos para o vale.

Vale refeição

Muito semelhante ao vale-alimentação, o vale-refeição muda um pouco o foco de entrega. Em vez de ser utilizado em supermercados e açougues, por exemplo, ele é aplicado para as refeições que o funcionário precisará fazer durante a semana, em restaurantes, lanchonetes e padarias. Conheça aqui a rede de aceitação da Alelo.

Esse benefício contribui muito para quem trabalha longe de casa e não tem tempo de voltar e preparar uma refeição em seu intervalo. Além de facilitar esse processo, o benefício também permite melhorar a qualidade alimentar das equipes, evitando problemas de saúde e melhorando a sua disposição.​

​Vale transporte

O vale transporte é uma opção extremamente vantajosa para todos aqueles que dependem de algum meio de transporte para se locomover até o local de trabalho. Ele pode ser fornecido em forma de cartão, em caso de utilização de transporte público, ou por meio de um valor estipulado pela empresa. Podendo ser descontado até 6% do salário do funcionário.

Incentivo à mobilidade

Empresas atentas à mobilidade urbana sabem que nem todos os colaboradores utilizam apenas veículo próprio, ônibus ou metrô para chegar ao trabalho. Por isso, muitas estão optando por oferecer opções mais sustentáveis ou melhorar o benefício que promova mobilidade.

A Alelo tem o cartão Alelo Mobilidade, que permite que o colaborador use transporte compartilhado, bicicleta alugada ou ainda, usar o valor do vale para arcar com despesas do próprio veículo, como postos de combustível, pagamento de zona azul e manutenções leves.

O objetivo é facilitar a locomoção do usuário, fornecendo um benefício que ele realmente possa utilizar para chegar onde precisa e que não vá deixá-lo na mão caso ele decida utilizar um transporte alternativo.

Ainda existem outras opções que vêm lentamente ganhando espaço no mercado com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos funcionários. Entre os principais estão:​

  • benefícios para os filhos;
  • política para demitidos/aposentados;
  • benefícios para estagiários;
  • licenças estendidas;
  • bolsas de estudo;
  • flexibilidade de horários.

As vantagens proporcionadas por esses benefícios

Os benefícios podem ser excelentes, porém, eles só serão relevantes se estiverem alinhados com as necessidades e interesses do funcionário. Portanto, é essencial conhecer a equipe antes de escolher as vantagens que serão disponibilizadas.

É preciso conhecer o perfil dos profissionais, seus hobbies, sua rotina de compra, como eles usufruem dos momentos de lazer. Dessa forma, fica muito mais fácil escolher um pacote de vantagens que realmente contribua para a rotina das pessoas.

Alguns desses benefícios são de cunho pessoal, como os voltados para a saúde, atendimento médico, convênio com farmácias e planos odontológicos, por exemplo. Já outros, podem estar muito mais focados para o crescimento profissional, que é o caso de cursos, viagens e treinamentos.

Tudo isso tende a contribuir de uma forma diferente para cada estágio do colaborador dentro da empresa. Funcionários novos tendem a se sentir mais motivados quando recebem benefícios profissionais, que ajudam a alavancar sua carreira. Já funcionários mais antigos, podem prezar mais pela manutenção da sua saúde.

Crie estratégias e programas para conhecer melhor seus funcionários, pesquise e conheça soluções que atendam o propósito da sua empresa. Com foco e objetividade, sua empresa só tem a ganhar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.