O ano de 2020 será para lembrado pela pandemia do novo coronavírus. O isolamento social, as mudanças de rumo da economia e a necessidade de criar novos hábitos foram as pautas constantes dos últimos meses. Mas junto com essa onda de mudanças surgem novas oportunidades e algumas profissões estão em alta para o próximo ano.

O Blog da Alelo conversou com especialistas para mapear quem são os profissionais que merecerão destaque nos próximos meses. Segundo Fernando Mantovani, diretor geral da consultoria de recrutamento Robert Half Brasil, setores como engenharia, tecnologia, jurídico, logística e saúde serão os mais demandados nos próximos meses.

“Os profissionais de engenharia, que viveram um período de baixa nos últimos anos, começam a assistir uma retomada da construção civil. Mas a principal fonte de demanda está no movimento de contratações nos segmentos de mineração e infraestrutura”, diz.

Além disso, coronavírus transformou o varejo e a logística. As entregas por delivery e vendas online cresceram por conta do isolamento social. Nessa toada, aumenta a necessidade de profissionais dessas áreas, e também a necessidade por colaboradores de marketing para identificar as tendências de consumo e aproximar as marcas dos clientes.

Cuidando da saúde – e das contas

A importância da área da saúde também deve se manter em alta. “Além de profissionais da área médica propriamente dita, também há uma procura considerável por pessoas que atuam no setor financeiro e de contabilidade para atuar em hospitais”, diz Mantovani.

Para ele, esses profissionais do setor financeiro estão em evidência na maioria das empresas, uma vez que são eles que estão equilibrando as contas para manter os negócios de pé.

Área jurídica ganha destaque

Segundo o levantamento da Robert Half, os advogados vão encontrar mais vagas na área cível por conta da pandemia, pela necessidade de renegociação de contratos e reestruturação de dívidas corporativas.
Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados também demanda mais profissionais especializados. E a tendência deve adentrar o ano de 2021.

Tecnologia segue como tendência de contratações

Os profissionais de tecnologia nunca estiveram tão em alta. 60% dos executivos consultados pela Robert Half afirmam que o período de quarentena acelerou os processos de transformação digital das empresas. E isso vale para todos os setores.

Confira a seguir os perfis mais buscados nessa área, de acordo com um levantamento realizado pela consultoria:

Especialista em Segurança da Informação – Guardião de dados e sistemas corporativos, esse profissional tem sido altamente demandado no período da pandemia desde que um grande número de colaboradores migrou para o trabalho remoto. As empresas precisam garantir o acesso aos dados a qualquer hora e de qualquer lugar sem riscos de ataque.

Especialista de Business Intelligence – É dele a função de transformar dados desconexos de mercado em informações lógicas e estratégicas, com a ajuda de soluções de tecnologia, dando suporte para que os gestores do negócio tomem as melhores decisões.

Especialista em Infraestrutura – É o responsável por todos os componentes do sistema de informação de uma empresa. Nesse período de trabalho remoto, aqueles com conhecimento em cloud computing têm sido muito valorizados, seja para migrar a organização para a nuvem ou garantir que cada colaborador tenha perfeito acesso aos dados da empresa, independentemente de sua localização geográfica.

Cientista/ Engenheiro de Dados – Assim como o mundo, o perfil do consumidor também mudou durante a pandemia. As empresas precisam acompanhar esse movimento, e é também em momentos como esse que entra em cena o cientista de dados. A ele cabe analisar dados do comportamento dos clientes, transformando essas informações em estratégias relacionadas ao desenvolvimento de produtos e serviços.

Desenvolvedor/ Engenheiro de Softwares – É o responsável pela programação de um programa, aplicativo ou plataforma. Esse profissional tem sido muito demandado em empresas que precisaram implementar, ajustar ou atualizar seus serviços no ambiente digital para que os clientes pudessem continuar consumindo produtos ou serviços sem sair de casa.

Mais demanda não deve aumentar salários

Apesar do aumento da demanda por esses profissionais, Mantovani avalia que os salários não devem registrar valorização expressiva em 2021. Isso porque o número de desocupados e o fechamento de empresas refletiu diretamente nas remunerações: com mais profissionais disponíveis, os salários estagnaram.

Segundo o guia salarial da empresa de recrutamento Robert Half – que traz as expectativas de remuneração para o próximo ano –, 53% dos empregadores afirmam que os salários não devem sofrer grandes variações no ano que vem. “É preciso esperar um aquecimento mais forte na economia e isso ainda não tem data para acontecer”, finaliza Mantovani.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.