A transformação digital tem impactado positivamente a forma como as empresas selecionam e recrutam candidatos com a mesma cultura e propósito das organizações. Mas a verdade é que não é fácil conquistar os talentos certos para o time. Por isso, despertar o interesse nos candidatos capacitados para trabalhar na sua empresa é importante e uma das ferramentas para isso é a estratégia de Inbound Recruiting, que foi desenvolvida em alusão ao Inbound Marketing.

O que é imbound recruiting?

A ideia é construir uma imagem atrativa da empresa para que os candidatos desejem trabalhar nela. É também levar conteúdo sobre a vaga no canal de comunicação preferido do candidato – é a conexão do marketing com o RH.

“Trata-se de um meio que utiliza conteúdo em formato de artigos, vídeos, podcasts e outros meios de comunicação, para construir um relacionamento com consumidores ou potenciais clientes, fugindo do modo tradicional que apenas utiliza os benefícios de um produto ou serviço como insumos de comunicação”, explica Felipe Sobral, diretor de marketing da Kenoby, software de recrutamento e seleção.

Segundo Sobral, o objetivo do imbound recruiting é produzir e distribuir conteúdo sobre determinada empresa a fim de construir e se aproximar dos profissionais do mercado. “Em um cenário de competição entre talentos, esta pode ser uma grande estratégia, tendo em vista que promove a marca empregadora, ou seja, a imagem da organização como lugar ideal para se trabalhar”, diz ele.

A seguir, você confere alguns pontos importantes sobre o assunto e como a área de Recursos Humanos pode trabalhar melhor essa tática para contratar com excelência e assertividade.

Como funciona o imbound recruiting?  

A metodologia se apoia em quatro pilares, que são: atrair, converter, contratar e encantar.

1 – ATRAIR

Na etapa “atrair”, as empresas devem produzir conteúdo que desperte o interesse dos profissionais do mercado, seja para resolução de alguma situação-problema, para apresentar a maneira com que a empresa se dedica aos seus colaboradores, como funcionam os seus processos ou comunicar o seu propósito e impacto na sociedade.

2 – CONVERTER       

Na etapa de “converter”, a estratégia principal é conduzir os talentos para que façam parte de uma comunidade por meio de um cadastro que permitirá o envio a outros conteúdos com certa recorrência e personalização, de acordo com os interesses do profissional em questão. Pode ser uma newsletter, por exemplo.

3 – CONTRATAR         

Em “contratar”, a empresa deve se comunicar com os talentos pertencentes à sua comunidade, de maneira que os façam desejar trabalhar lá. À medida que este interesse é despertado, o objetivo é fazer com que eles se candidatem à uma vaga em aberto para que possa ser avaliado e eventualmente contratado.

4 – ENCANTAR          

E em “encantar”, é recomendado que a companhia mantenha este relacionamento com o colaborador. Neste caso, o intuito é que ele conheça as ações que estão acontecendo nos diferentes departamentos da empresa e estimular que os próprios talentos as compartilhem. Esta estratégia construirá uma cadeia que ampliará a imagem da marca empregadora por meio dos próprios colaboradores como promotores.

De que forma essa estratégia de conteúdo pode ajudar as empresas e o RH?   

Quando uma empresa investe em Inbound Recruiting, na verdade, está investindo em uma estratégia de marca empregadora, que é a imagem de uma empresa como lugar para se trabalhar. Em um cenário de disputa pelos melhores talentos do mercado, esta é uma maneira de se destacar, diferenciando de empresas que concorrem pelo mesmo perfil de profissional. Além disso, o desenvolvimento da marca empregadora de uma empresa reduz custos com recrutamento e seleção, rotatividade de colaboradores e treinamento/desenvolvimento.

As vantagens do Imbound Recruiting na prática 

Muitas empresas já usam a ferramenta para atrair talentos com os mesmos objetivos da organização. Portanto, todo teste é válido. No fim das contas, esse encontro é produtivo para as duas partes: a companhia que encontra pessoas capacitadas para desempenhar as funções desejadas e para o colaborador, que passa a atuar em uma organização alinhada com seus propósitos.

A Alelo, bandeira especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, também está em constante busca por colaboradores alinhados com os objetivos e cultura da empresa.

Reconhecida pelo prêmio Top of Mind de RH 2019 como a melhor empresa para se trabalhar na categoria Benefício Refeição, a Alelo oferece diversos incentivos complementares como ônibus fretado, reembolso de estacionamento e pedágio, assistência médica, previdência privada, participação nos lucros, home office, cartão alimentação e refeição e Alelo Natal (cartão com valor pré-estabelecido para compras de final de ano), além de ações de bem-estar e apoio jurídico, financeiro e psicológico.

Para conferir a lista completa das vagas e se inscrever no processo seletivo, os interessados precisam acessar o site da Alelo em trabalhe conosco

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