Para muitos brasileiros, o almoço em horário de trabalho mudou de cara nos últimos meses. Por conta da pandemia, a adoção do home office trocou as idas aos restaurantes por refeições em casa.

Segundo o estudo Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade Redefinida e os Novos Negócios, realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) cerca de 30% das empresas pretendem adotar o home office mesmo depois que a pandemia estiver controlada. Por isso, a tendência é que mais pessoas continuem se alimentando em casa.

Além de criar um novo recorte na economia, onde muitos restaurantes enfrentam dificuldades financeiras, a mudança de hábito também impacta na dieta dos colaboradores – e pode até mesmo influenciar na produtividade dos trabalhadores.

Um estudo realizado pela Organização Internacional do Trabalho mostrou que ter uma alimentação inadequada e pesada pode reduzir em até 20% a produtividade dos colaboradores, prejudicando a eficiência e desempenho.

Em casa, muitas pessoas não têm à disposição a mesma variedade de alimentos e nutrientes oferecida pelos restaurantes. De acordo com o Ministério da Saúde, uma alimentação adequada aumenta a imunidade, previne doenças e ajuda o corpo a se recuperar mais rapidamente.

Mas afinal, como as empresas podem incentivar a alimentação saudável dos funcionários em tempos de home office? A Alelo, preocupada com a saúde e bem estar de seus clientes,  elaborou um amplo material que pode ser baixado gratuitamente para auxiliar as empresas nessa questão. Confira aqui.

Além disso, o Blog da Alelo conversou com especialistas e compilou sugestões para tratar sobre o tema. Confira uma lista de sugestões a seguir:

1- Convite à mudança de hábitos: a empresa pode ocupar um lugar de incentivo e enviar e-mails e comunicações para seus colaboradores falando sobre a importância de uma alimentação saudável. Uma dica: evite enviar essas comunicações às segundas e sextas, pois são dias com maior fluxo de e-mails.

2- Calendário: a empresa pode enviar um calendário especial para seus funcionários com receitas saudáveis e espaços para anotações sobre a dieta. Essa é uma forma de incentivar bons hábitos.

3- Lista de compras: contratar um nutricionista para elaborar uma lista de compras semanal e garantir uma dieta saudável também pode ser uma boa ideia para incentivar os colaboradores, apesar de esse material não substituir a necessidade de uma criação pessoal de dieta, pode ajudar em passos iniciais de mudanças de hábitos.

4– Lembretes: a companhia também pode criar lembretes gentis para que os colaboradores lembrem-se de hidratar, por exemplo. Além disso, adotar uma política de bloqueio da agenda na hora do almoço também pode ser interessante. Dessa forma, a pausa para alimentação fica formalizada mesmo quando as pessoas estão trabalhando de casa.

5- Assistência direta: as empresas que possuem condições podem criar parcerias com profissionais capacitados a colaborar para hábitos alimentares mais saudáveis, como nutricionistas, personal treiner e psicólogos. Mesmo quando a companhia não dispõe de recursos para pagar a totalidade dos custos, negociar valores mais acessíveis para os tratamentos já é um passo bem interessante.

6- Estímulo aos exercícios: os benefícios para incentivar as atividades físicas também são importantes. Seja um vale para pagar academia, ou até o expediente 30 minutos mais curto para estimular uma ginástica online.

7- Benefícios flexíveis: confiar no colaborador também é essencial. Por isso, oferecer uma cartela flexível de benefícios, que permite que o colaborador escolha o que faz mais sentido para sua rotina, é muito bem aceito. O Alelo Tudo é uma opção. Com ele, a empresa tem a possibilidade de compor o portfólio de benefícios como precisar, seja para alimentação, refeição, mobilidade, cultura, saúde, concessão de subsídio, antecipação salarial e outros.

8- Exames regulares: as companhias de maior porte costumam oferecer uma rotina programada de exames para seus colaboradores. Caso isso não seja possível, a empresa pode enviar lembretes para que o acompanhamento médico seja realizado.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.