A maneira como nos relacionamos com o trabalho mudou muito nos últimos anos. Antes mesmo da pandemia, em que empresas e profissionais precisaram se adaptar a novas formas de se trabalhar, novos hábitos, exigências e escolhas já estavam se transformando. Afinal, o mundo corporativo sempre foi um reflexo das mudanças da sociedade em geral.

Com isso, atrair e reter talentos tem se tornado cada vez mais prioridade nas empresas. E diante de novas relações de trabalho, o sistema de recompensas tem se mostrado um grande aliado para ambos os lados, tanto para os RHs quanto para os colaboradores. Mas você sabe o que são os sistemas de recompensas e como implantá-los em sua empresa? Nesse artigo, vamos te mostrar os modelos que podem ser aplicados.

O que é?

O sistema de recompensas consiste em oferecer diversos serviços ou produtos para recompensar resultados conquistados, que estejam de acordo com as metas da companhia, aos seus colaboradores.

O objetivo é incentivar a motivação e produtividade de cada colaborador e reforçar a importância do desempenho profissional dele para a empresa. Essas recompensas podem ser de dois tipos: intrínsecas e extrínsecas.

Com maior aproximação afetiva com os colaboradores, as recompensas intrínsecas estão relacionadas aos sentimentos de conquista, responsabilidade e desenvolvimento pessoal. Já as extrínsecas são por resultados mensuráveis, por produtividade ou por tempo de trabalho. Podem, ainda, ser oferecidas em grupos para estimular a colaboração e união para o cumprimento de uma meta em comum.

Quais as principais vantagens em implantar um sistema de recompensas?

Listamos abaixo alguns benefícios que sua empresa pode ter ao oferecer um sistema de recompensas aos seus colaboradores.

#1. Atraia e retenha bons profissionais

Assim como as empresas buscam por qualificações e características específicas na hora de contratar um novo profissional, o candidato também procura por lugares que atendam seus interesses, seja em relação a remuneração ou reconhecimento. Um sistema de recompensas pode ser determinante para atrair e reter pessoas mais qualificadas para o seu negócio.

#2. Aumente a produtividade da sua equipe

Possibilite ao seu colaborador se desenvolver e crescer tanto pessoal, quanto profissionalmente no cargo ocupado. Um programa de recompensas bem estruturado permitirá que ele trabalhe por melhores resultados, de maneira mais eficaz e produtiva.

#3. Reforce sua cultura organizacional

Alinhe sempre seu programa de recompensas com a cultura da sua empresa. Ao estabelecer metas, avalie se elas estão de acordo com a cultura e os objetivos organizacionais.

Como implementar?

O primeiro passo a ser dado antes de adotar um sistema de recompensas é verificar as necessidades de seus colaboradores. Você pode aplicar uma pesquisa de opinião para mapear o que de fato eles desejam e como atender esses pedidos. Não esqueça, que além da cultura organizacional, é preciso levar em consideração também o estilo de vida e condição familiar dos seus colaboradores.

Definido o que realmente eles esperam, analise o orçamento disponível para levar o programa adiante. A partir daí, escolha quais os benefícios serão oferecidos. Se a meta for aumentar as vendas, pense em oferecer comissão ou prêmios relacionados às metas estabelecidas, que devem estar de acordo com os cargos. Para o sucesso do programa, é importante que as metas sejam alcançáveis.

Uma boa opção é fechar parcerias com outras empresas, para ampliar as opções de benefícios disponíveis, além de permitir redução de custos.

Quando tudo estiver definido é hora de comunicar o pessoal, deixando claro quais são as regras, as metas e os prazos para conquistar as bonificações. Aposte em uma comunicação transparente.

O que oferecer como recompensa?

Há diversos tipos de premiações que sua empresa pode oferecer para motivar seus profissionais. Entre os principais, destacamos:

#Salário indireto: trata-se de um pacote de benefícios além do salário e pode incluir vale-alimentação ou refeição, assistência médica, plano odontológico, auxílio-creche, vale-academia, entre outros. Ou seja, o salário indireto contempla bonificações que não sejam descontadas da folha de pagamento.

#Remuneração variável: é premiar financeiramente um colaborador que atingiu metas ou objetivos estipulados pela empresa. Pode ser incentivada por meio de gamificação, ou seja, um conjunto de atividades lúdicas que envolvem a interatividade, os jogos e a tecnologia. Nessa técnica, podem ser estipulados prêmios menores para cada etapa concluída ou um maior no final.

#Cursos e treinamentos: investir no capital humano e desenvolvimento do profissional é sempre um bom negócio para ambos os lados. Neste caso, a empresa pode oferecer especializações, treinamentos, workshop ou bolsas de estudo de acordo com o perfil de cada pessoa.

#Ideia premiada: já pensou em incentivar seus colaboradores para que eles sugiram novas ideias para resolver um problema interno, melhorar algum processo ou desenvolver um novo produto ou serviço? Esse tipo de recompensa pode motivar e despertar muita criatividade.

#Prêmio por desempenho: vale para premiar um determinado projeto ou período. Neste tipo de recompensa, a bonificação não precisa ser necessariamente financeira. Viagens (com tudo pago), jantares, passeios ou ingressos para shows, teatro ou cinema são alguns exemplos bem recebidos pelos profissionais.

#Incetivo não-financeiro: avalie também a opção de oferecer aos seus colaboradores alguns benefícios que independem de investimentos como reconhecimento individual, folgas extras ou promoção.

Seja qual for o modelo escolhido, lembre-se que motivar e recompensar sua equipe ajudará a manter um bom clima entre todos. No entanto, caso tenha dúvidas ou queira garantir ainda mais a eficácia da iniciativa, procure ajuda de alguma empresa especializada em programas de benefícios para lhe ajudar a acertar o melhor sistema, escolher as melhores premiações e garantir a satisfação de todos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Veja mais conteúdos que podem te interessar

Comentários

Comentários estão fechados.