Depois de atravessar um turbulento período de incertezas e mudanças inesperadas, começamos a nos adaptar à rotina pós-coronavírus. Com o aumento do trabalho remoto, os coworkings no Brasil resgatam o interesse do público com áreas ao ar livre, ambientes petfriendly e outros benefícios para empresas, colaboradores e empreendedores.

Os escritórios compartilhados vêm ganhando espaço nos últimos anos, mas tiveram uma queda brusca na demanda assim que foi decretado o isolamento social em virtude da pandemia do Covid-19. Agora retomam como solução prática, flexível e eficiente para empresas que deixaram de ter um escritório próprio, servindo também de ferramenta de apoio no modelo de trabalho distribuído, que é movido pelo chamado “anywhere office”.

Com estrutura adequada para trabalho e descompressão, os coworkings caem como uma luva no mercado corporativo, que vem tendo demandas diferentes das que eram, até então, convencionais, conforme mostramos aqui. A redução de custos com uma sede comercial própria é um dos principais impulsos para que a locação de espaços comerciais compartilhados volte a crescer.

Seguindo protocolos sanitários e de distanciamento social para garantir a segurança dos clientes, os coworkings tiveram um crescimento de 70% na procura no mês de julho, em comparação com junho. O dado foi levantado pela plataforma Beer Or Coffee, que reúne informações de mais de mil escritórios compartilhados no país.

Com modelo híbrido, os coworkings podem oferecer uma mesa, uma sala de reunião, uma sala completa para adequar a equipe ou até mesmo um andar inteiro para as empresas. Tudo vai depender do que o cliente precisa no momento.

Outro produto disponível e que está em ascensão é o escritório virtual. Nesse tipo de contratação o local serve apenas como endereço fiscal de empresas que não necessitam de um espaço físico todos os dias, mas usufruem de alguns benefícios mediante um pagamento mensal geralmente baixo.
A retomada de viagens de negócios será mais um incentivo para conhecer coworkings no Brasil, ampliando não apenas os horizontes da empresa, mas a rede de contatos. Quem sabe não dá até para dividir a mesa e a conta na hora do happy hour!

Mais do que um local para trabalhar

Indo muito além de uma simples sala comercial, os coworkings se tornaram ponto de encontro, com ambientes convidativos, muitas vezes modernos, descolados e agradáveis para passar longas horas do dia. Reunindo mais de uma empresa e segmentos diversos, os escritórios compartilhados acabam abrindo oportunidades entre os clientes.

A partir de uma cultura própria, que vai variar de acordo com os propósitos de cada coworking, se cria um verdadeiro hub de interatividade e networking. As áreas comuns acabam incentivando a troca de ideias e a colaboração entre profissionais distintos, que juntos poderão elaborar novos projetos, oferecer serviços ou contribuir com as tarefas entre si.
Depois de passar tanto tempo isolados, os colaboradores, empresários e empreendedores também encontram nestes meios de conexão uma maneira de sair da nova rotina de trabalho. Tudo isso pode acabar dando uma injeção de ânimo nas pessoas, aumentando até mesmo a inspiração e a produtividade.

Bora conhecer alguns coworkings no Brasil?

Listamos locais que possuem entre os planos de pagamento uma modalidade para nômades digitais (viajantes) ou pay per use, ideais para quem precisa apenas de uma diária. Se for pra passar 180 mil horas da nossa vida trabalhando, que seja em um lugar incrível, por favor.

Spaces Cinelândia — Rio de Janeiro

space cinelândia

Rua do Passeio, 38 — Centro
Importado da gringa, o Spaces Works têm escritórios compartilhados ao redor do mundo todo. Nessa unidade fluminense, ocupa um imponente edifício neo-mourisco de 1890, que antigamente funcionou como cassino e cinema. Apesar de ser um prédio clássico por fora, é bem moderno por dentro, com ambientes bem decorados, bem iluminados, três salas de reunião, acessibilidade, chuveiros, academia, área de lazer e creche para apoiar pais e mães.

Babel Coworking — Rio de Janeiro

babel coworking

Rua Real Grandeza, nº 314 (casa) – Botafogo
Ocupando um sobrado de 1948 no coração do bairro Botafogo, o Babel tem uma arquitetura moderna e funcional. Além disso, preza pela sustentabilidade, com coleta de água da chuva para ser reutilizada nos vasos sanitários, coleta seletiva de lixo, sistema de compostagem de lixo orgânico e uma uma horta, com ingredientes que vão para a mesa do restaurante local. A casa conta ainda com um espaço aberto e arborizado para eventos ou simplesmente incentivar momentos de descontração. Há também uma unidade na Gávea.

