Ao todo, o país possui um pouco mais de 19 milhões de companhias ativas, segundo o Ministério da Economia. De pequenas a multinacionais, as particularidades não param apenas no tamanho das companhias.

A maior parte das empresas possuem ao menos quatro pilares que são a base da marca empregadora: Organizacional, Financeiro, Carreira e Liderança. O que diferencia uma empresa da outra é o “peso” que cada uma dá para cada pilar.

Mas afinal, como saber qual a empresa certa para você e refinar a busca por um emprego? Para ajudar, preparamos um teste com ajuda de especialistas da consultoria Air – Employee Experience, para incentivar um auto-diagnóstico onde você poderá entender qual tipo de pilar você mais valoriza e assim se conectar a uma empresa mais parecida com o seu perfil.

Responda as questões abaixo e confira as respostas na sequência:

1) Quando você pensa em mudança profissional, o que mais te motiva a realizar essa transição?
a) Estar uma empresa mais estruturada.
b) Encontrar uma remuneração mais agressiva.
c) Identificar uma oportunidade que permita o desenvolvimento de minha carreira.
d) Estar junto de pessoas inspiradoras e/ou líderes reconhecidos.

2) Ao ver um anúncio de uma vaga de emprego, o que mais te chama a atenção?
a) A maneira como a empresa se mostra e apresenta as informações sobre aquele negócio.
b) A clareza em relação à remuneração porque quanto mais direto for, mais transparente é o negócio.
c) A questão da descrição do cargo. Gosto de entender exatamente o que vou fazer e como aquilo pode agregar na minha carreira.
d) Os depoimentos de outros colaboradores e como eles podem fazer a diferença naquele ambiente profissional.

3) Quando você visita uma empresa para participar de uma entrevista de emprego, o que mais costuma te impressionar?
a) A estrutura física: o ambiente bonito, requintado, sério e profissional.
b) Não tem jeito. Estou sempre atento à proposta salarial que precisa ser acima do que eu ganho.
c) A maneira como o RH ou o entrevistador aborda todas as questões relacionadas às possibilidades de evolução na carreira.
d) Todos os grandes projetos realizados na empresa e a maneira como o time esteve empenhado a conquistar tais resultados.

4) Pensando em experiências anteriores, o que você gostaria de ter aprendido na integração da sua antiga empresa?
a) Gostaria de ter aprendido de cara como era a cultura da empresa, os negócios e como ela se organiza.
b) Gostaria de ter conhecido sobre saúde financeira da empresa, os seus resultados e metas.
c) Gostaria de ter aprendido mais sobre o dia a dia na empresa, as oportunidades e a trilha de carreira.
d) Gostaria de ter aprendido mais sobre as pessoas, o CEO, os diretores e como eles conduzem a empresa.

5) Você vem desempenhando um bom papel no seu trabalho e é elogiado pelas suas boas práticas e por resultados. Como você gostaria de ser reconhecido?
a) Gostaria de ser reconhecido publicamente em um programa formal de reconhecimento.
b) Gostaria de ser reconhecido com bonificações e/ou distribuição de lucros.
c) Gostaria de ser reconhecido por meio de uma promoção e que isso influenciasse positivamente em minha carreira.
d) Gostaria de ser reconhecido pelo meu líder, na frente dos meus colegas, de forma a me dar mais autonomia.

6) A maneira como aprendemos nas empresas é muito importante para o nosso desenvolvimento profissional. Como seria a sua trilha de desenvolvimento ideal?
a) Gosto de empresas que têm uma trilha de desenvolvimento bem definida. Assim posso ter acesso a cursos e conteúdos formais.
b) Gosto de empresas que incentivam o crescimento por meio de benefícios acadêmicos, onde eu possa ter bolsa e acesso, escolhendo o meu aprendizado.
c) Gosto de empresas que possuem diversos cursos e treinamentos internos com diferentes formatos e focados em diferentes níveis de aprendizagem.
d) Gosto de empresas que oferecem um aprendizado mais mão na massa, onde vamos aprendendo ao longo dos dias e pelo exemplo.

7) Entre as empresas abaixo, quais você mais admira por sua cultura e gostaria de trabalhar?
a) Adoraria trabalhar em uma empresa multinacional, conhecida no mundo todo e grande em todos os aspectos.
b) Pouco me importa o nome da empresa ou seu tamanho. O mais relevante é a capacidade esta empresa gerar lucro e distribuir para os seus colaboradores.
c) Empresa grande ou pequena, tanto faz. O que vale para mim são as oportunidades que aquela empresa pode me gerar no futuro.
d) Mais do que uma empresa, o que vale para mim são as pessoas que nela trabalham. Se lá estão pessoas que admiro, é ela que vou escolher.

Se você respondeu a maioria das respostas:

Maioria “A”
Você é um talento que está mais conectado aos aspectos corporativos e organizacionais.
O que te impulsiona neste momento é o tipo de estrutura, organização, produto, serviço ou mercado onde a empresa atua. Você tende a buscar por empresas que são mais conhecidas, com uma estrutura mais sólida e com carreiras mais estáveis. Isso porque você parece gostar mais de empresas que já tenham regras e uma cultura bem estabelecida. A dica é: procure se conectar com indústrias, multinacionais e empresas com muitos anos de solidez, pois elas provavelmente oferecerão algo mais alinhado com seu propósito.

Maioria “B”
Recompensas e benefícios financeiros são muito importantes em sua vida
O que te move é um tipo de empresa comprometida com bons pagamentos, meritocracia e distribuição mais agressiva de remuneração. Você tende a procurar empresas que estão trabalhando com modelos mais modernos de recompensa. Isso porque o que move a sua carreira vai além do nome e da experiência que você vai incluir em seu currículo: é o importante é o que o seu trabalho gera e agrega em sua vida pessoal. A dica é: procure se conectar com empresas da área financeira, startups com distribuição de ações e empresas mais jovens e ousadas.

Maioria “C”
As melhores oportunidades são aquelas que fortalecem sua carreira.
O que te move é um tipo de empresa focada na gestão de pessoas e de suas carreiras. São empresas que se preocupam acima de tudo com o desenvolvimento e com a evolução profissional, mais do que salário ou a solidez a ser oferecida. Empresas focadas em festas e eventos motivacionais, focadas na comunicação fluida entre os colaboradores e que incentiva boas práticas sócio-ambientais. A dica é: procure se conectar com empresas reconhecidas como “as melhores para se trabalhar”, confira as postagens sobre a qualidade de vida e o desenvolvimento das empresas nas redes sociais. O foco é inovação no RH.

Maioria “D”
O que te move é conviver com pessoas incríveis e que fazem a diferença.
O que te move é um perfil de empresa que tem assinatura, ou seja, formada de pessoas reconhecidas pela sua excelência ou qualidade de entrega. Em geral, são empresas que possuem muito foco na produtividade, com estilo gerencial forte e que formam grandes líderes. Isso porque você se inspira por meio das pessoas que estão ao seu redor e isso te impulsiona e te faz seguir adiante. A dica é: procure primeiro as pessoas que te inspiram para então colocar as empresas onde elas trabalham no seu radar.

Atenção: Não há uma resposta única, pois pessoas são orientadas, em maior ou menor grau, pelos quatro pilares. Respostas com maior recorrência devem ser consideradas para cálculo do resultado, mas em caso de empate ou resultados próximos com outras opções, considere também a(s) respectiva(s) respostas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.