Por que você acorda todos os dias e trabalha? A resposta óbvia é: para ganhar um salário, pagar as contas e ter uma vida confortável, certo? Mas, além da essencial remuneração, existem outros elementos que podem aumentar ou diminuir a satisfação de uma pessoa no trabalho. A motivação e o reconhecimento da atividade nem sempre entram no escopo financeiro. Afinal, como conquistar os funcionários usando ferramentas que vão além de dinheiro?

Estamos falando dos reconhecimentos não financeiros. São as formas de agradecer por um trabalho bem realizado e pelo engajamento em alguma atividade ou projeto. Além dos tradicionais bônus ou participações nos resultados, que tem papel fundamental no reconhecimento dos colaboradores, essa forma de recompensar sem a necessidade de dispor de dinheiro também deve ser valorizada.

Na prática, é possível reconhecer seus funcionários sem gastar altas quantias com isso. Lembrando que uma remuneração compatível ao mercado é fundamental para manter o engajamento e a retenção dos colaboradores, mas quem não pode ir além e gastar com bônus ou premiações monetárias pode recorrer aos outros tipos de reconhecimentos. O importante é demonstrar que os bons profissionais estão sendo notados.

O Blog da Alelo ouviu algumas empresas e compartilha a seguir algumas experiências que podem servir de exemplos para a sua companhia na hora de reconhecer seus funcionários. Confira:

Reconheça a todo momento

Na multinacional americana Kimberly-Clark, o desafio era garantir que o reconhecimento não fosse realizado apenas em momentos formais, como de feedback obrigatório. A ideia era fazer com que a prática se tornasse habitual na companhia e que não fosse difícil reconhecer no outro — seja no par, liderado ou gestor — uma boa prática no dia a dia.

A solução encontrada foi a de implantar ações de fácil realização, como o cartão de reconhecimento online, que é enviado em formato digital após alguma reunião, evento ou projeto, e agradece a postura do colaborador com base em um dos valores da empresa. Esse mecanismo acaba sendo usado como um diário de bordo pelos líderes em momentos formais de avaliação e também motiva quem recebe o agrado.

Além disso, a empresa aposta em eventos formais de reconhecimento, como um evento anual que elege os melhores profissionais, em uma espécie de Oscar dentro da companhia, que garante passe para a reunião anual do Conselho.

“Entendemos que as gerações têm expectativas diferentes em relação aos reconhecimentos e sempre buscamos formas de reconhecer genuinamente”, diz Marcus Almeida, um dos responsáveis pelos programas de reconhecimento da Kimberly-Clark.

Reconheça em público

Na Johnson & Johnson, a aposta é tornar o reconhecimento público. Em 2019, a empresa criou a plataforma Inspire, um programa global de reconhecimento que traz pilares motivacionais e financeiros, por meio de um programa de pontos e de bonificações.

Há desde agradecimentos públicos em uma rede social interna que pode ser visualizada por todos os funcionários do grupo em 90 países, até envio de pontos para os colaboradores que se destacam em projetos. Posteriormente, as pontuações podem ser trocadas por prêmios.

“Nossa ideia é estabelecer vínculos com os colaboradores. Pergunte a um deles sobre o que vai lembrar daqui um ano: uma bicicleta que resgatou com os pontos que ganhou de vários reconhecimentos ou de alguns dólares na conta? Queremos fazer parte da história deles”, diz Giuliano Belculfine, Total Rewards Senior Manager Brazil & LA South da J&J.

Para Gustavo Abreu, Diretor de Compensação e Benefícios da AstraZeneca, “o reconhecimento não pode estar atrelado somente ao dinheiro. Para que isso se concretize é preciso oferecer uma experiência relevante e inesquecível”, afirma.

Confira a seguir algumas ideias para recompensar seus colaboradores:

1-Faça um mural com palavras inspiradoras (como protagonista, ágil, assertivo) e peça aos colaboradores que preencham os espaços com nomes de parceiros que se encaixam naquelas qualidades. Isso ajuda destacar e reconhecer boas práticas

2-Proponha o envio de cartões digitais de agradecimento por uma tarefa bem realizada. A cada cinco cartões ofereça um reconhecimento público ao colaborador

3-Ofereça um dia de folga para o melhor vendedor do mês

4-Imprima “notas falsas” que funcionem como cédulas de uma moeda interna da empresa e dê a mesma quantia para cada funcionário da equipe. Estimule o pagamento de uma quantia para cada ação considerada positiva. Ao final de cada mês contabilize os valores e relembre as ações de quem estiver com o maior volume de notas

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