O notebook passou a ser o benefício mais oferecido pelas empresas depois da pandemia. Um estudo feito pela consultoria de recrutamento Robert Half, de São Paulo, mapeou as preferências dos colaboradores no período antes da pandemia e comparou com a nova realidade.

No desafio de se adequar ao novo cenário, as empresas precisaram ouvir os colaboradores e entender as necessidades atuais. Para se ter uma ideia, entre as 358 empresas ouvidas pelo estudo, os benefícios mais requisitados pelos colaboradores agora seguem a seguinte ordem:

1-Notebooks

2-Assistência médica

3-Apoio psicológico

4-Assistência odontológica

5-Vale-refeição

6-Celular + chip

7-Auxílio financeiro

8-Vale-alimentação

9-Auxílio Internet

10-Estacionamento

Para efeito de comparação, segue a lista com os dez benefícios mais estimados pelos funcionários no período pré-pandemia, de acordo com a consultoria:

1-Assistência médica

2-Assistência odontológica

3-Notebook

4-Vale-refeição

5-Estacionamento

6-Vale-alimentação

7-Vale-transporte

8-Celular + chip

9-Aportes na previdência

10-Auxílio combustível

Benefícios flexíveis: a possibilidade de escolha

De acordo com a pesquisa, os profissionais acreditam que as empresas fizeram uma boa gestão dos benefícios durante a pandemia, no entanto, a maioria ainda espera mudanças daqui para a frente.

Um ponto destacado é a questão dos benefícios flexíveis, no qual cada trabalhador decide qual frente deve ter mais destaque. Segundo pesquisa feita pela Robert Half, apenas 11% dos entrevistados afirmam que podem escolher os benefícios que melhor se adaptam à sua realidade no trabalho.

Um total de 93% dos entrevistados disseram que gostariam de poder escolher os benefícios de acordo com suas necessidades. De olho nesse contexto, a Alelo criou o Alelo Tudo. Uma solução modular e adaptável para todas as necessidades. Com ele, o colaborador tem a possibilidade de acessar o portfólio de benefícios ofertado pela empresa como precisar, seja para alimentação, refeição, mobilidade, cultura, saúde, recebimento de subsídio, antecipação salarial e muito mais. A equalização do percentual de recursos distribuído entre Alimentação e Refeição, por exemplo, ocorre mediante alinhamento prévio com o RH.

Revisão constante

Em qualquer situação, é sempre importante reavaliar os benefícios trabalhistas oferecidos pela empresa. Afinal, esse costuma ser o caminho para aprimorar a relação dela com as equipes.

Os benefícios trabalhistas são quaisquer facilidades oferecidas pelas empresas para seus funcionários. O objetivo é sempre proporcionar mais qualidade de vida a essas pessoas, para poderem fazer suas atividades plenamente.

Para existir uma relação de valor em duas vias com seus trabalhadores, é fundamental que a sua empresa possa entender o que eles precisam.

Além disso, esse é um assunto que requer constante atualização. Mudanças no comportamento das pessoas têm um impacto nos benefícios que são mais esperados, sem contar eventos externos capazes de afetar esse atributo.

Por que apostar em bons benefícios?

O regime de trabalho no modelo CLT tem benefícios trabalhistas considerados obrigatórios por lei. Ou seja, é fundamental se familiarizar com eles, para que a atuação da sua empresa não esteja ilegal e possa sofrer com penalidades.

Além do mais, equipes bem cuidadas costumam ser mais motivadas, o que gera entregas de maior qualidade como consequência. Afinal, sem motivação, fica muito mais difícil contar com seus funcionários para atingir seus objetivos.

A retenção de talentos é outra frente importante. Se a empresa não oferece benefícios trabalhistas atrativos, a tendência é que ela tenha dificuldades para manter os seus talentos. Assim, a sua efetividade acaba por cair e a qualidade das suas entregas sofre com isso.

Para finalizar, a atração de talentos também é impactada e os benefícios ajudam a deixar a marca mais atrativa para os candidatos. Segundo pesquisa feita pela Robert Half, 62% dos profissionais afirmam que, em um processo seletivo, preferem negociar um salário melhor se a empresa não oferece os benefícios que consideram importantes.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.