Um dos maiores desafios de gestores e líderes de equipe, no mercado atual, é manter a sintonia entre os funcionários e elevar o seu grau de eficiência profissional, sobretudo em longo prazo. Por isso, conhecer a psicologia organizacional e entender como ela influencia no ambiente de trabalho pode ser muito interessante.

Embora esse profissional e as suas habilidades estejam ganhando um merecido espaço entre as melhores empresas atualmente, muita gente ainda desconhece o poder que as técnicas e os conhecimentos que a psicologia podem proporcionar. Nesse artigo vamos explicar mais sobre o tema.

Mas final, o que é a psicologia organizacional?

Você já deve saber que a psicologia é uma ciência que pode ser aplicada nas mais diversas áreas, tanto individualmente quanto em grupos. A psicologia organizacional, também chamada de psicologia do trabalho, diz respeito ao campo que estuda os comportamentos, o desempenho e os conflitos presentes nas empresas.

É uma área voltada para a gestão de pessoas, com foco em maximizar os resultados, levando em consideração o fator humano e não apenas os números. Tem uma grande preocupação em compreender e analisar os hábitos e opiniões de cada funcionário e, dessa forma, melhorar o bem-estar o clima da empresa.

Qual a importância da psicologia organizacional na empresa?

A psicologia aplicada ao trabalho é fundamental porque, embora qualquer empresa seja motivada pelo lucro e pela economia, ela também depende completamente do fator humano e da sua capacidade em oferecer um ambiente que permita que os colaboradores e equipes possam maximizar os seus talentos em prol dos resultados.

Para que qualquer organização funcione bem, cada membro deve sentir-se bem consigo mesmo, uma vez que um único problema pode ser suficiente para criar um mal-estar e afetar todos os colaboradores. O psicólogo organizacional estuda a relação do indivíduo com o sistema do qual ele faz parte, avaliando e tentando melhorar essa inteiração.

Esse profissional deve compreender a variável humana que compõe qualquer empresa e oferecer subsídios para que os gestores possam encontrar a melhor forma de lidar com cada um. Essa é a parte mais importante do seu trabalho e a maneira pela qual ele contribui para a companhia, do ponto de vista comportamental.

Como o profissional de psicologia atua nas empresas?

Agora que falamos sobre o que é a psicologia organizacional, é hora de entender melhor de que maneiras esse profissional pode atuar em uma empresa e quais são as áreas que mais podem se beneficiar com os seus serviços. Confira a seguir algumas das principais atividades e aplicações da área.

Recrutamento e Seleção

A área de recrutamento e seleção é uma das mais importantes em um empreendimento e tem um impacto significativo em sua gestão financeira. Nesse campo, o psicólogo organizacional pode ajudar bastante na seleção de novos funcionários, atuando por meio de entrevistas individuais, dinâmicas de grupo, análises curriculares e outros métodos.

Avaliação do clima organizacional

O profissional de psicologia organizacional também pode atuar na avaliação do clima organizacional, utilizando metodologias para analisar e melhorar o ambiente corporativo. Ele pode mensurar os níveis de motivação dos funcionários por meio de pesquisas de satisfação, bem como ser um mediador, fazendo uma gestão eficiente de conflitos.

Treinamento e desenvolvimento

Aprimorar habilidades é muito importante para elevar os níveis de eficiência de qualquer profissional e, sob esse prisma, o psicólogo organizacional pode ser muito importante para a sua empresa. Ele pode realizar treinamentos, tanto para os novos colaboradores quanto para os antigos, além de realizar palestras, cursos e outras atividades.

Elaboração de plano de cargos

O psicólogo organizacional pode contribuir com os gestores na elaboração de um plano de cargos e salários. Ele pode fazer a análise de organogramas, das remunerações e dos benefícios, facilitando a atração e a retenção de talentos.

Quais os benefícios de aplicar a psicologia organizacional?

Prevenção de conflitos

Um dos maiores benefícios de aplicar a psicologia organizacional é a prevenção de conflitos, que podem aparecer em qualquer ambiente que conte com muitos funcionários, forte hierarquia de cargos e, naturalmente, com características, expectativas, demandas e anseios diferentes.

Por meio da aplicação de conceitos estratégicos, o psicológico ajuda a trazer mais informações para a liderança da empresa, oferecendo subsídios para a melhoria de sua gestão. Além disso, é possível fazer pesquisas de clima organizacional, que proporcionarão uma análise do nível de satisfação ou insatisfação dos colaboradores.

Recrutamento mais eficiente

Um dos segredos do sucesso de qualquer organização, independentemente do seu segmento do mercado, está em fazer uma seleção de pessoal eficiente e em sintonia com a missão, os valores e as metas da empresa.

O psicológico pode ter um papel chave na realização de contratações bem-sucedidas, uma vez que, por meio de análises do ambiente de trabalho e dos cargos disponíveis, ele poderá realizar uma definição mais adequada dos perfis de profissionais que devem ser escolhidos, definindo até mesmo a metodologia de recrutamento.

Elevação do desempenho

Com o passar do tempo, é muito comum que os funcionários acabem perdendo um pouco do interesse em suas tarefas e, com isso, apresentam uma queda significativa em sua performance profissional. Nesse contexto, a psicologia ocupacional pode ser muito importante, pois ela traz subsídios para que todos melhorem seu desempenho.

Testes comportamentais, por exemplo, podem ser aplicados para dar uma ideia das possíveis reações dos colaboradores defronte a situações que possam surgir durante o expediente. Já avaliações específicas ajudam a descobrir os pontos fortes e as habilidades que demandam aperfeiçoamento em equipes e nos prestadores de serviço.

Como você pôde ver, a psicologia organizacional pode ter um papel muito importante em qualquer empresa, atuando não apenas para contratar os melhores talentos do mercado, como também trazer as informações necessárias para que os funcionários performem mais e melhor, além de se sentirem mais satisfeitos com suas entregas e o ambiente.

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