Club Coworking — São Paulo

Av. Paulista, 2028 — Bela Vista
Em uma das localizações mais cobiçadas da capital, o Club Coworking conta com lounge, copa, cozinha, mesas compartilhadas, cabine telefônica, salas privativas e salas exclusivas com vista para a movimentada avenida. Um dos diferenciais está no happy hour, com chopp gratuito das 17h às 19h. Há também uma unidade na Av. Faria Lima, um dos grandes centros comerciais de São Paulo.

Selina Coworking — São Paulo

R. Aspicuelta, 245 — Alto de Pinheiros
A rede internacional Selina ampliou os serviços de hotelaria e agora conta com escritórios compartilhados em diversos países. No burburinho cultural e gastronômico da Vila Madalena está uma das unidades mais descoladas da capital, com murais de arte por todas as partes, e cachorros — afinal, é petfriendly. Tem plano diário, semanal ou mensal, reunindo no escritório empreendedores e nômades digitais. Conta ainda com um bar, uma biblioteca, cozinha compartilhada e restaurante.

Guaja Café Coworking — Belo Horizonte
coworking belo horizonte

Av. Afonso Pena 2881, Funcionários
Seguindo uma proposta diferente, o Guaja não controla o café-coworking por horas pagas. No caso, a estrutura é gratuita e o cliente paga apenas o que acabar consumindo na cafeteria. Sediado numa casa modernista de 500 m², reúne profissionais criativos que podem trabalhar em salas silenciosas e climatizadas ou utilizar espaços a céu aberto, aproveitando a sombra das árvores. Apenas o último andar é dedicado a escritórios que pagam mensalmente pelas estações e estrutura exclusiva. Oferece cursos e é petfriendly.

Yolo Coworking — Brasília

yolo coworking

Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2
Com vista para a orla do Lago Paranoá e a ponte JK, o coworking distribui em seus quatro andares 13 salas privativas, 3 salas de reunião, 24 estações de trabalho, auditório multiuso, uma cozinha coletiva e um terraço ao ar livre, ideal para eventos e aquela pausa no trabalho. Os ambientes têm decoração industrial com toques retrôs, que vão impressionar aquele cliente que você está de olho numa próxima reunião.

Nau Live Spaces — Porto Alegre

coworking porto alegre

Avenida Presidente Franklin Roosevelt, 1308 – São Geraldo
Utilizando um espaço amplo, arejado e de pé direito alto, datado em 1915, o Nau oferece um ambiente tranquilo e confortável para trabalhar em Porto Alegre. Os 3 mil m² são ocupados com três salas de reunião, salas compartilhada e privativa, auditório, sala para gravação de áudio, cabines telefônicas, copa, biblioteca, mezanino, jardim e chuveiros. Além disso, conta com acessibilidade e em breve terá um espaço kids.

Aldeia Coworking — Curitiba

coworking curitiba

Av. Cândido de Abreu, 381 — Centro Cívico
Reunindo cursos, salas de reunião e coworking, o Aldeia já foi eleito o melhor coworking do Brasil. Entre as vantagens está a vasta rede de empreendedores que reúne no espaço e a flexibilidade dos planos, visto que todos são sem fidelidade, sem anuidade e sem taxa de cancelamento. Além da área compartilhada, oferece salas para empresas montarem escritórios, cozinha equipada e bicicletário. Conta com outra unidade no shopping Estação.

S7 Santa Mônica — Florianópolis
santa monica coworking brasil s7

Rua Nirberto Haase, 100 — Ático, Santa Mônica
Anunciado como o primeiro terraço 24 horas de Florianópolis, o S7 Santa Mônica encanta os clientes com sua vista 360 graus para a cidade. Aplicando o design funcional em suas modernas instalações, tem estações de trabalho rotativas e áreas de descompressão. Conta com concierge, studios, salas de reunião, café, bar e integração com as outras unidades da capital.

A Casa Coworking — Salvador

a casa coworking salvador

Rua Aracaju, 34 — Barra
Como o nome já propõe, a Casa tem um ambiente mais informal. No verdejante andar térreo, iluminado com grandes janelas de vidro, tem escritórios compartilhados, com 24 posições em ambiente climatizado e uma copa com café e água à vontade. Já o piso superior reúne salas privativas que também podem ser utilizadas por hora ou contratação mensal.

Be.Work — Recife
coworking recife

Praça de Casa Forte, 465 —  Casa Forte
Na ensolarada capital pernambucana, o Be.Work atende desde autônomos até pequenas e médias empresas em seus escritórios compartilhados. Os ambientes planejados em 500 m² de área incluem estações de trabalho compartilhadas, salas privativas, salas de reunião, áreas de convivência e varanda. Conta ainda com um charmoso café com mesas no jardim ao ar livre. É petfriendly.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.